Hyundai Creta chega ao mercado com pinta de quem vai incomodar a concorrência
Redação
Publicado em 8 de dezembro de 2016 às 02:12 | Atualizado há 5 mesesNorton Luiz
Editor de Veículos
Apresentado no Salão do Automóvel de Salão Paulo, o SUV compacto Hyundai Creta era uma promessa de lançamento no mercado brasileiro para o começo do ano. Agora já é realidade. A novidade acaba de ser apresentada e as vendas começam na segunda quinzena de janeiro próximo. Produto global da marca, o Creta, que está sendo produzido na fábrica de Piracicaba, interior de São Paulo, chega em cinco versões de acabamento, com duas motorizações e transmissão manual e automática, além de uma versão específica para Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).
O design limpo, sem excesso de vincos, do modelo da marca sul-coreana é um detalhe a parte. Chama a atenção pela robustez e linhas suaves e modernas que transmitem agilidade e fluidez. É espaçoso e confortável no interior, além de estar dentro dos padrões de equipamentos e tecnologia dos utilitários esportivos compactos com os quais vai concorrer. As primeiras impressões apontam para um SUV que promete incomodar a concorrência no segmento onde a disputa é bastante acirrada.
Os preços do Creta, primeiro SUV compacto global da Hyundai, começam de R$ 72.990, para a versão de entrada Attitude, com motorização 1.6, câmbio manual, e vão até 99.490, na versão topo de linha, a Prestige 2.0, com câmbio sequencial automático. Nas versões intermediárias Pulse 1.6, (manual), Pulse 1.6 (automático) e Pulse 2.0, (automático), os preços são, respectivamente, de R$ 78.290, R$ 85.240 e 92.490. Tanto o câmbio manual quanto o automático são de seis marchas.
Os propulsores, com duplo comando de válvula continuamente variável, por sua vez, rendem 123 cv de potência (gasolina) e 130 cv (etanol) no 1.6 e 156 cv de potência (gasolina) e 166 cv (etanol) no 2.0. O conjunto de tecnologia disponibilizado no Creta, nome alusivo à ilha grega, localizada no Mar Mediterrâneo, é outro fator que fortalece o modelo no mercado para brigar diretamente com SUVs como o Jeep, Nissan Kicks, Honda HR-V e Chevrolet Tracker. A versão para PNEs é a Attitude 1.6, que custa R$ 69.990.
O Hyundai Creta vem de série, em todas as versões, com sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, direção elétrica progressiva, moldura cromada na tampa do porta-malas, lanternas Clear Type, retrovisores externos na cor da carroceria com luz indicadora de direção, barras de teto longitudinais na cor prata, acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna B, pomo da alavanca de câmbio de couro, detalhes pintados de prata no volante, painel e console, detalhe em cromo acetinado no freio de mão, maçanetas internas em cromo acetinado, monitoramento de pressão dos pneus, alerta sonoro de não-colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro dianteiro, alerta visual de portas e porta-malas abertos.
E ainda: travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras, limpador e desembaçador do vidro traseiro, Isofix com top tether para cadeirinhas, destravamento automático das portas em caso de acidente, cintos de segurança dianteiros de três pontos com pré-tensionador e ajuste de altura, cintos de segurança traseiros de três pontos, alarme, alerta sonoro de travamento das portas, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível e bipartido 60/40, porta-revista no encosto do banco do passageiro, duas tomadas de 12 volts no console central, porta-óculos no console de teto, espelho com iluminação no para-sol para motorista e passageiro, iluminação no porta-malas, apoio para o pé esquerdo do motorista, comando interno de abertura do tanque de combustível e quatro alto-falantes.
Como opcionais para as configurações mais caras estão os faróis com projetores de luz diurna DRL de LED, faróis de neblina e as rodas de liga-leve diamantadas de 17 polegadas. A versão Prestige 2.0 automática, a mais completa, inclui também bancos com ventilação no assento e no encosto e farol com iluminação direcional (Cornering Lamp). Traz ainda seis airbags, sendo dois duplos frontais, dois laterais de tórax, dois de cortina e os bancos e o painel são na cor marrom.
Nas demais versões, que receberam cor preta interna, os airbags são duplos frontais. Exceto a versão de entrada Attitude, todas as outras contam com sistema completo de segurança ativa, como controle de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), gerenciamento de estabilidade (VSM), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e faróis de neblina dianteiros.
Conectividade e entretenimento
O Creta ganhou uma nova central multimídia BlueNav, disponível como item de série para a versão Prestige. O equipamento tem tela touchscreen de 7 polegadas, navegação GPS embarcada, compatibilidade com Apple CarPlay e Google Android Auto, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 Player, reprodutor de fofos e vídeos, conexões USB/iPod e AUX, microfone no teto, e comandos de áudio e Bluetooth no volante.
Para as demais versões, são oferecidos sistemas BlueAudio, que traz tela LCD de 3.8 polegadas, com iluminação em fundo preto e informações em branco, facilitando a leitura á noite. As versões vêm também com comandos no volante, conexão Bluetooth para telefonia e streaming de áudio, acesso a agenda do celular, conexões USB/iPod w AUX e banda xs rádio AM/FM.
O porta-malas tem capacidade para 431 litros, mas com os bancos rebaixados o compartimento é ampliado para 1.425 litros. O compacto da Hyundai, fabricado sobre a plataforma do Elantra, mede 4,27 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,64 m de altura e 2,59 m de entre-eixos. Na apresentação do carro, falou-se numa estimativa de vendas de 3 mil carros por mês e de levar o Creta a figurar entre os três SUVs compactos mais vendidos do mercado.
Testado num trecho de 55 km pelas ruas de Florianópolis, o Creta Prestige, com motorização 2.0, automático, mostrou-se eficiente, silencioso e bastante confortável. A versão Pulse com motor 1.6, automática, percorreu a mesma distância e deixou claro seus atributos que podem render pontos favoráveis no mercado. Daí, a afirmação feita lá em cima de que o Creta tem tudo para incomodar no competitivo segmento dos SUVs.