Ainda sem o motor 3.0, Amarok se destaca no segmento pelos itens de segurança
Redação DM
Publicado em 6 de fevereiro de 2017 às 10:41 | Atualizado há 8 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
A Volkswagen empina o nariz – no bom sentido, é claro – e fala das qualidades da Amarok 2017, apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em novembro passado. A fabricante aponta os itens de segurança da sua picape média como inovadores e bastante atrativos para o segmento. A marca ressalta as tecnologias da Amarok, como sistema de freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão), tração 4×4 permanente e freios ABS off-road como diferenciais que reforçam a presença do produto no mercado. A Amarok é também uma picape que chama a atenção pelo design que mescla robustez e modernidade em suas linhas, além de oferecer um amplo espaço interno.
Fora isso, a Nova Amarok traz itens que continuam exclusivos na categoria, como bancos com ajustes elétricos, hastes de troca de marcha atrás do volante (shift paddles) e transmissão automática de oito velocidades e tração integral permanente 4MOTION. A picape Amarok é oferecida no mercado brasileiro nas versões S, com cabines simples e dupla, e SE, Trendline, Highline e Highline Série Extreme, com cabine dupla). A versão S conta com o motor 2.0 turbodiesel com 140 cv de potência e 34,7 kgfm (340 Nm) de torque, sempre associado ao câmbio manual de seis marchas.
As demais configurações são equipadas com o motor 2.0 diesel com dois turbocompressores com potência de 180 cv e torque de 40,8 kgfm (400 Nm), com câmbio manual na versão SE, e 42,8 kgfm (420 Nm) com transmissão automática de oito velocidades (item de série nas demais versões). Aguardada com grande expectativa, a motorização 3.0 V6 Turbodiesel passará a equipar o modelo a partir do próximo ano. Na apresentação da Amarok 2017, Volkswagen justificou que o atual motor 2.0 atende as necessidades do mercado e que o novo propulsor, quando chegar, deve ser utilizado apenas na versão topo da linha, hoje a Highline Série Extreme.
Todas as versões da Nova Amarok contam, entre outros itens, com sistema de alarme acústico e visual para os cintos de segurança não afivelados nos bancos dianteiros. Uma nova tomada de 12V posicionada atrás do apoia braço dos bancos dianteiros equipa as versões Highline e Highline Série Extreme. A Amarok S (cabine simples), versão de entrada, custa R$ 113.990, e a S (Cabine dupla ) R$ 126.990. As demais versões, apenas com cabiine dupla, têm os seguintes preços: SE (R$ 130.990), Trendline (R$ 148.990), Higline (R$ 167.990) e a Higline Série Extreme (R$ 177.990). As versões S, com cabine simples, SE e Trendline tiveram seus preços reduzidos em relação às versões anteriores.
A versão Highline conta, de série, com o indicador de perda de pressão dos pneus. Esse sistema (composto de 4 sensores instalados nas válvulas de enchimento dos pneus) mede diretamente a pressão de cada pneu e aciona um alerta no quadro de instrumentos se um deles tiver a pressão abaixo do valor recomendado. Airbags laterais de tórax e de cabeça para motorista e passageiro e faróis bixenônio com luz de condução diurna (DRL) em LED são equipamentos de série nessa versão.
A Nova Amarok apresenta como de série e item exclusivo na categoria o sistema de freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão). Esse sistema aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.
Freios com ABS “off road”, sistemas ISOFIX para fixação de cadeiras para criança no banco traseiro, de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração) e EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) são equipamentos de série da picape Volkswagen. Juntamente com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), a Nova Amarok dispõe para o motorista os sistemas HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida).
Itens de série
Amarok S (cabine simples): Oferece ABS off-road, airbag para motorista e passageiro, alarme para cintos do motorista e do passageiro dianteiro não afivelados, ar condicionado, bancos dianteiros com ajuste de altura (motorista e passageiro), BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), brake-light com iluminação da caçamba, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), controles de tração e estabilidade (ASR/ESP), faróis de neblina, freios com sistema “multicollision”, ganchos para amarração de carga na caçamba (6), Controle Automático de Descida (HDC), Assistente para Partida em Subida, Lanterna de neblina traseira, para-barros, para-choque dianteiro na cor da pick-up, para-choque traseiro em preto com estribo integrado, pneus de uso misto 245/70 R16, protetor do cárter e da caixa de transmissão, rodas em aço, tampa traseira com chave, volante com ajuste de altura e profundidade , 2 alto-falantes dianteiros.
Amarok S(cabine dupla): Traz todos os itens da versão com cabine simples e mais: isofix, três encostos de cabeça traseiros e três cintos de segurança retráteis traseiros. Como opcionais das duas versões S a Amarok oferece o Pacote Conforto, com alarme com comando remoto “keyless”, vidros e travas elétricos, retrovisores elétricos e aquecíveis, sistema de basculamento do encosto dos bancos dianteiros, chaves tipo canivete e rodas de liga leve aro 16.
Amarok SE: Vem com todos os itens das versões 2.0 S e mais chave canivete, friso na calha do teto, lanterna de neblina traseira, retrovisores elétricos e aquecíveis, alarme com controle remoto, sistema de entretenimento com CD, bluetooth, SD card e USB, vidros e travas elétricos, 2 alto-falantes traseiros e 2 tweeters,
Amarok Trendline: Conga com os itens da SE e mais duas tomadas 12V, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, computador de bordo, piloto automático, apoio de braço dianteiro, luz diurna halógena, ajuste de altura dos faróis, Faróis de neblina com luz de conversão, gaveta sob o banco do motorista moldura das caixas de rodas na cor da carroceria, para-choques na cor da carroceria, pneus de uso misto 245/65 R17, rodas de liga-leve aro 17, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema “Composition Media” com “App-Connect”, CD-player/MP3, bluetooth, entradas USB, SD-card e aux-in, volante multifuncional em couro com “shift paddles”, volante alavancas de câmbio e freio revestidos parcialmente em couro.
Amarok Highline: Traz os itens da versão Trendline e mais uma tomada 12V na cabine e uma na caçamba, airbags laterais para motorista e passageiro, ar-condicionado digital automático de 2 zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 12 posições (motorista e passageiro), câmera de ré, capas dos retrovisores parcialmente cromadas, coluna B em preto, coming & leaving home, faróis bixenônio com luz de condução diurna (DRL) em LED e regulagem de altura, grade dianteira em preto brilhante com frisos horizontais e verticais, monitor de pressão dos pneus, lanternas escurecidas com luz da placa em LED, pneus de uso misto 255/60 R18, retrovisor interno eletrocrômico, rodas de liga-leve de aro 18, sensores de chuva e crepuscular, bloqueio mecânico do diferencial traseiro, sistema de Infotainment “Discover Media” com “App-Connect”, CD-player/MP3, bluetooth, entradas USB, SD-card (2) e aux-in e aind, navegação por GPS. Como opcional, oferece rodas aro 19.
Amarok Higline Série Extreme: Conta com todos os itens da Highline e mais capa dos pedais em aço inoxidável, Display multifuncional com computador de bordo “Premium Color”, estribos laterais planos de alumínio, grade dianteira em preto brilhante com frisos horizontais e verticais cromados, pneus 255/50 R20, proteção da caçamba em “durabed”, rodas de liga-leve aro 20, santantônio esportivo na cor com logotipo “EXTREME”, tapetes em carpete com inscrição “EXTREME”.