Opinião

Caixa e prefeitos fechando parceria

Diário da Manhã

Publicado em 3 de fevereiro de 2017 às 02:07 | Atualizado há 8 anos

Eu estava entre os 57 prefeitos goianos  que estiveram na Caixa Econômica nesta terça-feira, 31, para assistir às explanações dos  superintendentes da instituição, Marise Fernandes e Gilmar Lopes,  sobre as parcerias que podem ser firmadas entre a Caixa e as prefeituras. Sou prefeito de Mairipotaba, que fica a 98 quilômetros de Goiânia, e estou em minha primeira gestão. E determinação não vai me faltar para realizar uma administração com muita responsabilidade. Achei muito louvável o gesto do senador Wilder Morais em estar à frente da realização desse encontro. Seu gesto mostra que ele está preocupado com a situação precária dos municípios.

Não é novidade que a situação dos municípios não é nada boa. Exceto para 10% dos 5.570 existentes, visto que possuem receitas necessárias para custeio da máquina administrativa. Os demais (e Mairipotaba está entre eles) vivem da dependência de recursos advindos da União e governos estaduais.

Os municípios são entes da Federação, portanto devem ter um tratamento mais adequado dos governos federal e estaduais. O governo federal, por ficar com maior parte do bolo tributário, deveria dar uma atenção maior aos municípios, principalmente aos pequenos por estes não terem receita própria. Os recursos precisam compartilhados de maneira mais eficiente. O momento de crise vivido pelos municípios exige um pacto federativo mais sensato.

A burocracia tem sido o grande obstáculo aos pequenos municípios na hora de transformar as emendas obtidas em obras. São muitas as prefeituras que não possuem em seu quadro administrativo um profissional capacitado para elaboração de projetos e prestação de contas. Sobre esse aspecto, o senador Wilder citou algo muito pertinente:

“A inviabilização dos recursos representa consequência para a população, que assim fica impedida de ter acesso a algum programa social e/ou obra, porque a emenda não pôde ser concretizada, muitas vezes por algo pequeno perto do grande benefício social que a destinação do recurso proporcionaria”.

Essa ação da Caixa, idealizada pelo senador Wilder, é muito valiosa, pois mostra caminhos aos prefeitos em como viabilizar parcerias com a instituição. Já que a Caixa tem no seu edifício-sede uma sala para exclusiva para atendimentos dos prefeitos, aparecerei por lá quantas vezes forem necessárias para buscar recursos para Mairipotaba.

 

(Carlos Henrique, prefeito de Mairipotaba)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias