Cultura

Bailarina e coreógrafa Denise Stutz chega a Goiânia

Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 01:32 | Atualizado há 4 meses

Completar três anos de dedicação à cultura em Goiânia é motivo para comemorar. Pelo menos pra casAcorpO, que convidou a bailarina e coreógrafa Denise Stutz para participar da festa. A mineira de nascença e carioca de coração desembarca em Goiânia para ministrar a oficina Corpo Presente nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro e é a convidada especial de mais uma edição do Encontro Con(versado) no dia 13 de fevereiro.

Denise Stutz é um dos nomes de destaque da dança nacional desde a década de 1970. É cofundadora do Grupo Corpo em Belo Horizonte, mas foi na capital carioca que construiu sólida trajetória na dança. Trabalhou com nomes como Lia Rodrigues e Klauss Vianna e, além da experiência com o palco e a cena, se dedicou à pesquisa do corpo, do seu posicionamento como um corpo de resistência e da sua necessidade de se comunicar com o mundo através do movimento. Na televisão trabalhou para as minisséries Capitu e Hoje é dia de Maria.

Após anos de dedicação em companhias, a década de 2000 foi importante para impulsionar também sua carreira solo, onde investiga como sua identidade é influenciada pelo movimento e pela dança. Daí nascem espetáculos aclamados pela crítica especializada e, em paralelo, trabalhos com consultoria em criação artística e oficinas. Quando questionada sobre sua relação com a dança, Stutz é clara ao afirmar que a dança faz parte do seu dia a dia. “O trabalho se confunde com a vida. A minha relação com a dança é a minha relação com a vida e vice-versa”.

 

Corpo Presente

Stutz traz sua experiência a Goiânia com a oficina Corpo Presente na sexta-feira (10/02, das 19h às 22h), sábado e domingo (11 e 12/02, das 10h às 13h). Composta por três fases, o objetivo é trabalhar o corpo e tudo que o rodeia, suas diversas possibilidades e movimentações, além da consciência do seu papel no tempo e no espaço. Outra etapa consiste no trabalho com improvisação coletiva a partir de jogos e regras estabelecidas com o grupo e, para finalizar, a oficina visa discutir sobre processos de criação para composição cênica.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. O investimento para participar do Corpo Presente é de R$ 200,00 e interessados devem entrar em contato pelo telefone 62 3609-8689 ou encaminhar email para [email protected].

 

Encontro Con(versado)

Além da intensa vivência proporcionada pela oficina, Denise Stutz é a convidada especial do Encontro Con(versado) no dia 13/02, a partir das 19h. Na primeira edição do ano o tema proposto para questionamento e reflexão é: “A vida se dança?”.

Com provocação da pesquisadora e doutora Luciana Ribeiro, este é um projeto que começou em 2015 com a proposta de fazer da casAcorpO um local aconchegante para que o bate papo possa fluir de maneira despretensiosa, mas sem perder o foco. O objetivo é fazer encontrar pessoas da área artística com qualquer um que tenha se interessado com tema em questão. Tudo de forma voluntária, a contribuição fica a critério do público.

 

Três anos de estrada

A casAcorpO é um espaço de cultura criativo e colaborativo que foi fundado em 2014 por Luciana Ribeiro e Lu Celestino, gestora e produtora cultural. Abriga três grupos residentes, o ¿por quá? grupo de dança, o grupo musical Vida Seca e produtora Mais Um Baú de Ideias, além de outros artistas, professoras e projetos que co-habitam e constroem o lugar de trabalho e afinidades.

Durante este período, grandes nomes como Helder Vasconcelos (PE), Vera Mantero (Portugal), Carmem Werner (Espanha), Djalma Correa (MG/RJ), Andrea Bardawil (SP), e Alessandra Vannucci (RJ) já passaram pela sala da casAcorpO através de convites e parcerias. “O trabalho da Denise Stutz se mistura com a história da dança cênica no Brasil. Para nós é um prazer poder celebrar três anos de trajetória com a presença dela. Uma comemoração em grande estilo”, comenta Lu Celestino sobre a próxima convidada.

 

Denise Stutz nos três anos de casAcorpO

 

Programação: Corpo Presente – oficina e vivência

Quando: Sexta-feira, 10/02 (das 19h às 22h). Sábado e domingo, 11 e 12/02 (das 10h às 13h)

Investimento: R$ 200,00

12 vagas / Inscrições: (62) 3609-8386 ou [email protected]

 

Encontro Con(versado)

Quando: Segunda-feira, 13/02

Horário: A partir das 19h

Ingresso: Contribuição voluntária

Onde: casAcorpO

Endereço: Av. 243, esquina com R. 233, n° 1370, Qd. C, Lt. 08, Setor Leste Universitário – Goiânia, GO

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias