Quais alimentos prejudicam mais o meio ambiente?
Diário da Manhã
Publicado em 4 de janeiro de 2017 às 01:09 | Atualizado há 8 anos
Aquilo que escolhemos para nos alimentarmos pode ter maior ou menor impacto deletério sobre o meio ambiente e deve ser progressivamente levado em conta pela humanidade movida pela Racionalidade Ambiental, pois o aquecimento global é uma ameaça reconhecidamente admitida pelas nações.
A produção de alimentos processados, a agropecuária e o transporte dos produtos alimentícios envolvem a maior parcela de queima de combustíveis fósseis geradores de gases que atuam no armazenamento de calor na atmosfera, determinando o chamado efeito estufa. Os Cientistas fizeram a medida desse impacto nas chamadas “pegadas de carbono”. Essas medidas são expressas através do volume de gás carbônico (CO2) produzidos a cada 100g de alimento no prato. Foi possível estabelecer uma pirâmide baseada nos prejuízos ao meio ambiente, decorrentes de cada tipo de alimento consumido.
Na base da pirâmide estão as carnes e os laticínios responsáveis pelos maiores danos, nas faixas intermediárias ficaram os alimentos processados a partir de grãos, como massas, pães e doces, no topo se posicionam as frutas, os legumes e as verduras. Entretanto, a abordagem não leva em conta a quantidade de energia que o nosso organismo absorve a partir de cada um dos alimentos. Um ser humano precisa comer, por exemplo, uma enorme quantidade de alface para conseguir a mesma quantidade de calorias obtidas por uma fatia de bacon. Na Universidade de Carnegie Mellon, nos EUA, foi feito um estudo que demonstrou que essa quantidade de verdura libera três vezes mais gases de efeito estufa para fornecer a mesma energia nutricional da fatia do bacon. Dentro da óptica do impacto ambiental, os legumes em conserva ou alimentos importados de regiões muito distantes são ainda mais prejudiciais.
Em um artigo do American Journal of Clinical Nutrition, o pesquisador Adam Drewnowski, da universidade de Washigton levou tudo isso em consideração e fez o cálculo das emissões de carbono para cada 100 calorias de diversos tipos de alimentos. Curiosamente os dados revelaram que a carne vermelha tende a emitir 50% dos gases que são liberados a partir dos ovos, e que bolos e chocolates possuem uma pegada de carbono 10 vezes menor do que a de legumes em conserva ou congelados. As verduras e os legumes frescos são os menos nocivos ao meio ambiente.