Opinião

Previdência nos Estados!

Diário da Manhã

Publicado em 1 de abril de 2017 às 01:48 | Atualizado há 4 meses

Estadão – 27/03- pag. B-1 divulgou matéria que mostra o rombo da Previdência nos Estados. É de assombrar. Postergar a realidade desses rombos seria o mesmo que considerar “funcionários públicos” uma casta superior, intocável, como se estivéssemos na Índia. Precisar utilizar o PIB dos Estados para cobrir a aposentadoria estadual é como roubar verba para o  saneamento básico, saúde, educação, segurança pública, etc. Funcionários públicos deveriam hoje sentir vergonha de achar que seu cargo é algo divino, espetacular e que mereça ser um ser humano, mais humano, do que a maioria. Senhores políticos, acordem. Não dá mais para postergar. Reforma da Previdência total e irrestrita.

(Beatriz Campos, via e-mail) 

 


A ditadura atual dos ladrões 

Benone Augusto de Paiva

Qual delas é a pior? A inexplicável ditadura dita pelos políticos incompetentes e desonestos falando sobre a pseudoditadura militar 64/84 que trouxe o maior desenvolvimento socioeconômico de toda a história republicana brasileira ou a atual pseudodemocracia (anarquia) que trouxe ampla liberdade para os partidos, políticos, membros dos Três Poderes e grandes empresários corruptos arrebentarem com a economia do País e ainda levar mais de 13 milhões de desempregados a uma situação de desespero? 33 anos passados pós-militares e ainda não fizeram nem a metade do que fizeram em em 20! Quem se habilita e tenha honra para contestar com clareza essa realidade?

(Benone A. de Paiva, via e-mail)

 


Interferir, já!

pt1

Para o Partido dos Trabalhadores tudo que apresentam contra ele são “meras ilações”. Mas o tempo passa e o partido nunca tentou tirar da prisão os petistas  que a Justiça condenou por “deduzir” que praticaram crimes.  Qual a dificuldade para recorrer contra essas “injustiças”? Não vi a sigla tentando libertar Zé Dirceu, João Vaccari, André Vargas e  Palocci, que já estão condenados a vários anos de prisão. Está passando da hora de o partido tomar providências para que esse tipo de coisa não mais ocorra. É bom lembrar que tem muita gente na fila e, se não houver uma interferência do partido, poderá surgir mais condenações por “suposição”, inclusive a do filho de Garanhuns.

(Jeovah Batista, via e-mail)

 


Eduardo Cunha

Edgard Gobbi

Eduardo Cunha é condenado a 15 anos e 4 meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.  Nas maiores democracias do mundo, quando um dos membros do partido é condenado  por crimes cometidos contra a sociedade, ele é expulso automaticamente. Será que algum brasileiro acredita  que Eduardo Cunha será expulso do inidôneo PMDB ?

(Edgard Gobbi, vias e-mail)

 


Tribunais de Contas

Iria de Sa Dodde

É lamentável virmos os Tribunais de Contas de todo o País, inclusive o da União, envolvidos em escândalos dos mais baixos níveis. Todos eles têm um corpo técnico da melhor qualidade. A maioria passou em concursos rigorosíssimos. Apuram corretamente desvios de conduta e até roubos praticados pelas administrações públicas de todos os níveis. Mas infelizmente são dirigidos por ex-políticos indicados pelos governadores e/ou prefeitos e suas análises dependem de Câmaras e Assembleias Legislativas. É urgente que se aprove um projeto que faça com que tenham autonomia para que seus trabalhos resultem em melhorias administrativas e minimizem corrupção.

(Iria de Sa Dodde, via e-mail)

 


Carne fraca em boa hora

Paulo Panossian

Não fosse a denúncia mais do que equivocada da Polícia Federal, de que a carne produzida em alguns frigoríficos era adulterada com ácido cancerígeno como o ascórbico, o que não é verdade, esta Operação Carne Fraca prova prestar um grande serviço de saúde pública!  Além do objetivo da operação que era apontar esquema de corrupção entre frigoríficos, fiscais sanitaristas do Ministério da Agricultura, e partidos políticos como o PP e PMDB, hoje,  21 frigoríficos  perderam o direito de exportar produtos, e três tiveram suas plantas interditadas! Porém, ao mesmo tempo em que o ministro Blairo Maggi afirma que a carne comercializada não é imprópria para o consumo, na inspeção que faz o próprio Ministério da Agricultura, em todas essas 21 empresas, mais três destas acabaram de ser interditadas por irregularidades no manejo da produção de carnes. Ou seja, se não era o objetivo da PF, nesta operação, investigar se produtos eram supostamente adulterados, em boa hora fez acordar o Ministério da Agricultura, que em berço esplêndido não fiscalizava com rigor as empresas deste importante setor. Oxalá, depois de mais este escândalo, se aprove uma lei para que sanitaristas independentes prestem também serviço para fiscalizar estes frigoríficos. É uma questão de saúde pública! E não para beneficiar corruptos…

(Paulo Panossian, via e-mail)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias