Cultura

Como dar vida ao neutro

Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2017 às 02:57 | Atualizado há 4 meses

Diferente de que muitos possam pensar, uma decoração neutra não é, de forma alguma, sinônimo de monotonia. Pequenos detalhes fazem uma grande diferença para alegrar e dar vida a qualquer ambiente.

Se nas ruas o excesso de informações visuais é o que predomina, com os mais variados tipos de cores e luzes, em casa, depois de um dia estressante, o que esperamos é um ambiente com tons mais suaves que descansem o nosso olhar e nos dê aquela sensação de aconchego e bem-estar. Como conseguir isso? Uma dica é investir numa decoração neutra, tendo como base cores e tons mais suaves como o branco, preto, creme, bege, tons de cinza e suas nuances.

Mas neutralidade não é, de forma alguma, sinônimo de monotonia. Pequenos detalhes fazem uma grande diferença para alegrar e dar vida a qualquer ambiente. Para o arquiteto Bruno Veras, que assina vários projetos de decorados de muitos empreendimentos em Goiânia, neutro na “arquitetura é aquilo que é suave, provoca amplitude, sendo agradável e atemporal ao mesmo tempo”.

Para o profissional, as vantagens desses tons neutros como o branco, o bege ou cinza são muitas, entre elas: proporcionam um menor cansaço visual, trazem amplitude ao lugar e uma sensação de aconchego. Segundo Veras, outro elemento que suaviza qualquer decoração e também traz conforto é a madeira. “Além de aquecer e humanizar o ambiente, a madeira é elegante e sempre será contemporânea”, diz o arquiteto.

Iluminação

A iluminação indireta é outro detalhe que pode fazer toda a diferença num ambiente com decoração neutra. “A luz indireta é outro elemento que acalma o ambiente e ao mesmo tempo traz sofisticação”, explica Bruno Veras.

O arquiteto possui uma linguagem de projeto onde não é comum o uso de cores fortes. Ele acredita que se as cores não estiverem bem casadas, podem deixar a decoração confusa e cansativa. Segundo Veras, uma alternativa para alegrar os ambientes sem informações visuais excessivas é o uso da madeira (já mencionada acima) e da vegetação natural. “As plantas são elementos que trazem vida e humanizam o ambiente com leveza, deixando o local muito mais agradável”, afirma.

Sinfonia

Num de seus mais recentes projetos, o decorado do Sinfonia Eco Design, da Loft Construtora, Bruno Veras e seu sócio Juliano Costa adotam uma decoração neutra, tendo como cores básicas os marrons da madeira, passando pelas várias tonalidades de beges e brancos.

Um aspecto marcante no projeto é uso de móveis com design atemporal e clássico, algo bastante explorado especialmente nas cadeiras e na mesa da sala de jantar e também nos estofados e poltronas da sala de estar. Quadros, uma poltrona estampada e o uso de vegetação natural não só trazem mais cor, como humanizam o ambiente, reforçando o clima de aconchego e bem-estar.

A suíte do casal recebe mais informações de cores, porém elas se harmonizam com os tons predominantes de marrons, beges e brancos. “Apesar de usarmos um tapete listrado com uma variação de cores em degradê que passa por vários tons de bege,laranja e vermelho, o equilíbrio entre as mesmas movimentou o espaço sem deixar a neutralidade de lado. Ainda no quarto do casal Luminárias no tom de cobre juntamente com o efeito da iluminação indireta ressaltam ainda mais a sensação de aconchego e suavização do ambiente.

Aliás, a luz indireta é um traço marcante no projeto e está presente em todos os ambientes, dando uma amplitude ainda maior ao decorado com 296 m2. Outra característica marcante é o uso das plantas, que não só dão um colorido especial como promovem uma maior sensação de bem-estar.

Um ambiente que merece destaque é o closet masculino, onde o arquiteto explorou muito a madeira em tom mais claro e com uma mobília com design clássico trouxe sobriedade pontuando com detalhes em preto, branco e dourado.

4-1

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias