Economia

Apesar de queda de 3% neste Natal, Alshop prevê melhora nas vendas em 2017

Redação DM

Publicado em 26 de dezembro de 2016 às 22:44 | Atualizado há 9 anos

Nesta segunda-feira (26/12), a Associação Brasileira de Lojista de Shopping (Alshop) anunciou o Natal de 2016 como o mais fraco da história recente no ramo. Responsável pelo monitoramento dos dados do setor desde 2004, a entidade afirma que nunca houve um resultado de queda nominal de vendas tão significativa como registrado este ano.

A queda de vendas nos shoppings em 2016 foi de 3%. Em 2014, as vendas na época de Natal registraram um aumento de 3% em relação a 2013 e, em 2015, já houve queda de 2,8%. De acordo com o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, o final de ano foi sempre marcado pelo aumento de vendas superior ao crescimento da economia no ano correspondente.

O levantamento da Alshop não considera a inflação do período. Em termos reais, essa redução seria maior, visto a inflação acumulada de 6,58%, conforme o IPCA-15. Entretanto, Nabil prevê melhora nas vendas em 2017, visto a redução da taxa básica de juros, Selic, e das taxas de juros no cartão de crédito, o que estimula as vendas.

O presidente da Alshop vê ainda com otimismo as vendas no setor em 2017 devido a possibilidade de saques em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o que segundo a entidade, pode melhorar o sentimento das famílias e estimular o consumo.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia