Sem percussão, a voz de Flora Matos desliza numa parede de sons
Redação DM
Publicado em 3 de fevereiro de 2017 às 02:11 | Atualizado há 6 meses
Considerada uma promessa do rap nacional desde 2009, quando surgiu com sua primeira mixtape, Flora Matos vs. Stereodubs, a cantora brasiliense prepara-se para o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio depois de um longo processo de preparação. Muita expectativa acumula-se em torno da cantora que conquistou a admiração de Mano Brown, principal compositor por trás dos Racionais MC’s, banda mais famosa do rap brasileiro. “Ela mescla os gêneros de maneira natural, sem forçar a barra, sem marketing”, elogiou o MC. O disco de estreia de Flora é um dos mais aguardados dos últimos anos, e já adquiriu um status lendário por ser uma promessa que dura quase uma década e teve seu lançamento adiado inúmeras vezes.
Depois do compartilhamento de dois singles, tudo indica que o disco será realidade em abril de 2017, segundo anunciou a própria cantora em entrevista transmitida pela página do Facebook de sua gravadora, ONErpm. Na segunda semana de dezembro Flora apresentou ao público a canção Igual Manteiga, que já soma 350 mil visualizações no Youtube. Na última quinta-feira, dia 28, foi a vez de Quando Você Vem, que veio acompanhada de um clipe. A canção é a primeira a ser 100% produzida por Flora e apresenta-se de forma intimista, envolta em várias camadas. Num momento em que surgem beats cada vez mais eufóricos e sofisticados, Flora optou por derramar seu timbre sobre um recipiente flexível, simples, preciso e original.
O clipe exala a força das cores da arte de rua de São Paulo, num momento em que a cidade vive um apagão depois da ordem do prefeito João Dória de substituir a arte de rua da Avenida 23 de Maio por tinta cinza. O trecho da cidade já foi conhecido como o maior mural de grafite a céu aberto da América Latina. A cantora explicou como o vídeo foi concebido e disse que no princípio tudo seria apenas um ensaio fotográfico. “Em 2016 aceitei a proposta de uma fã, a Marina Sampaio, de participar de um ensaio fotográfico. Fomos para três locações nas ruas de São Paulo. Ela convidou a Leka Romano para fazer o making-of. Sugeri que utilizássemos esse material para um clipe, pois gostei muito. Tem um conceito muito bonito com as cores, e estou muito empolgada com o vídeo.”
Gestação
Flora adianta que antes do aguardado álbum, outras novidades serão apresentadas ao público através de seu canal no Youtube. “Temos outras músicas sendo preparadas para sair antes de abril, que é quando pretendemos lançar o CD.” A cantora compara a diferença entre o momento atual e 2009, quando lançou Flora Matos vs. Stereodubs, recém chegada à São Paulo. “O primeiro álbum foi muito legal. Era o momento em que precisava muito lançar um disco. Encontrei o pessoal do Stereodubs, que também tinha acabado de chegar em São Paulo, vindos de Vitória, e percebi que eles poderiam me ajudar.” A parceria rendeu o maior sucesso de Flora Matos até o momento, a música Pretin, que concorreu ao prêmio de “hit do ano” em 2011 no VMB, da MTV Brasil.
O mergulho da cantora nos bastidores da produção musical desde o fim de 2009 até os dias atuais foi um dos fatores que a levaram a procurar ter mais domínio sobre aquilo que leva seu nome. Flora conta que, no momento, tenta evidenciar sua personalidade na parte instrumental das canções que compõem o minucioso novo álbum. “Durante todo esse tempo tive várias experiências com gravadoras e produtoras, sempre no processo de produzir um som que eu vá ouvir e sentir orgulho de ter chegado até aquele instrumental. Esse é o foco principal da busca desse disco. Quero que venha com a minha identidade dentro do instrumental. Todas essas experiências me levaram a querer aprender a produzir.”
O longo período de gestação do álbum de Flora, segundo a artista, foi necessário para que ela se sentisse segura como produtora. “Chegou o momento em que vejo minhas produções num nível em que é possível colocar num disco.” Visando o aperfeiçoamento de seu material, Flora não se sente intimidada em recomeçar quando percebe ser o momento. “Resolvi começar o disco do zero outra vez. Passa-se um ano e você não consegue concluir seu trabalho e já tem novas músicas e já vê as músicas do passado com outros olhos.” Apesar de estar sempre com a cabeça no agora, ela conta que o material que produziu durante todos esses anos também terá seu momento. “Tenho muitas músicas que não foram lançadas e que devem sair em alguma mixtape.”
A aguardada estreia de Flora resgata o poder do álbum, o marcador de época, a pausa no dia que vem sendo esquecida em meio à fluidez da internet. “Vai chegar com um aspecto mais maduro. Tem os meus beats.” Aos 28 anos, Flora é uma artista conhecida internacionalmente. Em 2008, completou sua primeira turnê pela Europa passando por várias cidades (Paris, Lisboa, Porto, Bologna, Napoli, entre outras). Cresceu em família de músicos. Passou a frequentar os bailes de rap de Brasília aos 13 anos. Em 2006, aos 17, recebeu o prêmio de melhor cantora da cidade apresentando-se ao lado de DJ Brother. Aos 18 anos, mudou-se para São Paulo, onde reside até hoje. Já trabalhou com KL Jay, DJ responsável pelos beats dos Racionais MC’s num remix da canção Véu da Noite, da cantora Céu.
Responsabilidade
Flora revelou seu lado perfeccionista, e contou que não se importa em alongar o processo de produção de seus trabalhos para conseguir um resultado do qual se orgulhe. A artista pontua a vontade de deixar o CD com sua cara, e revela que participar ativamente do processo de produção viabiliza os resultados. “Quando coloco a mão na massa fica mais fácil fazer as coisas acontecerem. Muitas vezes depositei toda a confiança em outras pessoas para que esse trabalho fosse feito e aprendi que a principal pessoa que tem que se envolver com isso sou eu. Principalmente quando se trata de produção musical”, conclui. Todo esse impulso criativo de Flora pode ser resumido no novo single, Quando Você Vem, proposta inesperada em meio a tantas coisas parecidas.
Durante a entrevista, ela também comentou o reconhecimento que cantoras que surgiram no rap vem ganhando nos últimos anos. Ela se mostrou otimista com a cena, elogiou o trabalho de Bárbara Sweet, MC de Belo Horizonte. Também ressaltou que é importante ter consciência do que se apresenta para o público, devido ao grande impacto que as músicas podem ter na vida dos ouvintes. “Tenho minhas ressalvas [com a cena atual]. Penso que o discurso tem que ser melhor pensado. A influência que a gente tem na vida das pessoas, principalmente das mais jovens, é muito grande. Sou um pouco cuidadosa e penso sempre sobre o que estou dizendo, por que estou dizendo e a força que isso vai ter na vida das pessoas que me escutam”.