Opinião

Promessa

Redação DM

Publicado em 13 de agosto de 2018 às 22:10 | Atualizado há 7 anos

A cam­pa­nha elei­to­ral vai pe­gan­do em­ba­lo e che­ga­mos à fa­se das pro­mes­sas. Dá gos­to ver o can­di­da­to la­vrar co­mo po­de o dis­cur­so e vir a pú­bli­co plan­tar sua se­men­te. Sen­do nos­so pa­ís a ter­ra do jei­ti­nho em que se plan­tan­do tu­do dá, por que não?

Elas -e eles – pu­lu­lam ines­pe­ra­dos no bre­jo da mes­mi­ce. Tem quem pro­me­te Hos­pi­tal das Al­mas, co­mo se bas­tas­se mu­dar o no­me pa­ra re­sol­ver o pro­ble­ma da po­pu­la­ção go­i­a­na. Tem quem pro­me­te re­to­mar de cho­fre as mais de 200 obras pa­ra­das no Es­ta­do (DM, 13/08). E tem lá na Es­pla­na­da quem pro­me­te gas­oli­na a 50%.

A fa­se das pro­mes­sas é a mais vi­sí­vel das eta­pas de uma cam­pa­nha, que tem co­mo pre­ce­dên­cia a ar­di­lo­sa fa­se ju­rí­di­ca, al­gu­mas fa­ses ocul­tas e ou­tras que bem sa­be­mos que não são fa­ses, mas per­ma­nên­cias: quan­do che­ga­mos a elas já é tar­de. Ge­ral­men­te ao aves­so das pro­mes­sas, as per­ma­nên­cias se trans­for­mam em po­de­ro­sos de­ter­mi­nan­tes que pas­sam a mol­dar nos­sas vi­das, ge­ral­men­te pa­ra pi­or.

É a mes­ma e ve­lha his­tó­ria do na­da é o que pa­re­ce. Por is­so pre­ci­sa­mos nos es­for­çar pa­ra uma mí­ni­ma re­fle­xão so­bre a fru­ga­li­da­de das pro­mes­sas e o re­cor­ren­te pa­ra­do­xo de que, sem elas, não con­se­gui­mos vi­ver. Já di­zia o ilu­mi­nis­ta Vol­tai­re (1778) que “os céus nos de­ram du­as coi­sas pa­ra com­pen­sar as inú­me­ras mi­sé­rias da vi­da: a es­pe­ran­ça e o so­no”. A jul­gar co­mo nos tem si­do o pro­ces­so po­lí­ti­co de avan­ços mui­tas ve­zes ilu­só­rios e re­cu­os in­sis­ten­tes, nos­so ca­so é de es­pe­ran­ça até ca­da elei­ção e de­pois um so­no de 4 anos.

A es­pe­ran­ça (a meu ver mais que o so­no) tem lá sua im­por­tân­cia, mes­mo sen­do ela o úni­co re­qui­si­to de um ter­ri­tó­rio fér­til pa­ra as pro­mes­sas mais vãs. To­le­ra­mos sa­ber que nes­te mo­men­to das cam­pa­nhas im­por­ta o con­ven­ci­men­to plan­ta­do a es­mo no ter­ri­tó­rio al­heio, mais co­nhe­ci­do co­mo cur­ral elei­to­ral, mes­mo que às aves­sas do adu­bo que lhe pos­sa dar al­gum fu­tu­ro.

Tais qua­is Anhan­gue­ras em bus­ca de gen­ti­os pa­ra co­lo­ni­zar na ur­na do tem­po de qua­tro anos, os po­lí­ti­cos tra­zem ago­ra sua ba­teia de se­men­tes pa­ra, em tro­ca das pro­mes­sas con­ti­das ne­las, ob­ter o ga­rim­po do vo­to. Im­por­tan­te em nos­sa de­fe­sa é sa­ber que só de­ve­mos acei­tar pro­mes­sas fac­tí­veis, por exem­plo, de quem tem opi­ni­ão pre­ci­sa ao me­nos so­bre o que vai pro­me­ter. Ta­re­fa di­fí­cil, pois o sor­ri­so é trei­na­do, o mo­do te­a­tral e o re­sul­ta­do, ain­da que ilu­só­rio, se­du­tor.

Fe­liz­men­te po­de­mos lan­çar mão de al­gu­ma ci­ên­cia. “Nin­guém sus­ten­ta fer­vo­ro­sa­men­te que 7×8 são 56, pois se po­de mos­trar que is­to é o ca­so”, ob­ser­va o es­pi­ri­tuo­so Ber­trand Rus­sell (1970). Ele nos dá uma boa pis­ta. As ar­ti­ma­nhas do con­ven­ci­men­to do in­ter­lo­cu­tor (leia-se, elei­tor) tan­to mais se apre­sen­tam quan­to mais se quer in­cu­tir opi­ni­ões que são du­vi­do­sas ou ver­go­nho­sa­men­te fal­sas.

Já ou­tras oca­si­ões nos exi­gem mais cui­da­do e o apri­mo­ra­men­to da nos­sa ci­ên­cia tão cur­ta pa­ra ta­ma­nha dis­si­mu­la­ção. A pri­mei­ra coi­sa é sa­ber se­pa­rar das pro­mes­sas as que são ape­nas pro­mes­sas e na­da mais. Pois pro­mes­sa que va­le a pe­na é aque­la que nas­ce pa­ra lo­go-lo­go dei­xar de sê-la.

Re­za a sa­be­do­ria po­pu­lar que pro­mes­sas de cam­pa­nha são em ge­ral os tú­mu­los dos po­lí­ti­cos, pe­na que es­tes se­jam ca­va­dos mui­to de­pois. Co­va bem fun­da e lar­ga já têm al­guns que, qua­is zum­bis, ain­da se­guem de pé e pro­me­ten­do por aí. Sem pa­re­cer em des­van­ta­gem, mes­mo ago­ra que vão às fei­ras, igre­jas lo­ta­das e ter­mi­nais de ôni­bus, os pro­me­teus de­sa­cor­ren­ta­dos pe­din­tes do nos­so vo­to es­tão lon­ge de per­der a es­por­ti­va.

To­do cui­da­do na li­da com eles his­to­ri­ca­men­te tem se re­ve­la­do pou­co, o po­vo sa­be. Bem sa­be e não apren­de. Bas­ta­ria pres­tar mais aten­ção. O sim­ples fa­to de os po­lí­ti­cos es­ta­rem fa­zen­do ago­ra su­as pro­mes­sas já in­di­ca a exis­tên­cia de dú­vi­da quan­to à sua con­cre­ti­za­ção. Só pro­me­te­mos aqui­lo que exi­ge um es­for­ço ex­tra de tra­ba­lho, que es­tá fo­ra da cur­va, do con­trá­rio fa­ría­mos sem pre­ci­sar pro­me­ter. E já es­tá com­pro­va­do que quan­to mais so­le­ne e en­fá­ti­ca é a pro­mes­sa, ju­ro que ago­ra é pa­ra va­ler!, mais du­vi­do­sa ela é.

Co­mo são mes­mo im­pre­vi­sí­veis -e in­cor­ri­gí­veis, po­de-se de­du­zir que o po­lí­ti­co gos­ta de li­dar com pro­mes­sas mais do que com re­a­li­za­ções, por­que es­tas são li­mi­ta­das pe­lo or­ça­men­to e quan­do não, pe­lo tem­po de po­der, en­quan­to as pro­mes­sas são ines­go­tá­veis qua­is nos­sos de­se­jos. É aí que en­tra o pro­ble­ma: o se­gre­do do po­lí­ti­co ar­di­lo­so é pres­sen­tir que te­mos mui­tos de­se­jos, for­man­do com eles o acer­vo de nos­sas fra­que­zas pa­ra seus cons­tan­tes ata­ques.

A pro­vo­ca­ção po­de ser uma boa ma­nei­ra de bus­car so­lu­ções. Fa­ço a mi­nha. Já se ten­do co­mo uma ver­da­de acei­ta que, em po­lí­ti­ca, o que im­por­ta é a ver­são, não o fa­to, che­ga­rá o dia em que im­por­ta­rá a pro­mes­sa mais do que sua re­a­li­za­ção?

O ser hu­ma­no que so­mos não nos per­mi­te du­vi­dar de na­da. É imen­sa nos­sa in­ca­pa­ci­da­de de cu­i­dar de nós mes­mos. Mas es­se é as­sun­to pa­ra uma ou­tra abor­da­gem, que se­ria so­bre o so­nho. Pois mais im­por­tan­te que tu­do é o so­nho. O so­nho se­rá sem­pre nos­so te­sou­ro. Não se dá a meio ter­mo. Não é pro­mes­sa, é ar­re­ba­ta­men­to. De­ve­mos fa­lar de­le ain­da an­tes de 7 de ou­tu­bro vin­dou­ro.

 

(Px Sil­vei­ra Ins­ti­tu­to Ar­te­Ci­da­da­nia, pre­si­den­te)


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