Política

Eliton e Caiado afunilam disputa pelo governo

Redação DM

Publicado em 14 de junho de 2017 às 02:59 | Atualizado há 1 ano

A sucessão ao governo em 2018 está afunilada entre o vice-governador José Eliton (PSDB) e o senador Ronaldo Caiado (DEM), nomes que conseguiram, até agora, agregar mais dividendos políticos. Herdeiro do legado político-administrativo do governador Marconi Perillo, o tucano tem o apoio de mais de 200 municípios e é nome de convergência entre os partidos da base aliada. Além disso, sua experiência como gestor o credencia a aprofundar as conquistas alcançadas pelo Estado, que é hoje referência em crescimento.

Por sua vez, o senador Ronaldo Caiado, que na sua trajetória política já pleiteou o cargo de presidente da República e de governador de Goiás, sem, no entanto, obter sucesso, restringiu sua atuação à área legislativa. Caiado foi deputado federal por cinco mandatos, os quatro últimos consecutivos, e venceu as eleições para o Senado Federal. Representante de família tradicional no Estado de Goiás, com força política desde a velha República, mantém forte posição em defesa dos ruralistas no Congresso Nacional, bandeira usada em todas as suas campanhas.

Ronaldo Caiado também foi o padrinho político do ex-senador Demóstenes Torres. No ano passado, apoiou as eleições de Iris Resende à Prefeitura de Goiânia, embora tenha sido historicamente um dos principais críticos do PMDB no processo de redemocratização do País. Agora, espera uma aliança com o partido para chegar ao Palácio das Esmeraldas.

Os demais pré-candidatos ao governo pelas oposições perdem força e não esboçam poder de reação na medida em que foram citados nos roteiros das delações premiadas da Operação Lava Jato. São os casos dos peemedebistas, o deputado federal Daniel Vilela, seu pai, o ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, e do petista Rubens Otoni.

Diálogo 

Desde que foi anunciado pelo governador Marconi Perillo como o candidato natural do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) como pré-candidato ao governo, o vice-governador José Eliton tem mantido intenso diálogo com os partidos da base aliada, buscando uma convergência em torno do seu nome. As principais lideranças dos diferentes partidos já manifestaram apoio à sua pré-candidatura. Da mesma forma, prefeitos eleitos pela base em mais de 200 municípios também declararam apoio ao vice-governador. Nos encontros regionais do PSDB, a confluência de legendas respaldando a sua candidatura tem sido o grande destaque.

Gestões exitosas na administração do Estado, marcaram fortemente a trajetória do vice-governador José Eliton como braço direito do governador Marconi Perillo. Ele foi presidente da Companhia Energética de Goiás (Celg), em 2011, secretário de Desenvolvimento Econômico, em 2015, oportunidade em que conduziu a política de comércio exterior e de atração de investimentos, além do programa de inovação e tecnologia, o Inova Goiás.

Posteriormente, ao assumir a pasta da Segurança Pública do estado, ele promoveu a integração das forças policiais e reduziu os índices de criminalidade de forma substancial. José Eliton também idealizou e liderou o maior pacto brasileiro de segurança pública, propondo mudanças nas leis penais, criação de um ministério para a segurança e reforma do sistema penitenciário, além da atuação integrada das inteligências e forças policiais dos estados.

Atualmente, José Eliton é o coordenador do Goiás na Frente, o maior programa de investimentos em curso no país, e que destina mais de R$ 9 bilhões a obras de infraestrutura e logística em todo o estado. Com ele, o governo retomará a construção de importantes rodovias estaduais, estabelecendo grandes corredores estratégicos para as atividades econômicas e também para reduzir distâncias entre diversos municípios.

O programa tem um caráter municipalista, ao destinar uma linha de investimentos diretamente às prefeituras. Dentro desse processo, José Eliton tem sido o responsável por ouvir as demandas de cada município e definir o volume de recursos para as obras consideradas estratégicas pelos prefeitos e lideranças locais, na linha de apoio direito aos municípios.

Advogado, com atuação em Direito Eleitoral, José Eliton fez parte da Comissão de Juristas do Senado Federal na preparação do anteprojeto de reformulação do Código Eleitoral Brasileiro. Intelectual, o vice-governador é autor do livro Legislação Eleitoral – Eleições 2008, utilizado em todo o país. Para as eleições de 2018, José Eliton diz que a sua participação na disputa será marcada pela defesa de grandes ideias e projetos em consonância com os ideais da social democracia.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia