Política

Vitti: “Nosso mandato é comandado pelo povo”

Redação DM

Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 01:29 | Atualizado há 4 meses

O deputado José Vitti (PSDB) foi empossado na presidência da Assembleia Legislativa de Goiás, em solenidade realizada, ontem, no plenário Getulino Artiaga. Também tomaram posse os integrantes da mesa diretora para o biênio 2017/2018. Compõem a Mesa Diretora. Mané de Oliveira (PSDB) assumiu a 1ª vice-presidência e Henrique Arantes (PTB) a 2ª. À cargo das secretarias ficaram Bruno Peixoto (PMDB), Lincoln Tejota (PSD) e Humberto Aidar (PT), respectivamente 2º, 3º e 4º secretários. Os trabalhos legislativos serão retomados em 15 de fevereiro.

Helio de Sousa, escolhido 1º secretário no mesmo certame, decidiu não assumir o cargo por motivo de foro íntimo. Dessa forma, uma sessão extraordinária foi prontamente convocada por Vitti, para as 11h45 dessa mesma manhã, para realização de nova eleição que preencherá a vaga em aberto. Espera-se que, por consenso, Júlio da Retífica (PSDB) seja escolhido por seus pares.

José Vitti

O novo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado José Vitti, iniciou seu primeiro discurso como presidente, agradecendo e cumprimentando o Governador Marconi Perillo (PSDB) e o vice-governador José Eliton (PSDB) pela honrosa presença, juntamente com as autoridades e parlamentares presentes.

José Vitti falou da emoção e alegria de estar ocupando o cargo de presidente da Assembleia Legislativa no 2º biênio da 18º Legislatura. “Esse sonho começou há 10 anos, quando o governador Marconi Perillo me convidou para sair da iniciativa privada e participar da vida política.” E ressaltou:

José Vitti se comprometeu a continuar com as ações deixadas por Helio de Sousa e afirmou que todas as decisões serão tomadas em comum acordo. “Essa cadeira que ocupo hoje, terá 40 lugares e todos os deputados participarão das decisões em conjunto. A relação das bancadas foi e continuará sendo de respeito mútuo, e não houve acordo que não foi cumprido pela base governista e a relação de transparência com todos parlamentares fez esta gestão 2015/2016 ter êxito.

“Vou trabalhar para o engrandecimento do Poder Legislativo e continuar lutando pelo desenvolvimento social e econômico do Estado de Goiás. O bom relacionamento que tenho hoje com o Poder Executivo e Judiciário é reflexo da gestão parlamentar e bom relacionamento e apoio do governador Marconi Perillo”. “O nosso mandato é comandado pelo povo e é a eles que devemos satisfações. O mandato é passageiro, mas as ações e a gestão ficam”.

Ao finalizar, o novo presidente, falou que a relação harmoniosa com todos é herança de seu pai, José Vitti, e agradeceu a presença da filha Geovana em nome de todos os familiares e amigos presentes. “Peço a oração de todos para me dar forças para cumprir este mandato”, concluiu.

O governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB), correligionário de Vitti (PSDB), assistiu presencialmente à cerimônia de posse do aliado e dos demais componentes da Mesa Diretora. Além do chefe do Executivo estadual, estiveram presentes na sessão o vice-governador do Estado, José Eliton (PSDB),o presidente eleito do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Gilberto Marques Filho e o secretário de Governo e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Almeida, que representa o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), entre outras autoridades.

Helio de Sousa

Ao abrir os trabalhos, o então presidente Helio de Sousa (PSDB) agradeceu o comparecimento dos presentes, a boa convivência com os demais órgãos e poderes, e discursou sobre as ações que elaborou e comandou durante o biênio para o qual foi eleito, 2015/2016.  O parlamentar salientou o tripé sobre o qual baseou sua gestão: transparência, austeridade e segurança jurídica.

No que diz respeito à transparência, Helio de Sousa destacou a abertura de espaços que permitem uma maior participação popular, como a inauguração da TV Assembleia em canal aberto (61-2) e a alimentação do Portal da Transparência e do Opine Cidadão.

Ao comentar sobre austeridade, o ex-presidente destacou a crise econômica nacional, que atingiu também a administração estadual e obrigou o Parlamento goiano a aprovar importantes mudanças para garantir o funcionamento do Estado.

Já no que tange a segurança jurídica, o deputado lembrou uma série de medidas implantadas para garantir a eficiência dos funcionários da Casa, como a obrigatoriedade do uso de crachá, ponto eletrônico, avaliações trimestrais de desempenho e monitoramento e auditagem diária das presenças. (Com informações do Portal da Assembleia)


Essa cadeira que ocupo hoje terá 40 lugares e todos os deputados participarão das decisões em conjunto”

José  Vitti

 

Lívio Luciano assume mandato

11-2

O presidente da Assembleia, deputado José Vitti, empossou, ontem, Lívio Luciano  (PMDB-foto) no cargo de deputado. Lívio é o terceiro suplente do PMDB e assume vaga deixada por Ernesto Roller, eleito prefeito do município de Formosa, e após renúncia do 2º suplente do partido, Clécio Alves, que foi eleito vereador e decidiu permanecer na Câmara Municipal.

Após Lívio Luciano assinar o termo de posse, o presidente José Vitti (PSDB) encerrou a cerimônia.

 

Francisco: líder do Governo

11-3

O deputado Francisco Oliveira (PSDB-foto) foi indicado pelo Palácio das Esmeraldas novo líder do Governo na Assembleia Legislativa. O parlamentar assume vaga deixada pelo deputado José Vitti (PSDB), recém-empossado presidente do Legislativo goiano.

Francisco Oliveira falou que, embora a base governista tenha 31 parlamentares, o que garante expressiva maioria em plenário e nas comissões técnicas, vai buscar o diálogo com a oposição. Segundo ele, o Parlamento é constituído de situação e oposição, o que assegura o regime democrático.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias