Opinião

Pátria amada Brasil, Pátria lavada Brasil!

Redação DM

Publicado em 11 de novembro de 2016 às 02:02 | Atualizado há 9 anos

Ouviram de Curitiba às margens plácidas, de uma justiça heroica o brado retumbante e o sol da isonomia, em raios fúlgidos, brilhou no céu de Curitiba nesse instante. Se o penhor dessa justiça conseguirmos conquistar com braço forte, em teu seio, ó juridicidade, desafia o nosso peito a própria morte, ó pátria lavada, justificada, salve, salve Curitiba.

A operação Lava Jato, com todas as suas excepcionalidades, vem transformando o Brasil e isso por seus operadores cumprirem à risca suas atribuições e se prontificarem a praticar a lei estritamente, tratando todos, absolutamente todos, em igualdade perante a lei, colocando corruptos atrás das grades, atingindo políticos dos mais altos escalões, de maneira geral, limpando o Brasil, extirpando políticos  sem compromisso com a verdade, o bem comum e a justiça.

A apelidada república de Curitiba, que se olharmos dessa ótica tem como presidente o brilhante juiz federal Sérgio Moro, como vice presidente o procurador da república Deltan Dallagnol e como demais integrantes desse governo os outros operadores da lava jato, não está somente punindo quem nunca antes se imaginou, como também está deixando um legado (jurisprudências) para os próximos juízes, procuradores, delegados e investigadores.

O congresso nacional, a câmara dos deputados temem a lava jato, aqueles que tinham paz, que não se preocupavam com a punição, que tinham como desculpa o jeitinho brasileiro e corrompia, roubava, articulava o errado e que tinham como lema “aqui é Brasil, o país da impunidade, não precisa se preocupar” estão tendo que rever seus conceitos, estão tendo que recuar, mudar a trajetória porque tem uma justiça competente a espera de um deslize para vigorar. Obviamente não está tudo resolvido, ainda há muito a se descobrir, muito a quem se punir, mas mesmo se fosse interrompida agora, já se tinha o que comemorar, nunca se teve tanto dinheiro recuperado, tanto político e envolvidos presos, nunca uma operação ou um juiz ganhou tanto destaque, dar-se-á então que o sucesso da Lava Jato é construído dia a dia, fase a fase e cada vez com contornos mais inescrupulosos.

Meio a tanto sucesso e tamanha competência, ainda há pessoas que insistem em criticar a Lava Jato, parecem não terem apreço pela verdade, parecem não desejarem a justiça plena no Brasil, essas pessoas são raras, mais existem, são pessoas que não aceitam que os ideais tão amados e tão venerados por eles, na verdade não passavam de castelos de areia, que ruiu e desmoronou meio a tantas mentiras. Como Vladimir Netto trouxe em sua obra chamada Lava Jato, o psicanalista Freud e sua discípula Ana, que também é sua filha, classificam isso como negação, ou seja, o indivíduo se nega a aceitar que suas convicções estavam erradas.

Isso é perigoso, a vida pode não dar outra chance ao Brasil, pessoas assim tem poder de votar e podem colocar o inadmissível no poder novamente, por mais que em uma esfera menor. Felizmente não foi o que aconteceu nas últimas eleições municipais, já que os partidos envolvidos nos escândalos foram humilhados e perderam grande parte do poder, porém a vitória contra esse tipo de gente está longe e por mais que a justiça está caminhando a passos largos, é necessário que se acompanhe e que se apoie operações como essa, para que um dia, quem sabe, pode-se ter orgulho da política e dos políticos brasileiros, a quem tem-se um dever tão nobre e uma atuação tão desprezível, com raríssimas exceções.

A Lava Jato passou e passa por lugares nunca imaginados, traz a engenhosidade, a criatividade dos políticos ladrões e mostra que os eleitores não erraram ao votar em certas pessoas, se levaram em conta a inteligência, o que não se podia imaginar é que essa inteligência serviria para planejar roubos, organizar quadrilhas, esquematizar lavagem de dinheiro, arquitetar projetos de poder, denigrir e derrubar adversários políticos em ascensão ou por vingança , como foi o caso de Lula que ao surgir o caso Cachoeira em Goiás, tentou com todas as suas forças relacionar e incriminar o competente e excelentíssimo governador do Estado de Goiás Marconi Perillo, como forma de vingança por Marconi, enquanto senador da República, ter avisado sobre o mensalão e assim ter dado início a revelação de quem era Lula e o PT, conforme foi delatado pelo ex-senador da República Delcídio do Amaral para os investigadores da Lava Jato. São atitudes como a de Lula que faz com que o povo apoiem a lava jato, é a maneira mais eficaz de lutar pelo Brasil, tirar quem usurpa o poder através da justiça, essa na qual, que tem a função de justificar o povo e cumpre com essa obrigação, ao contrário dos governantes corruptos, que ao invés de usarem sua inteligência e criatividade para o bem do povo, assaltam os cofres públicos e consequentemente seus próprios eleitores.

Percebe-se ao longo da lava jato que ainda há pessoas preocupadas com o bem do povo no Brasil, como é o caso do excepcional ministério público, da competente polícia Federal e todos os seus efetivos, que usam de sua competência para fazer o certo. E que revolução esse ato de fazer o bem através da competência está fazendo em? Isso mostra o quão competente é uma parte do judiciário brasileiro, que não mede esforços para fazer valer a justiça plena no Brasil. Justiça, essa é a palavra que políticos corruptos temem e por isso ataca o juiz Sérgio moro e toda a operação, que não olha para o cargo ocupado do investigado, mas sim para os ilícitos cometidos.

Muito se fala no preconceito que o centro-oeste, sul e sudeste tem pelo sofrido nordeste, e isso é verdade, infelizmente, entretanto o que absolutamente ninguém se fala é o preconceito que Lula e outros críticos de moro vem tendo com sua terra natal, Curitiba. O impressionante é que o maior dos nordestinos, Lula, é o grande criador desse preconceito cultural e tudo porque um juiz está cumprindo o seu papel com competência, fazendo valer o tratamento de excelência que leva, competência essa que traz sua popularidade e a personificação da Lava Jato em sua ilustre figura, mesmo não sendo só ele o responsável pela esplêndida operação.

O desejo de todos que querem o melhor para o Brasil, que querem uma limpeza especializada, o desejo de quem não se horroriza com a condução coercitiva de um ex-presidente, que não se escandaliza com a prisão de um presidente da Câmara é o de que a lava jato e toda a sua condução seja o início de uma grande fase no Brasil, fase crucial para a melhoria na política brasileira, passo inicial de una nova visão do judiciário brasileiro, que nessa nova visão se empenha ao máximo para simplesmente cumprir com suas obrigações com a competência necessária, o desejo que  a Lava Jato deixe de ser exceção e passe a ser a regra, que a república de Curitiba vire a república federativa do Brasil.

E que o Brasil, de justiça eterna seja símbolo, que o Direito que ostenta igualitário realce a punição ainda flâmula, buscando a glória no futuro para sucumbir o desastre do passado. Se ergues da justiça a clava forte, verás que os sérgios moros não fogem à luta, nem temem quem te odeia e deseja sua morte, dos filhos destas jurisprudências és mãe gentil, pátria lavada Brasil!

 

(Pedro Henrique Lima de Souza, estudante de Direito)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias