Cultura

“Vai assim amiga, tá linda”

Redação DM

Publicado em 30 de dezembro de 2016 às 23:56 | Atualizado há 5 meses

Último dia do ano e você deve estar envolvido nos preparativos para festejar este recomeço simbólico. A não ser que você não tenha amigos, nesse caso você deve estar chorando em posição fetal, sentimos muito inclusive. Mas voltando ao primeiro caso, que é sobre pessoas que mantêm relações sociais, elas precisam vestir uma roupa pra sair para os festejos, mesmo que essas roupas se percam em uma noite insana.

De acordo com as pessoas que entendem de moda, que não é o caso da repórter, o tradicional branco já foi regra e hoje, na hora de se vestir para comemorar a chegada do novo ano, vale aderir ao dourado, azul, vermelho, laranja e até ao preto, sendo que cada uma dessas cores carrega consigo significados específicos.

Um fator sempre levado em consideração na escolha das vestes, para a virada desse arbitrário ano ocidental, são os significados das cores. Começando pelo mais tradicional, o branco remete a paz, calma, pureza e também repele as energias negativas, enquanto o dourado, cor do ouro, representa riqueza, luxo e sucesso.

Já as peças da cor rosa simbolizam o amor e o romantismo e as vermelhas significam paixão, desejo e conquista. Já a cor laranja é para aqueles que querem muita ousadia e vitalidade no próximo ano e o azul para os que buscam dias tranquilos e cheios de serenidade. O lilás traz uma espiritualidade leve e, a cor da esperança, verde, também promove sorte, confiança e crescimento. O preto não precisa ser temido, ao contrário do que se pensa, atrai decisão e independência.

A estudante de Design de Moda da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Ana Machado afirma que é possível montar looks lindos e coloridos para o réveillon, do básico ao mais chique. Ela montou uma série de looks com peças vendidas nas lojas do Shopping Estação Goiânia, unindo preços acessíveis com o que está na moda. “O metalizado e as estampas listradas de branco e preto ou branco e azul estarão nas vitrines deste final de 2016 e começo de 2017. Os brasileiros gostam de usar roupas coloridas e especialmente neste final de ano o azul serenity está muito em alta”, diz.

Segundo a proprietária da loja Adara do Shopping Estação Goiânia, Kelly Oliveira, as pessoas já não se prendem muito à questão do branco para o réveillon. Ao renovar seu estoque para as vendas de final de ano, todas as cores foram incluídas e estão sendo procuradas. “As clientes se preocupam mais com as tendências, principalmente com as divulgadas nas mídias sociais. Elas já vêm até com a foto do que querem comprar”, conta.

Ana Machado percebe que geralmente usa-se branco no réveillon quando a festa exige, porém, essa época costuma ressaltar as superstições e as pessoas se interessam mais pelo fato do que a cor carrega de aspectos positivos para o ano que se aproxima. “No mínimo uma lingerie de cor específica a pessoa escolhe especialmente para a virada”, afirma.

Assim como os looks, as lingeries também são muito importantes na hora de compor o modelo de final de ano. As consumidoras continuam buscando peças nas cores branca e dourada, conta Leide Dias, da loja Itana Lingerie, “mas o público também tem pedido muito os conjuntos nas cores da moda como o roxo, o flamingo e o rosa chá”, complementa.

Para a consultora de moda do Outlet Premium Brasília, Bia Kawasaki, é preciso, antes de mais nada, decidir qual tipo de festa e local vai passar o Ano Novo. “Looks formais, informais, vestidos, calça shorts, longo, curto… Tudo é permitido nos eventos de réveillon, mas, para não exagerar ou ficar simples demais, tenha em mente pelo menos dois locais onde pretende passar a virada”, sugere. Mas lembrando, o importante é perder a compostura e celebrar o recomeço mesmo que de bermuda e chinelos, que é o look pelo qual optarei.

7-3

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias