Vitti: “Nosso mandato é comandado pelo povo”
Redação DM
Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 01:29 | Atualizado há 4 mesesO deputado José Vitti (PSDB) foi empossado na presidência da Assembleia Legislativa de Goiás, em solenidade realizada, ontem, no plenário Getulino Artiaga. Também tomaram posse os integrantes da mesa diretora para o biênio 2017/2018. Compõem a Mesa Diretora. Mané de Oliveira (PSDB) assumiu a 1ª vice-presidência e Henrique Arantes (PTB) a 2ª. À cargo das secretarias ficaram Bruno Peixoto (PMDB), Lincoln Tejota (PSD) e Humberto Aidar (PT), respectivamente 2º, 3º e 4º secretários. Os trabalhos legislativos serão retomados em 15 de fevereiro.
Helio de Sousa, escolhido 1º secretário no mesmo certame, decidiu não assumir o cargo por motivo de foro íntimo. Dessa forma, uma sessão extraordinária foi prontamente convocada por Vitti, para as 11h45 dessa mesma manhã, para realização de nova eleição que preencherá a vaga em aberto. Espera-se que, por consenso, Júlio da Retífica (PSDB) seja escolhido por seus pares.
José Vitti
O novo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado José Vitti, iniciou seu primeiro discurso como presidente, agradecendo e cumprimentando o Governador Marconi Perillo (PSDB) e o vice-governador José Eliton (PSDB) pela honrosa presença, juntamente com as autoridades e parlamentares presentes.
José Vitti falou da emoção e alegria de estar ocupando o cargo de presidente da Assembleia Legislativa no 2º biênio da 18º Legislatura. “Esse sonho começou há 10 anos, quando o governador Marconi Perillo me convidou para sair da iniciativa privada e participar da vida política.” E ressaltou:
José Vitti se comprometeu a continuar com as ações deixadas por Helio de Sousa e afirmou que todas as decisões serão tomadas em comum acordo. “Essa cadeira que ocupo hoje, terá 40 lugares e todos os deputados participarão das decisões em conjunto. A relação das bancadas foi e continuará sendo de respeito mútuo, e não houve acordo que não foi cumprido pela base governista e a relação de transparência com todos parlamentares fez esta gestão 2015/2016 ter êxito.
“Vou trabalhar para o engrandecimento do Poder Legislativo e continuar lutando pelo desenvolvimento social e econômico do Estado de Goiás. O bom relacionamento que tenho hoje com o Poder Executivo e Judiciário é reflexo da gestão parlamentar e bom relacionamento e apoio do governador Marconi Perillo”. “O nosso mandato é comandado pelo povo e é a eles que devemos satisfações. O mandato é passageiro, mas as ações e a gestão ficam”.
Ao finalizar, o novo presidente, falou que a relação harmoniosa com todos é herança de seu pai, José Vitti, e agradeceu a presença da filha Geovana em nome de todos os familiares e amigos presentes. “Peço a oração de todos para me dar forças para cumprir este mandato”, concluiu.
O governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB), correligionário de Vitti (PSDB), assistiu presencialmente à cerimônia de posse do aliado e dos demais componentes da Mesa Diretora. Além do chefe do Executivo estadual, estiveram presentes na sessão o vice-governador do Estado, José Eliton (PSDB),o presidente eleito do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Gilberto Marques Filho e o secretário de Governo e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Almeida, que representa o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), entre outras autoridades.
Helio de Sousa
Ao abrir os trabalhos, o então presidente Helio de Sousa (PSDB) agradeceu o comparecimento dos presentes, a boa convivência com os demais órgãos e poderes, e discursou sobre as ações que elaborou e comandou durante o biênio para o qual foi eleito, 2015/2016. O parlamentar salientou o tripé sobre o qual baseou sua gestão: transparência, austeridade e segurança jurídica.
No que diz respeito à transparência, Helio de Sousa destacou a abertura de espaços que permitem uma maior participação popular, como a inauguração da TV Assembleia em canal aberto (61-2) e a alimentação do Portal da Transparência e do Opine Cidadão.
Ao comentar sobre austeridade, o ex-presidente destacou a crise econômica nacional, que atingiu também a administração estadual e obrigou o Parlamento goiano a aprovar importantes mudanças para garantir o funcionamento do Estado.
Já no que tange a segurança jurídica, o deputado lembrou uma série de medidas implantadas para garantir a eficiência dos funcionários da Casa, como a obrigatoriedade do uso de crachá, ponto eletrônico, avaliações trimestrais de desempenho e monitoramento e auditagem diária das presenças. (Com informações do Portal da Assembleia)
Essa cadeira que ocupo hoje terá 40 lugares e todos os deputados participarão das decisões em conjunto”
José Vitti
Lívio Luciano assume mandato
O presidente da Assembleia, deputado José Vitti, empossou, ontem, Lívio Luciano (PMDB-foto) no cargo de deputado. Lívio é o terceiro suplente do PMDB e assume vaga deixada por Ernesto Roller, eleito prefeito do município de Formosa, e após renúncia do 2º suplente do partido, Clécio Alves, que foi eleito vereador e decidiu permanecer na Câmara Municipal.
Após Lívio Luciano assinar o termo de posse, o presidente José Vitti (PSDB) encerrou a cerimônia.
Francisco: líder do Governo
O deputado Francisco Oliveira (PSDB-foto) foi indicado pelo Palácio das Esmeraldas novo líder do Governo na Assembleia Legislativa. O parlamentar assume vaga deixada pelo deputado José Vitti (PSDB), recém-empossado presidente do Legislativo goiano.
Francisco Oliveira falou que, embora a base governista tenha 31 parlamentares, o que garante expressiva maioria em plenário e nas comissões técnicas, vai buscar o diálogo com a oposição. Segundo ele, o Parlamento é constituído de situação e oposição, o que assegura o regime democrático.