Política

Marconi é recebido por príncipe e amplia contato com investidores

Redação

Publicado em 3 de março de 2017 às 02:01 | Atualizado há 4 meses

O governador Marconi Perillo, em mais um compromisso da extensa agenda da Missão Comercial do Governo de Goiás no Oriente Médio, foi recebido ontem pelo príncipe Muqrin bin Abdulaziz Al Saud. Muqrin recebeu Marconi e a delegação em uma fazenda de sua propriedade, nos arredores da capital saudita, Riade.

Marconi apresentou os indicadores econômicos e sociais de Goiás e afirmou que o Estado está aberto aos investimentos estrangeiros nos setores prioritários para os sauditas. Ele convidou o príncipe e integrantes do governo saudita a visitarem Goiás para conhecer melhor a economia do Estado. Muqrin disse que fará o possível para, em breve, promover missão comercial da Arábia Saudita ao Estado. De acordo com o governador, Goiás e Arábia Saudita já são parceiros comerciais, mas é possível ampliar substancialmente o intercâmbio de produtos entre os dois países.

Al Saud apresentou dados sobre a economia saudita, discorreu sobre os investimentos que o país tem interesse em fazer e afirmou que o governo da Arábia Saudita pretende aprofundar o contato com o governo de Goiás. Na ocasião, Marconi também falou sobre as potencialidades turísticas e econômicas de Goiás, enfatizando a localização estratégica do Estado no Centro-Oeste do Brasil.

“O governo da Arábia Saudita demonstrou muito interesse pela economia de Goiás, pelo agronegócio goiano e pela atuação do governo de Goiás na área de energia e pelas obras para modernização da infraestrutura logística, que tornaram Goiás mais competitivo no País em função de sua localização estratégica”, destacou Marconi durante o encontro com o príncipe.

O governador esteve na propriedade do príncipe Muqrin acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, pelo secretário de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro, e pelo assessor de imprensa João Bosco Bittencourt. Acompanharam também o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves, e o vice-presidente da Saneago, Elie Chidiac. O embaixador do Brasil na Arábia Saudita, Flávio Marega, acompanhado da mulher, Cláudia Marega, também participou do encontro.

 

Balança comercial com sauditas é positiva

Entre 2014 e o ano passado, Goiás exportou US$ 220 milhões em produtos para o país saudita e importou US$ 46 milhões. O príncipe Muqrin afirmou que o país quer aprofundar as conversações para a ampliação da pauta comercial e agradeceu o interesse de Goiás pela parceria.

“Esta missão comercial para o Oriente Médio abriu em definitivo as portas para o intercâmbio comercial e cultural com os países da região, em especial com a Arábia Saudita, país com o qual estamos ampliando substancialmente as conversações comerciais”, disse Marconi. “O príncipe Muqrin nos recebeu de forma muito gentil e hospitaleira e deixou clara sua intenção de, através de nossos governos e representações, ampliar o diálogo bilateral”, afirmou o governador.

José Vitti afirmou que a agenda da missão à Arábia Saudita amplia de forma significativa as perspectivas de novas relações comerciais e de investimentos. “Com muita habilidade política e administrativa, o governador Marconi Perillo apresentou as possibilidades de novos negócios entre Goiás e a Arábia Saudita, mostrando, mais uma vez, que o governo e o Estado estão abertos aos investimentos em setores estratégicos da economia e capazes de gerar mais empregos e renda para os goianos”, afirmou Vitti.

 

Goiás gera interesse em investidores locais e de países europeus

7-2

O governador Marconi Perillo e a delegação goiana participaram de reuniões com investidores e diretores de empresas locais, como a ARAB Engineeers, representada pelo diretor Ali Saleh AlBarrak, uma das líderes mundiais na fabricação e distribuição de componentes para a área de energia elétrica. O objetivo do encontro liderado por Marconi foi buscar a prospecção de investimentos da empresa em Goiás.

A ARAB é reconhecida pela qualificação da mão de obra de seus engenheiros e pelo fornecimento de produtos de fontes respeitáveis, cumprindo com exímia adequação os padrões internacionalmente reconhecidos e da mais alta qualidade e confiabilidade. A Missão Oficial na Arábia também está servindo para que a delegação goiana estabeleça diálogo com embaixadores e autoridades de outros países.

Dirigentes da empresa Saudi Services For Electro Mechanic também estiveram no encontro. São grandes companhias que investem capital em todas as partes do mundo, principalmente na área de infraestrutura e energia. “Continuamos ampliando os contatos e mostrando aos investidores e empresários que Goiás é um Estado viável e com a economia em franco crescimento”, disse Marconi.

Pela manhã, Marconi recebeu também o embaixador da Irlanda na Arábia Saudita, Tony Cotter. No encontro, Tony Cotter situou que seu país tem interesse em expandir as relações comerciais com o Brasil e estava ali para conhecer mais de perto as possibilidades de investimento em Goiás.

 

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias