Opinião

Autoconhecimento e empreendedorismo feminino

Redação DM

Publicado em 14 de agosto de 2018 às 22:31 | Atualizado há 7 anos

Vi­ve­mos em uma so­ci­e­da­de plu­ral em que to­dos os di­as so­mos con­fron­ta­dos com uma imen­si­dão de pos­si­bi­li­da­des. No uni­ver­so fe­mi­ni­no pa­re­ce que es­tas pos­si­bi­li­da­des se mul­ti­pli­cam. So­mos ins­pi­ra­das ou in­ti­mi­da­das pe­la mo­da, pe­los pa­drões, pe­los so­nhos e ain­da pe­las pers­pec­ti­vas de em­pre­en­der.

Afi­nal qual o sen­ti­do de em­pre­en­der? Tan­to se fa­la, tan­to se vê, mas qual o seu re­al pro­pó­si­to em es­pe­ci­al pa­ra as mu­lhe­res? Se en­ten­der­mos em­pre­en­der em seu sen­ti­do de co­lo­car em prá­ti­ca é pre­ci­so ter cla­re­za do que se quer exe­cu­tar, fa­zer ou efe­tu­ar; se o sen­ti­do for a re­a­li­za­ção de uma ta­re­fa di­fí­cil, en­tão ne­ces­sá­rio se faz ter con­vic­ção em que apos­tar, co­mo ar­ris­car ou o que co­me­çar.

É co­mum as­so­ciar em­pre­en­de­do­ris­mo com rup­tu­ra. Ter­mi­nar o que es­ta­mos fa­zen­do pa­ra ini­ci­ar al­go to­tal­men­te no­vo e di­fe­ren­te. Na ver­da­de, em­pre­en­der é co­mo vi­ver. A Vida po­de ser le­ve! De­pen­de de co­mo a vi­ve­mos. Se pa­ra al­guns po­de pa­re­cer uma mu­dan­ça ra­di­cal, pa­ra ou­tros sig­ni­fi­ca ape­nas sin­to­ni­zar a me­lo­dia. É pre­ci­so sa­ber em que vo­lu­me gos­ta­mos de ou­vi-la e qual o es­ti­lo mu­si­cal pa­ra ca­da mo­men­to. Po­rém, se eu não sei que mú­si­ca eu gos­to, qual­quer rit­mo ser­ve e não le­vo a Vida ela me le­va.

En­fim, es­tas re­fle­xões nos re­me­tem a um prin­cí­pio ele­men­tar, au­to­co­nhe­ci­men­to! Co­nhe­ce­mos tan­to de va­ri­a­dos te­mas, nas­ce­mos cu­ri­o­sos e a me­di­da que o tem­po pas­sa di­re­cio­na­mos ou per­de­mos boa par­te des­ta cu­ri­o­si­da­de. Pa­ra as mu­lhe­res pa­re­ce que es­ta bus­ca se tor­na ain­da mais de­sa­fi­a­do­ra, quan­do além do co­nhe­ci­men­to te­mos que ser exi­to­sas no que co­lo­car­mos em prá­ti­ca. Aí es­tá o gran­de de­sa­fio… se­rá que co­nhe­ce­mos tan­to de tan­tas coi­sas e nos es­que­ce­mos da prin­ci­pal? Quem eu re­al­men­te sou? O que re­al­men­te que­ro? O que de fa­to me im­por­ta?

Em­pre­en­der em uma mul­ti­dão de dú­vi­das cer­ta­men­te não nos le­va­rá a um lu­gar de des­can­so. A apren­di­za­gem so­bre quem nós so­mos é con­tí­nua, mas se não co­nhe­cer­mos o que é ele­men­tar à jor­na­da da vi­da se­rá mais pra­ze­ro­sa e não can­sa­ti­va. Ris­cos sem­pre exis­ti­rão, er­ros tam­bém, ali­ás se er­ros acon­te­ce­rem o olhar pa­ra os mes­mos de­ve­rá ser o de pon­to de par­ti­da pa­ra no­vos apren­di­za­dos e no­vas con­quis­tas.

As­sim au­to­co­nhe­ci­men­to é o pon­to de par­ti­da pa­ra quem de­se­ja em­pre­en­der. Mu­lhe­res vi­si­o­ná­rias olham pa­ra a fren­te e en­xer­gam um uni­ver­so de pos­si­bi­li­da­des. Mu­lhe­res em­pre­en­de­do­ras olham pri­mei­ra­men­te pa­ra den­tro de si. Des­co­brem quem são e com­pre­en­dem co­mo se­rá a es­tra­té­gia pa­ra a con­quis­ta.

Mais que uma pos­si­bi­li­da­de, o au­to­co­nhe­ci­men­to é a pri­mei­ra es­tra­té­gia pa­ra quem de­se­ja em­pre­en­der. So­men­te a cla­re­za so­bre quem se é po­de­rá au­xi­li­ar nas es­co­lhas, no ca­mi­nho, nas fer­ra­men­tas. En­ten­der em­pre­en­de­do­ris­mo não ape­nas sob o pris­ma pro­fis­si­o­nal, mas no âm­bi­to pes­so­al. Em­pre­en­de­do­ra é to­da mu­lher que en­xer­ga a vi­da co­mo um oce­a­no de pos­si­bi­li­da­des, no en­tan­to es­co­lhe o me­lhor bar­co que pos­sa le­vá-la ao des­ti­no que ela es­co­lher. Em­pre­en­der é, por­tan­to, um es­ti­lo de vi­da, já que to­dos os di­as acor­da­mos com inú­me­ros de­sa­fi­os e se eu me co­nhe­ço com cer­te­za to­dos eles se­rão su­pe­ra­dos com ma­es­tria e dig­ni­da­de!

 

(Gláu­cia Yos­hi­da, mas­ter co­ach ICI, dou­to­ra e mes­tre em Edu­ca­ção. Es­pe­cia­lis­ta em Psi­ca­ná­li­se e In­te­li­gên­cia Mul­ti­fo­cal, es­pe­cia­lis­ta em De­sen­vol­vi­men­to Hu­ma­no e Psi­co­lo­gia Po­si­ti­va)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias