Economia

Nova Honda CRF1000L Africa Twin: Ideal para longos trechos off-road

Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2016 às 15:55 | Atualizado há 4 meses

Norton Luiz
Editor de Veículos

Sucessora da XRV 650V, a nova Honda CRF1000L Africa Twin, modelo on-off-road de alta cilindrada já está sendo comercializada no mercado nacional em duas versões: a Africa Twin ABS e a Africa Twin ABS Travel Adventure. Ambas custam, respectivamente, R$ 64.900,00 e R$ 74.900,00. Ela traz novos conceitos de design, ciclística e mecânica totalmente distintos. Apresentada como protótipo no Salão de Milão, na Itália, em 2014, a CRF 1000L deu as caras no mercado europeu um ano depois e, em curto espaço de tempo, tornou-se referência de vendas e paixão dos motociclistas.

Fabricada em Manaus e ideal para longos trechos off-road, a CRF1000L se destaca na dianteira por conta da carenagem frontal esguia, integrada a um para-brisa, com regulagem de altura e prático para viagens. Por serem partes de uma peça única, trazem um visual limpo e uma aerodinâmica mais eficiente, reforçada por duas pequenas entradas de ar que têm a função de canalizar melhor o fluxo em velocidades mais altas. O tanque de combustível tem capacidade de 18,8 litros, sendo que 3,6 litros são de reserva.

O conjunto óptico duplo e luzes de direção têm lâmpadas LED, assegurando mais luminosidade, eficiência e durabilidade. Destaque ainda para as carenagens da bengala, utilizadas em modelos da década de 1980. O painel de instrumentos é digital, em LCD, com dois mostradores amplos e visualização garantida mesmo em situações de alta luminosidade. As informações estão dispostas verticalmente, assim como ocorre nos modelos de rali, o que permite rápida e fácil visualização.

A parte de cima do mostrador LDC apresenta todas as informações essenciais de velocidade, rotação do motor e relativas ao combustível. Na parte inferior estão o hodômetro, relógio, computador de bordo e indicadores de marcha, temperatura ambiente e combustível, cujas informações podem ser alteradas por meio do cursor.

Em seu nível mais alto, o assento da CRF1000L está a 870 mm do solo. Porém, os motociclistas de menor estatura poderão diminuir essa altura em 20mm, fixando-a em 850 mm em seu ponto mais baixo. O modelo possibilita total integração entre as necessidades do on-road e off-road. Com uma altura livre do solo de 250mm (característica fundamental em uma motocicleta on-off-road), terrenos em desnível não são obstáculos para o modelo.

Há também a ativação do controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control). Neste sistema é possível selecionar quatro níveis de controle: 1, 2, 3 e Off (desligado). A intensidade diminui à medida que os níveis aumentam, permitindo quantidades crescentes de derrapagens da roda traseira. A versão Travel Adventure traz alças, apoios e pontos de fixação para malas e bauletos, itens que garantem uma viagem muito mais prática e prazerosa.

Totalmente novo e exclusivo, o motor da CRF1000L Africa Twin é um bicilíndrico, com pistões em paralelo e movido a gasolina, com deslocamento de 999,1 cm³, comando Unicam, quatro válvulas por cilindro nos cabeçotes e virabrequim a 270º. Esse propulsor rende 90,2 cv a 7.500 rpm de força com torque de 9,3 kgf.m a 6.000 rpm. A injeção programada de combustível PGM-FI, duas velas por cilindro e a ignição de comando duplo e sequencial permitem obter uma combustão perfeita. A caixa de seis velocidades conta com novo design, e transmissão final feita por corrente. Com relação mais curta, oferece respostas rápidas e mais agilidade.

O chassi da CRF1000L Africa Twin é de aço, com berço semiduplo (semelhante ao usado na CFR450R Rally), e subframe traseiro também do mesmo material, com boas respostas a torções e rigidez estrutural. As rodas da CRF10000L Africa Twin seguem visual com apelo off-road, inspirado em sua antecessora. Produzidos em alumínio, possuem estrutura raiada e contam com pneus 90/90-21 (dianteiro) e 150/70-18 (traseiro). As cores disponíveis para as duas versões são Vermelha, inspiradas nas CRF´s Rally e Branca (Tricolor inspiradas nas cores da HRC).

Na frente, a suspensão possui garfo invertido com curso de 230 mm e possibilidade de ajustes de acordo com o tipo de uso e perfil de pilotagem. A suspensão traseira é do tipo monoamortecida da Pró-Link da Showa, com curso de 220 mm e opções de ajustes na pré-carga da mola. A bengala em alumínio propicia baixo peso com ótima absorção de impactos. O freio dianteiro possui disco duplo de 310 mm e pinças radiais de quatro pistões (dianteira).

Na traseira o disco é simples de 256 mm, derivado da CRF 450 Rally, com nova furação e formato para oferecer uma frenagem mais segura. Outra novidade exclusiva do modelo são os cubos dos discos de freio, agora fundidos em alumínio, que contribuíram na redução de peso. O sistema ainda está equipado com freios ABS (anti-travamento), que traz maior segurança principalmente em pisos escorregadios e pode ser ligado/desligado apenas na roda traseira.

CRF 1000 l

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias