Dia Internacional da Mulher!
Diário da Manhã
Publicado em 7 de março de 2017 às 02:22 | Atualizado há 8 anos
Dia 08 de março não é uma data marcada apenas por comemorações, mas sim coroada por lutas, dissabores e muitas conquistas em que a vitórias nem sempre foram alcançadas.
Durante muitos anos a mulher foi considerada o sexo frágil,aquela pessoa sem direito ao voto,sem chances de poder cursar o ensino superior e absurdamente escolher seus pretendentes,há um tempo passado considerável. Até as famílias eram chefiadas por homens que exerciam o pátrio poder,a mulher servia apenas para cuidar da casa, das roupas,lavar,passar e cozinhar. Inacreditavelmente ainda escuta-se por aí que “Mulher tem que esfriar a barriga no tanque e esquentá-la no fogão”!Sem comentários,indubitavelmente!Muitas ainda são vítimas do abuso, do preconceito, da violência.
Fato é que as mulheres lutaram não para tornarem-se, mas para provar e comprovar que são independentes, fortes, lutadoras e guerreiras por natureza. Conseguem desempenhar vários papéis como o de mãe, filha, esposa, cuidadora do lar e profissional competente em sua área de atuação laboral.
Tem todas elas tanto o poder da sedução como também a do abalo. São capazes de despertar paixões e derrubar sentimentalmente muitos por aí, que dizem ser os “garanhões do pedaço”.
Ser mulher não é ser frágil como uma rosa,mas exalar seu perfume e delicadeza,no modo de agir, com o emprego das palavras,com a preocupação com os filhos,marido e família em geral, é descabelar-se de ansiedade e manter-se impecável de saltos altos ainda que internamente esteja desmoronando. São dotadas de uma percepção admirável quando o assunto é pertinente aos filhos. Choram, caem e levantam com mais força,retocando o batom e se equipando de sabedoria para enfrentarem o dia a dia e seus infindáveis desafios!
Sábia é a pessoa que consegue conquistar e cativar uma mulher, sabendo-a respeitar,elogiar e com a mesma dialogar.Infelizmente porém ainda existem cidadãos que não tem capacidade para compreender que a mulher é um ser único, leal e acima de tudo companheira para todas as horas, na doença, na saúde. São as mulheres batalhadoras muito corajosas ao enfrentarem o mercado de trabalho às vezes tão discriminatório, por criarem sozinhas seus filhos sempre de cabeça erguida, por ensinar-lhes o amor, dar-lhes o exemplo de bondade e dedicação, por saírem cedo para trabalhar e ainda sim terem tempo para ensinar-lhes tarefa, dar-lhes banho,alimentação, colocá-los para dormir e contar histórias de ninar.
Dia 08 de março é a data que representa todos os outros dias de batalhas, de altos e baixos, de derrotas, tentativas e conquistas, das morenas, ruivas, loiras, altas, baixas, magras, fofinhas, enfim,cada mulher tem sua beleza, suas peculiaridades, seu carisma.Que a reflexão e o reconhecimento sejam sempre parte na vida de todos os cidadãos de bem que sabem valorizar a força feminina em toda sua amplitude.
Que os feminicídios possam ser extintos, que toda forma de violência contra a mulher possa se transformar na bandeira da paz, da igualdade, da ausência do preconceito!
Fica a homenagem através desse artigo à todas a mulheres que assim como eu são mães, esposas, filhas e irmãs, que persistem em seus objetivos com um belo sorriso nos lábios ainda que o coração esteja se derretendo de tantas lágrimas! Feliz dia Internacional da Mulher! Feliz 8 de março!
(Kelly Lisita Peres, advogada, professora universitária, especialista em Direito Civil, Penal, Processo Penal e Docência Universitária)