Opinião

Feliz Dia das Mães!

Redação DM

Publicado em 12 de maio de 2017 às 21:35 | Atualizado há 8 anos

Neste domingo, 14 de maio, comemoramos mais um Dia das Mães, um dia para lembrarmos que devemos reverenciar a mulher mais importante da nossa vida todos os dias, qualquer dia, sempre. Precisamos, antes de qualquer coisa, estar presentes, dar carinho, manifestar nosso respeito, nosso reconhecimento e nosso amor às nossas mamães. Não apenas nesta data específica, nesta semana, mas sempre. Nada é mais importante do que a companhia, a presença tanto quanto possível, não interessa a idade que os filhos tenham.

Mas é tradição, para nós, filhos, darmos uma lembrança a nossa mamãe, no dia especialmente dedicado a ela, além de manifestar o sentimento que uma mãe inspira em cada um. Comprar presente, sabemos, é uma questão de consumo, mas é uma cultura que aquece o comércio, o que é bom para todos, sobretudo para quem recebe presente. Tanto que já virou tradição, já nos habituamos a dar um presente às Mães, no seu dia, tão bom quanto possamos dar. É, sem dúvida, outro modo de dizer que ela é importante para nós, é uma maneira de homenageá-la, de provar que pensamos nela.

A gente torce e até trabalha duro para o sucesso de vendas no comércio, mas entendemos que o mais importante é reconhecermos que o que somos devemos, primeiramente, a Deus, e, em seguida, às nossas mamães; pois é com elas que passamos o maior tempo de nossa infância e adolescência. São elas que nos ensinam o que devemos saber para enfrentar o mundo dos adultos.

Por tudo o que a mãe representa, deveríamos dar-lhe um grande, enorme presente. Mas se não pudermos comprar nenhum presente – e isso pode acontecer com muitos filhos – que presente então lhe dar, a não ser nosso respeito, todo carinho e amor e uma pequena flor, gigante como ela própria? Sim, uma flor – símbolo incontestável do sentimento maior que ela nos inspira, junto com o abraço forte e o beijo grande, repletos de carinho e emoção.

Desejando que as relações desenvolvidas pelas pessoas alcancem a intensidade do amor de mãe, concluo essa homenagem às mamães com uma inspirada poesia de Marcos G. Aguiar, extraída do site calendarr.com, intitulada “Presente a mamãe”: Às mães de todo planeta/ Ofereço o brilho de um cometa/ Para tal beleza comparar/ Sem jamais pestanejar/ Por Deus abençoada/ Por Maria imaculada/ De seu ventre surge a vida/ Mãe tu és consagrada.

Feliz Dia das Mães!

 

(Eduardo Genner de Sousa Amorim, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás (Seceg), da Federação dos Trabalhadores no Comércio nos Estados de Goiás e Tocantins (Fetracom/GO/TO) e diretor da Confederação Nacional do Trabalhador no Comércio – CNTC)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias