Opinião

Eventos, na Assembleia Legislativa, reconhecem trabalho da Força Sindical

Redação DM

Publicado em 5 de março de 2017 às 01:53 | Atualizado há 8 anos

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) será palco na próxima quinta-feira, 9, às 19 horas, de um duplo evento envolvendo a Força Sindical. Primeiro, será realizada sessão especial de entrega de Título de Cidadão Goiano ao deputado federal Paulinho da Força; e, em seguida, a solenidade de lançamento do livro que conta a história dos 10 anos da Força Sindical Goiás.

O Título de Cidadão Goiano foi uma iniciativa do deputado Henrique Arantes (PTB), aprovada por unanimidade no Parlamento goiano. Trata-se de justa homenagem, haja vista que Paulinho, que é natural de Porecatu (PT), teve infância pobre, chegando a trabalhar na lavoura ao lado de seis irmãos, é um exemplo de cidadão que venceu na vida pela força do trabalho. Está no exercício do seu terceiro mandato no Congresso Nacional.

Na década de 70 mudou-se para São Paulo e foi trabalhar como metalúrgico. Acompanhando de perto as dificuldades dos trabalhadores, entrou para o sindicato e liderou as lutas por melhores condições de trabalho. Como líder sindical e, depois, deputado, foi responsável por conquistas como o reajuste anual do salário mínimo e a derrubada da Emenda 3, que pretendia acabar com diversos direitos trabalhistas.

Atual presidente da Força Sindical, Paulinho apoiou o governo Fernando Henrique e chegou a fazer parte da coordenação da campanha eleitoral de sua reeleição, mas passou a criticar a política econômica do governo tucano que, mesmo após o fim da inflação, não atacava a questão da dívida pública, interna e externa, que mantém os juros altos e impede o desenvolvimento e, por consequência, gera desemprego.

Entre as principais bandeiras que vem defendendo no Congresso Nacional, e como presidente do Partido Solidariedade, está manutenção da política de valorização do salário mínimo, a correção da tabela do Imposto de Renda, a reposição das perdas do FGTS, o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, a política de valorização para os aposentados, a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, a regulamentação da Convenção 151 da OIT, a ratificação da Convenção 158 e a valorização da indústria nacional, além de juros menores e trabalho decente.

Com relação ao livro, que registra os primeiros 10 nos de lutas e conquistas da Força Sindical Goiás, tivemos o privilégio de realizar entrevistas com os fundadores e atuais diretores dessa Central de Trabalhadores. As histórias estão sensacionais! A maioria reconhece o trabalho do jovem líder sindical e político, Rodrigo Alves Carvelo, o Rodrigão, pelo fortalecimento do movimento sindical no Estado. O texto final é da jornalista Priscylla Borges, da Assessoria de Comunicação da Força Goiás. Você é nosso convidado para esses dois eventos, na Alego, que reconhecem o trabalho da Força Sindical e valorizam, sobremodo, o trabalhador.

 

(João Nascimento, jornalista e está presidente do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias