Senador Wilder faz reunião no Cade e pede reabertura de frigorífico em Goiás
Redação DM
Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 11:04 | Atualizado há 8 anos
O senador Wilder Morais (PP) esteve nesta quarta-feira, 8, na sede do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em Brasília, para solicitar a reabertura de dois frigoríficos nos municípios de Cachoeira Alta (GO) e Santa Fé do Sul (SP). O fechamento deixou desempregadas cerca de mil pessoas (600 em Santa Fé do Sul, e 400 em Cachoeira Alta), em razão da decisão do Cade. Os dois estabelecimentos pertencem ao grupo JBS Brasil (Friboi).
Acompanhado de várias autoridades, o senador Wilder Morais discutiu a situação com o conselheiro do Cade, Gilvandro Vasconcelos, que se comprometeu em convocar um representante da presidência e o responsável pela área jurídica da JBS para buscar um acordo para a empresa cumprir os requisitos propostos pelo órgão de defesa do consumidor.
O senador Wilder Morais demonstrou, durante a reunião, que não está nem um pouco satisfeito com essa situação e quer uma solução rápida, que contemple os dois municípios e, especialmente, provoque a retomada dos empregos dos trabalhadores.
Durante a reunião, Wilder estava acompanhado dos prefeitos Kelson Vilarinho (Cachoeira Alta) e Ademir Maschio (Santa Fé do Sul), além dos deputados federais Heuler Cruvinel (GO), Itamar Borges (SP) e Fausto Pinato (SP). Também acompanharam a audiência o superintendente-adjunto do Cade, Kenys Menezes e o procurador-federal Rodrigo Belon.
CADE
O fechamento dos frigoríficos aconteceu por decisão do próprio Cade. “O papel do conselho é fundamental para assegurar o justo e livre mercado no País, no entanto, a decisão do órgão foi na contramão do desenvolvimento econômico, deixando centenas de trabalhadores desempregados em um momento de instabilidade generalizada”, lamentou o senador Wilder.
O representante do Cade argumentou que a JBS teria descumprido acordo feito anteriormente, que seria favorável ao mercado e aos consumidores. Wilder, no entanto, argumentou durante a reunião que é preciso resolver esse problema o mais rápido possível e que seja apresentada uma solução entre a empresa e o Cade. O senador Wilder sugeriu que a reunião seja realizada na quinta-feira, 9.