Desativada 2

Estrada Sertaneja

Redação DM

Publicado em 10 de junho de 2017 às 02:30 | Atualizado há 1 ano

Goiânia é a cidade dos sonhos de cantores sertanejos de vários estados do Brasil, principalmente aqueles que buscam iniciar suas aparições no grande mercado. O mecanismo que gira o sertanejo por aqui não se concentra apenas nas grandes estrelas. Além delas existe uma infinidade de profissionais e cantores que destacam-se em suas funções, e sonham ser descobertos. Bruna Assis tem apenas 17 anos e é cantora e compositora. Natural da cidade de Resende Costa, na microrregião de São João del Rey, Minas Gerais, chegou em Goiânia no início do ano, e atualmente divide sua carreira entre alguns shows no interior do Estado e a produção de seu primeiro álbum, que está na fase de escolha de repertório. Ela contou ao DmRevista como tem sido sua experiência goianiense.

Com cerca de quatro anos de palco, Bruna percebeu que precisava buscar vôos mais distantes. “Comecei a cantar profissionalmente com 13 anos, pretendo lançar o CD esse ano. Goiânia é a central, fica mais próximo de tudo, a produção aqui é maior, mais forte”, conta. O álbum, que ainda não tem data de lançamento prevista, vem sendo produzido de forma totalmente independente. “Estamos escolhendo o repertório, e decidindo quantas músicas vão entrar. Já temos algumas músicas garantidas mas ainda sem datas previstas”. O processo de divulgação do material envolverá a produção de clipes e shows pelo Brasil. Atualmente, Bruna está em turnê pelo interior de Goiás. No dia 23 ela se apresenta em Rio Verde, e também vai passar por Jataí, Posse, Formosa, entre outras.

Compositora 

Além de cantar, Bruna Assis também é autora de letras e melodias, e tem o violão como seu instrumento principal. As influências da cantora vão de Chrystian e Ralf à Tião Carreiro, passando pela cantora Adele. A inspiração, segundo ela, adapta-se àquilo que ela percebe como necessidade do público, da balada à sofrência. “Componho de tudo. Não é só sobre inspiração. Tem a ver também com o que você precisa passar pro público. Tem coisa romântica, e dançante também”. A cantora diz sentir-se empolgado com o momento atual da música sertaneja, que além de revelar mulheres que cantam e escrevem suas próprias músicas também vem abrindo espaço para que as elas assumam o papel de protagonistas no mercado.

Assim que Bruna começou a cantar profissionalmente, em meados de 2013, cantoras como Marília Mendonça e Maiara e Maraísa começavam a ganhar visibilidade regional como autoras e intérpretes, o que para Bruna foi um grande incentivo e ajudou a música sertaneja entoada por mulheres a conseguir maior aceitação por parte do público. “Quando comecei, eu já conhecia o trabalho das meninas [Marília Mendonça, Maiara e Maraísa], mas elas ainda não faziam esse sucesso estrondoso que fazem agora. Mas foi o pontapé inicial pras mulheres, abriu uma porta imensa, está sendo muito mais bem aceito”. Segundo o gestor da carreira de Bruna, Ricardo Dudamel, ela divide a carreira entre os palcos e a produção do disco, por isso limita-se a fazer uma média de 12 shows por mês.

Casa velha

Bruna também vem ganhando reconhecimento através da internet. A cantora mantém uma página no Youtube desde dezembro de 2014, onde expõe ao público seu talento como cantora e instrumentista através de versões de músicas que fizeram sucesso na voz de cantores e cantoras como Marília Mendonça, Luan Santana, Maiara e Maraísa, Naiara Azevedo, Jorge e Mateus, entre outros. São mais de 20 vídeos publicados, incluindo uma versão ao vivo de Rumo à Goiânia, sucesso lançado pela dupla Leandro e Leonardo em 1997, quando ela nem tinha nascido. No dia 20 de março, a cantora publicou seu primeiro clipe, Casa Velha, uma homenagem pelo aniversário de 82 anos do senhor Nenego, seu avô. É o vídeo mais visto do canal até o momento.

A canção foi escrita através de parceria entre avô e neta, e traz um pouco do sertanejo raíz, que fala da relação do homem com o campo, sua casa, e a natureza. “Essa música é uma composição minha e do meu avô, ele aniversariou há pouco tempo, então eu quis prestar essa homenagem para ele. Além de ser um dos grandes incentivadores da minha carreira, ele fez essa música, terminamos de escrever juntos, e eu coloquei a melodia”. Bruna ainda mantém o contato com o público através de outras redes sociais. No Facebook, já conta com mais de cinco mil seguidores, e atualiza os inscritos sobre a produção de seu álbum, e quando sobra tempo, aparece também soltando a voz, acompanhada do violão.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia