Abrakadabra, a grande noite mágica
Redação DM
Publicado em 15 de agosto de 2018 às 00:25 | Atualizado há 7 meses
A prática da ilusão com o objetivo de encantar e divertir é coisa antiga da humanidade. Em um papiro egípcio escrito em 2000 a.C. falava-se de uma apresentação de magia. O documento relata o desempenho de um mágico diante da corte do faraó Kéops. “Não é raro observar adultos assistindo tais apresentações, talvez pelo caráter lúdico ou impactante das realizações impossíveis. É provável que a justificativa para isso seja a carência da humanidade em se encantar, acreditar e voltar a sonhar como criança”, explica a organização da Umago.
A equipe da Umago (União dos Mágicos de Goiás), para alimentar a magia no coração de crianças de todas as idades, promove nos dias 17, 18, 19 e 25 de agosto a maior turnê teatral com show de mágicas já realizada no Estado de Goiás. A jornada é nomeada “Abrakadabra, a Grande Noite Mágica”. Inhumas será a cidade de estreia. No dia seguinte, Anápolis e na sequência Goiânia. As apresentações na capital serão em dois finais de semana diferentes. “Justamente com o propósito de preencher essa lacuna local pretendemos trazer essa tradição que tanto encanta a plateia mundial para Goiás”, elucida a Umago.
A equipe conta sobre a importância dessa expressão artística na história: “Os shows de mágicas em teatros lotam estabelecimentos de várias cidades do mundo ao longo de séculos. No século III a.C., o filósofo Sêneca descreveu em suas epístolas as apresentações públicas de mágicos que encantaram pessoas com a rotina conhecida por covilhetes americanos (ou Cups and Balls)”.
“Aqui no Brasil existem algumas datas tradicionais e eventos principalmente ocorridos nos fins de semana com mágicas nos teatros, tais como em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O primeiro grande show coletivo de mágicas realizado em teatro em Goiás foi o ocorrido no dia 13 de outubro do ano passado, no Teatro Goiânia, contando com a participação de um mágico espanhol”, explana a Umago sobre a construção de um cenário tradicional de magia no Brasil.
Diversos estilos de técnicas da arte mágica podem ser apresentados nos shows em teatros, tais como a grande ilusão (salão/palco), close up (na cara do freguês), cômico (com ou sem esquetes), rotinas de ilusionismo, mentalismo, hipnose, manipulação, escapismo, etc. Normalmente os shows costumam ser interativos, impactantes e ficam marcados nas memórias de quem os assistem.
ATRAÇÕES
No show Abrakadabra, a Grande Noite Mágica, a atração internacional é o mágico europeu Oderges, com nove anos de carreira profissional. Ele é membro do Club Mágica de Luxemburgo. Já se apresentou para públicos de diferentes idades e países. O destaque nacional é o mágico Capitão Jack, do Rio Grande do Norte, profissional há sete anos e artista do Circo Grock. Já se apresentou em diversos programas televisivos e foi campeão na categoria mágica de palco no Fenoma (Festival Nodeste de Mágicos) em 2015. Outro destaque nacional é o paulista mágico New, veterano com mais de 20 anos de carreira, sendo especialista em público infantil e em ilusionismo com pombos, tendo também se apresentado em programas televisivos.
O show conta com cinco atrações locais. O mágico tio Leo, também conhecido na literatura como Leonardo Teixeira, é hipnólogo, cronista de jornais, autor de sete livros premiados, CD e filmes, sendo membro da União Brasileira de Escritores e mágico profissional há quatro anos. O ilusionista Hawey, profissional há oito anos, sendo também especialista em close up. Jorge Sorus, mágico, ilusionista, ator, músico e hipnólogo, profissional há sete anos na área de entretenimento. Tom Astro, mágico profissional há mais de 10 anos e especialista em mágica de rua (street magic). Mister Sam, mágico veterano, com mais de 15 anos de profissão, tendo se apresentado em vários circos da região.
SERVIÇO
Evento: Abrakadabra, a grande noite mágica
Quando:
– 17/08/18, às 20h – Inhumas – auditório da Prefeitura
– 18/08/18, às 20h – Anápolis – Teatro São Francisco
– 19/08/18, às 18h – Goiânia (Teatro Sesi – Ferreira Pacheco)
– 25/08/18, às 19 h – Goiânia (Goiânia Ouro)
[Única apresentação em cada cidade]
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Pontos de venda:
Bilheteria dos eventos
Em Anápolis: iSystem e Opção ótica
Em Goiânia: Bilheteria dos eventos, Hocus Pocus (Centro), Eldorado Food Park (Celina Park) e Joe’s Barbearia Setor Marista)