Política

Obras do Goiás na Frente já estão em andamento em todo o Estado, diz Eliton

Diário da Manhã

Publicado em 7 de junho de 2017 às 02:22 | Atualizado há 8 anos

O vice-governador José Eliton afirmou, em entrevista durante inaugurações de obras na sede da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), que em nenhum momento as ações do programa Goiás na Frente terão problema de descontinuidade. “Já estamos com todas as fontes de financiamentos definidas, com os recursos garantidos; e no caso de repasse aos municípios, os recursos estão na conta”, ressalta. Desde a semana passada, ele visita vários municípios vistoriando obras em andamento em todo o estado. “Esse é um programa que está extremamente calçado nos valores que estão garantidos no tesouro do Estado”, reiterou.

Durante a entrevista, na segunda-feira (5), José Eliton observou que o Goiás na Frente avança a cada dia. “Concluímos a primeira etapa, de definição e alocação de recursos, já apresentamos o programa à sociedade, fizemos os encontros regionais mostrando a todos os municípios goianos quais serão os investimentos, quais as fontes de financiamento e os recursos a serem repassados aos municípios”, lembra. Segundo José Eliton, 11 municípios já receberam as primeiras parcelas dos recursos dos convênios entre o Estado e as prefeituras. Grande parte das prefeituras já apresentou seus projetos e aguarda aprovação para a celebração dos convênios.

Conforme destaca o vice-governador, nos próximos dias, o governador Marconi Perillo deve autorizar o início da construção de casas populares para 33 municípios que já concluíram seus projetos e vão receber recursos para seus programas habitacionais, beneficiando populações carentes.

Na semana passada, o vice-governador José Eliton deu início à agenda de vistorias de obras do programa Goiás na Frente. Uma das obras visitadas foi a da rodovia que liga Piracanjuba à BR-153. Em seguida ele vistoriou a construção do Ambulatório Médico de Especialidades da Região Nordeste, e depois, na cidade de Guarani de Goiás, vistoriou a construção do parque urbano e também de um estádio de futebol society. Ainda em Guarani de Goiás, José Eliton entregou casas populares construídas para famílias que vivem no campo.

“Estamos dentro de um conjunto de ações que dão efetividade ao programa Goiás na frente, além é claro, dos conjuntos de ações em todas as áreas contempladas pelo programa”, acentua. José Eliton ressalta que a partir desta semana, o governador Marconi Perillo e ele estarão visitando outras cidades e entregando ordens de pagamento àqueles municípios que já apresentaram seus projetos.

Ainda na entrevista, o vice-governador José Eliton destaca o conjunto de ações que o governo de Goiás executa na capital e que impactam no dia a dia a vida da população, seja na área de saúde, de segurança pública, de educação e outras. “Dentro de 30 dias a 60 dias estaremos inaugurando o Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) na região Noroeste”. Ele afirma que, embora o prefeito Iris Resende, quando esteve reunido com o governador Marconi, tenha solicitado apenas e tão somente apoio técnico para algumas ações na área de tecnologia que ele gostaria de fazer, esse apoio poderá ser ampliado.

“Naturalmente, vamos aguardar a formalização dessa manifestação e dentro daquilo que está programado, se houver possibilidade, nós temos maior interesse em ajudar ainda mais a capital”, disse José Eliton. E completou: “Afinal de contas, o governador Marconi Perillo tem feito um grandioso conjunto de ações na capital, seja na construção de hospitais, de praças esportivas, na área de saneamento básico e em outras áreas”.

Para os convênios entre o estado e os municípios, o governo de Goiás ouviu num intenso diálogo com os prefeitos e demais lideranças locais quais eram as prioridades para cada um deles. A vontade dos municípios foi respeitada e valorizada pelo governo. Em sua grande maioria, as cidades goianas optaram por investimentos em obras de pavimentação asfáltica e recapeamento de vias já pavimentadas, mas, também, obras de infraestrutura e saneamento, além de construção de equipamentos públicos, entre outras, entraram na pauta de prioridades de alguns municípios.

Enquanto alguns municípios recebem as primeiras parcelas dos recursos e iniciam suas obras, outros ainda preparam seus projetos ou aguardam aprovação de projetos apresentados pela equipe de engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED).

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias