Jarleo Barbosa encerra última rodada de atividades do Fotocine II
Redação
Publicado em 9 de maio de 2018 às 00:10 | Atualizado há 7 anos
O diretor e roteirista Jarleo Barbosa encerra o circuito de atividades da segunda edição do Fotocine com palestra e workshop nesta quarta e quinta-feira (09 e 10), no Campus Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O movimento da imagem é o tema do encontro com o público, que tem entrada gratuita.
Este é o quinto e último encontro de um circuito que levou cinco profissionais do cinema, do audiovisual, da fotografia, das artes e da comunicação a debater o diálogo existente entre o cinema e a fotografia. Sempre às quartas e quintas-feiras, nomes reconhecidos em Goiás realizaram debates acerca do pensar crítico e analítico em torno do fazer fotográfico. Participaram desta edição ainda Ana Rita Vidica, Fabrício Cordeiro, Rodrigo Cássio e Rafael de Almeida.
DIRETOR PREMIADO
Aos 30 anos de idade, Jarleo Barbosa tem experiência no cinema e na televisão. Formado em Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pós-graduado em roteiro pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em 2011 escreveu e dirigiu seu primeiro curta-metragem, Julie, Agosto, Setembro, que percorreu mais de 50 festivais do Brasil e do mundo e recebeu 20 prêmios. Também em 2011 lançou seu segundo filme: Faltam duas quadras, que andou por 15 festivais brasileiros. Seu terceiro filme, Atrás da história (ou no coração do filme), veio em 2013 e recebeu os prêmios de melhor roteiro, melhor som e melhor atriz na 11a Mostra ABD Cine Goiás.
Na TV, ainda em 2013 dirigiu e roteirizou a primeira temporada do programa Arquitetura Verde, exibido para todo o País no canal +Globosat. Jarleo é co-idealizador e produtor de dois importantes projetos para o audiovisual goiano: o Cinema na calçada, mostra de cinema ao ar livre, que acontece anualmente nas ruas do centro de Goiânia, e o SAPPI, Seminário Audiovisual para Produtoras e Produtores Independentes, que reuniu em 2014 profissionais de todo o Brasil para pensar a gestão no audiovisual.
FOTOGRAFIA EM MOVIMENTO
Em seu workshop “A fotografia no cinema–Do estático à ação”, Jarleo Barbosa apresenta que a o cinema compartilha com a fotografia a mesma raiz e uma série de parâmetros e questiona como manter a unidade fotográfica neste universo em constante deslocamento.
A proposta do diretor e roteirista é visitar as aproximações e distanciamentos entre a fotografia de still e a fotografia de cinema e entender os novos contornos que ganha essa relação com os aparatos da tecnologia digital. Para isso, lança mão de conceitos específicos da direção de fotografia, sua história e implicações na realização de uma obra audiovisual.
PARTICIPAÇÃO
Todas as atividades do Fotocine são gratuitas. Cada ciclo de workshop oferece um total de 100 vagas para cada palestra e workshop do circuito. Os interessados em participar têm de garantir sua inscrição por meio do site www.fotocine.art.br ou presencialmente.
O Fotocine tem a coordenação geral de Lu Barcelos e produção WA Imagens e foi um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), edital 2016.
FOTOCINE II
Local: Câmpus Laranjeiras – UEG Goiânia
Entrada gratuita
Inscrições: www.fotocine.art.br ou presencialmente
WORKSHOP 5 – A FOTOGRAFIA NO CINEMA – DO ESTÁTICO À AÇÃO
Convidado: Jarleo Barbosa
Data: 09 e 10 de Maio de 2018
Horário: 14h às 18h