Polícia prende suspeitos de rombo de R$ 1 milhão com alvarás falsos
Redação DM
Publicado em 4 de novembro de 2016 às 21:57 | Atualizado há 10 anosNesta sexta-feira (04/11), a Polícia Civil apresentou a organização criminosa que há dois anos agia junto ao Poder Judiciário de Goiânia falsificando 11 alvarás e levantando mais de R$ 1 milhão em contas judiciais ilegalmente. A operação foi nomeada “Mendacium” e aconteceu em Goiânia, Aparecida de Goiânia e em Barra do Garça (MT).
O grupo era liderado por dois bacharéis em direito, Ricardo B. R. e Rondriander L. C. Ambos atuavam como advogados para concretizar o crime. O delegado Rômulo Figueredo Matos, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (Decarp), conta que os suspeitos tinham acesso às contas judiciais na sala da OAB-GO, no Fórum.
De acordo com o delegado, os suspeitos chegavam a procurar no lixo os extratos de movimentação de processos na sala da OAB-GO e depois de identificar os processos, Ricardo e Rondriander obtinham indevidamente a senhas dos estagiários na secretaria do Fórum.
“Um deles, como já trabalhou no Poder Judiciário, sabia manusear o Sistema de Primeiro Grau (SPG) e, então, confeccionavam um alvará judicial falsificado com a troca dos nomes das partes envolvidas. Por fim, ainda havia o processo de falsificação da assinatura do juiz”, conta o titular da Decarp.
Ricardo e Rondriander foram presos em abril deste ano por causarem prejuízo de R$ 214 mil. Eles filmaram com um celular a estagiária digitando a senha durante o atendimento. Daí, eles substituíram os nomes as partes envolvidas nos processos e acessavam os depósitos judiciais.
A polícia indica que seis pessoas estejam envolvidas no esquema. Até o momento apenas três estão presas e vão responder por falsificação de documento público, estelionato, falsidade ideológica, associação criminosa e subtração ou inutilização de livro ou documento.