Opinião

Os 73 anos de Quirinópolis: rumo ao progresso!

Diário da Manhã

Publicado em 24 de janeiro de 2017 às 01:36 | Atualizado há 8 anos

Pensando grande e focada no progresso, Quirinópolis chega aos seus 73 anos de vida esperançosa. A “jovem” cidade do Sudoeste de Goiás que avança a passos largos em busca de melhores condições de vida a sua população se aproxima dos 50 mil habitantes. Quirinópolis como muitos sabem, sobretudo seus moradores, possui alguns problemas sociais que merecem atenção do poder público (moradia, emprego, criminalidade, por exemplo). Situações que são peculiares a muitas cidades que se desenvolvem. São desafios que deverão ser encarados tanto pelas autoridades constituídas, como também pela população que deve ser uma parceira fiel e aliada no enfrentamento a estes problemas.

Noutra vertente, temos muito que nos orgulhar desta urbe que completa mais um ano de vida. Uma cidade, moderna que se destaca no cenário goiano e é privilegiada por quesitos relevantes que muitas não possuem. Com uma economia direcionada na prestação de serviços com uma grande variedade de empresas do ramo varejista, no agronegócio e na produção sucroalcooleira contando com a presença de duas grandes empresas (Usinas) que ofertam centenas de empregos a moradores da cidade e de outras da região, inclusive uma destas, citada no ranking das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil de acordo coma Revista Você S/A. Além disso, Quirinópolis pode se orgulhar por dispor hoje de instituições de ensino superior do porte da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Universidade de Uberaba (UNIUBE), da Faculdade Quirinópolis (FAQUI) e da Faculdade João Paulo II (FAJOP), de ensino técnico do porte do SENAI, do SENAC, Centro Tecnológico São José e do Instituto Paula Pasquali, assim como empresas que oferecem cursos de qualificação profissional para o mercado de trabalho tais como a Firework Treinamentos e Assessoria e o  Instituto Mix de Profissões por exemplo, além de diversas (e ótimas) escolas municipais, estaduais e particulares desde o ensino infantil ao ensino médio.

No aspecto cultural conta com um excelente e espaçoso teatro para realização de eventos e apresentações; anualmente ocorre o Festival Gastronômico em abril e a Festa Agropecuária em julho. Na área de lazer possui bons clubes sociais como o Eldorado, a AABB e a AFA, Ginásios e um Estádio de Futebol. Quirinópolis tem o privilégio de possuir dois lagos na área urbana da cidade (Lago do Sol Poente e Parque da Liberdade), e de diversos rios e cachoeiras que cortam a região.

Nas áreas de saúde, nossa cidade dispõe de 04 (quatro) Hospitais para atendimento a urgências e emergências, várias unidades de Postos de Saúde da Família; Clinica para tratamento de doenças do coração; Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e muito em breve um Centro de Hemodiálise. Na segurança pública estão presentes na cidade o Corpo de Bombeiros, o SAMU, a Policia Militar, a Policia Civil, o IML e a Guarda Municipal. Na área social a cidade possui um amplo salão de velório municipal e de lar para idosos. No campo de serviços públicos oferece a agilidade do Vapt-Vupt, possui prédios próprios da inspetoria do CREA/GO, da sub-sede da OAB, do Tribunal de Justiça (Fórum), do INSS, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Ministério Público.

A cidade que começou sua história em meados do século XIX, quando esta parte do Estado era completamente desabitada, hoje com 73 anos de emancipação politico-administrativa, orgulha seus moradores por tudo que representa e por aquilo que ainda pode (e vai) oferecer àqueles que fazem deste lugar um ambiente saudável de se viver e contribui a cada dia para o seu crescimento e desenvolvimento. Com isso, convido você a conhecer Quirinópolis, que não é uma cidade perfeita, mas te garanto, possui muitos atrativos e uma receptividade incomparável de um povo ordeiro que o receberá de braços abertos, pois aqui agrega muitos residentes que são oriundos de várias regiões deste nosso Brasil.

Que venham outros 73 anos. Nós passaremos e a cidade continuará avançando. Façamos a nossa parte para que tenhamos sempre um ambiente saudável e hospitaleiro. Parabéns Quirinópolis, continue cada dia mais, rumo ao progresso.

 

(Cristiano Garcez Gualberto é residente em Quirinópolis. Professor universitário, sargento bombeiro militar, contador, instrutor de trânsito e técnico em Segurança do Trabalho. Consultor e palestrante. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Rio Verde. Especialista pós-graduado em Gestão de Trânsito e Transportes e em Segurança do Trabalho. E-mail: [email protected])

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias