José Vitti: o que esperar do novo presidente da Assembleia
Redação DM
Publicado em 29 de janeiro de 2017 às 00:41 | Atualizado há 8 anosO deputado José Vitti (PSDB) será empossado no cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) no próximo dia 1º de fevereiro, uma quarta-feira, às 10 horas, em sessão solene que marcará o início dos trabalhos do segundo período da 18ª Legislatura do Poder Legislativo do Estado. A expectativa é grande em torno da gestão de Vitti, haja vista que sucederá o experiente deputado Helio de Sousa (PSDB), que entrega o cargo de mandatário maior da Alego de cabeça erguida, sobretudo por ter realizado uma gestão marcada pela austeridade, ética e transparência.
Advogado, José Antônio Vitti, 40 anos de idade, chegou à Alego depois de alcançar êxito como empresário do ramo de minérios, especialmente de calcário. Saiu vitorioso do primeiro teste dele nas urnas, em 2010, com 35 mil votos; reelegeu-se, em 2014, com 43.867 votos, a quarta maior votação desse pleito. Exerceu as funções de Líder do Governo com tamanha sabedoria, na maioria das vezes contando com os votos oposicionistas para aprovar projetos de interesse de Goiás, Vitti acabou tendo seu trabalho reconhecido pela imprensa ao ser eleito o Deputado Estadual do Ano de 2016 pelo Clube dos Repórteres Políticos de Goiás.
O certo é que a expectativa em torno da gestão de José Vitti, que se inicia efetivamente em 1º de fevereiro próximo, é a melhor possível, seja pelos seus colegas deputados estaduais, seja pelos servidores efetivos da Alego. A maioria esmagadora tem plena convicção de que ele tem sabedoria e coragem suficientes para não só dar sequência às ações implantadas na gestão de seu antecessor, mas para fazer muito mais com vistas ao fortalecimento do Poder Legislativo goiano. E, apesar dessa crise econômica e, sobretudo, política por que passa o país, o pessoal que conhece bem José Vitti aposta que ele concluirá essa 18ª Legislatura com tamanho êxito que ela entrará para a história como uma das mais produtivas, sob todos os aspectos, da Alego.
Só para se ter ideia, Vitti, além do respaldo popular que conquistou no exercício do mandato de deputado estadual, tem um preparo administrativo e técnico adquirido não somente na presidência das empresas da família, mas, sobretudo, à frente do Instituto José Vitti, organização não governamental que fundou com vistas a fomentar ações de responsabilidade social no âmbito empresarial. E mais: antes de assumir a presidência das empresas da família, em 2003, José Vitti já integrava o Sindicato das Indústrias de Calcário, Cal e Derivados do Estado de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (Sininceg), tendo assumido a presidência da entidade em 2006. Vitti compôs, ainda, o corpo diretivo da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), ocupando a presidência da Câmara Setorial de Mineração. Também teve passagem marcante pela Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal). Também presidiu o PSDB em Goiás.
Na Alego, antes de exercer a Liderança do Governo Marconi Perillo, José Vitti foi titular nas seguintes Comissões Técnicas: Tributação, Finanças e Orçamento; Constituição, Justiça e Redação (CCJ), Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Educação, Cultura e Esporte. Também foi titular da CPI do Endividamento, quando exercia seu primeiro mandato de deputado estadual. Sem falar no trabalho que realizou em outras Comissões, aos exemplos das de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Organização dos Municípios.
Já na condição de presidente eleito, José Vitti, em seu pronunciamento, deixou evidente que vai dar sequência ao projeto que prioriza a credibilidade do Poder Legislativo goiano iniciado por Helio de Sousa. “Meu trabalho vai dar continuidade à gestão séria e eficiente da Casa e implantar mais alguns programas que iremos buscar em experiências exitosas em outras Assembleias Legislativas, sempre no sentido de garantir mais transparência e representatividade”, enfatizou Vitti, que é advogado por formação e empresário do ramo de minério por influência dos pais. E o mais importante de tudo: é um homem temente a Deus.
Para respaldá-lo nesse biênio 2017/18, José Vitti conta com uma Mesa Diretora composta de parlamentares experientes, aos exemplos do seu vice, Mané de Oliveira (PSDB); do próprio Helio de Sousa, que ficará responsável pela 1ª Secretaria; e Humberto Aidar (PT), 4º secretário. Mas contará também com a disposição dos jovens deputados: Henrique Arantes (PTB), 2º vice-presidente; Bruno Peixoto (PMDB), 2º secretário; e Lincoln Tejota (PSD), 3º secretário. Portanto, esperamos muitas e positivas realizações do novo presidente da Alego. Seja muito bem-vindo ao cargo que Deus preparou para você, Vitti, nesses próximos dois anos!
(João Nascimento, jornalista e está presidente do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás)