Opinião

Credeq: um dos avanços do Governo Marconi Perillo

Diário da Manhã

Publicado em 10 de março de 2017 às 01:58 | Atualizado há 8 anos

O Centro de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (Credeq – Prof. Jamil Issy), é um dos avanços do Governo Marconi Perillo. Visitei aquela Casa de Saúde recentemente, acompanhando os deputados Lincoln Tejota e Francisco Júnior, ambos do PSD, e fiquei encantado não apenas com a obra de qualidade, mas, sobretudo, com o atendimento humanizado que é feito ali aos dependentes químicos.

Francisco Júnior e Lincoln Tejota, que estavam acompanhados da vereadora Priscilla Tejota (PSD) e da diretora geral do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed), Ivânia Fernandes, conheceram os detalhes de funcionamento daquela unidade de saúde. Todos eles ficaram impressionados com o que viram, destacando, também, o atendimento humanizado oferecido aos internos.

Fomos muito bem recebidos pelo administrador da Organização Social (OS) “Comunidade Luz da Vida”, Gilmar Bessa; pela superintendente executiva do Credeq – Prof. Jamil Issy, Salete Maria Reis; pelo diretor técnico daquela unidade, médico psiquiatra Tiago Batista Oliveira; e pelo superintendente executivo da Secretaria Estadual de Saúde, Deusdedith Vaz. Os parlamentares souberam mais sobre dependência química, estrutura e protocolo terapêutico da unidade, política manicomial, ações terapêuticas de apoio utilizadas no hospital psiquiátrico público e gratuito, caminhos para a internação na unidade de saúde, bem como sobre o gerenciamento do espaço pela Comunidade Luz da Vida.

Os parlamentares ouviram ainda – e atentamente – os internos que agradeceram pelo tratamento ali obtido, considerado por eles “excelente”. Inclusive, tiveram liberdade de reivindicar a possibilidade de instalação ali de um Gabinete Odontológico. Francisco Júnior e Lincoln Tejota colocaram os mandatos deles à disposição da Secretaria de Saúde e do Governo do Estado para contribuir não apenas com a manutenção da estrutura atual do Credeq, como também em busca de melhorias para aquele órgão governamental.

Único no país a oferecer um tratamento diferenciado a dependentes químicos, o Credeq Professor Jamil Issy, que vem apresentando resultados altamente positivo, é referência para outros estados. A unidade de saúde tem 96 leitos e já realizou atendimento clínico a 190 pessoas, sendo 107 internações e outros 83 avaliados. Possui, hoje, referenciamento em 23 municípios. Os pacientes são encaminhados através dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs), que fazem a regulação das vagas das comunidades terapêuticas. Ivânia Fernandes está reivindicando o direito do Geed também indicar atendimentos ao Credeq.

Francisco Júnior e Lincoln gostaram tanto do atendimento humanizado oferecido aos internos, inclusive com leitos familiares, que assumiram compromisso de divulgar mais o trabalho realizado ali de referência em tratamento a dependentes químicos. Dentro do ambiente humanizado que constatamos ali, o Credeq oferece musicoterapia, brinquedos especializados, serviços religiosos ecumênicos (católico, evangélico e espírita) e, até mesmo, interação com animais (cachorros).

 

(João Nascimento, jornalista e está presidente do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias