Opinião

Parábola dos dois filhos

Diário da Manhã

Publicado em 11 de agosto de 2018 às 21:31 | Atualizado há 7 anos

“Que vos pa­re­ce? Um ho­mem ti­nha dois fi­lhos. Che­gan­do-se ao pri­mei­ro, dis­se: ‘Fi­lho, vai tra­ba­lhar ho­je na vi­nha’. Ele res­pon­deu: ’Não que­ro’; mas de­pois, ar­re­pen­di­do, foi.

Di­ri­gin­do-se ao se­gun­do, dis­se o mes­mo. Es­te res­pon­deu: ‘Eu irei, se­nhor’; mas não foi.

Qual dos dois fez a von­ta­de do pai?”

Res­pon­de­ram-lhe: “O pri­mei­ro”.

En­tão Je­sus lhes dis­se: “Em ver­da­de vos di­go que os pu­bli­ca­nos e as me­re­tri­zes vos pre­ce­de­rão no Rei­no de Deus. Por­que Jo­ão veio a vós no ca­mi­nho da jus­ti­ça e não acre­di­tas­tes ne­le, en­quan­to os pu­bli­ca­nos e as me­re­tri­zes acre­di­ta­ram ne­le. Vós, po­rém, mes­mo ven­do is­so não vos ar­re­pen­des­tes de­pois, pa­ra acre­di­tar ne­le”. (Evan­ge­lho de Ma­teus, cap. 21, vv. 28 a 32).

 

A Pa­rá­bo­la dos dois fi­lhos re­pre­sen­ta o mo­do pe­lo qual a Jus­ti­ça Di­vi­na ope­ra di­an­te dos que fa­lam e dos que fa­zem. Je­sus re­al­ça a im­por­tân­cia das ati­tu­des no con­tex­to evo­lu­ti­vo por­que não adi­an­ta fa­lar, ter bo­as in­ten­ções e não pro­ce­der de acor­do com a Lei de Deus.

Je­sus nar­rou es­sa pa­rá­bo­la no Tem­plo de Je­ru­sa­lém aos prin­ci­pa­is sa­cer­do­tes, aos es­cri­bas e aos an­ci­ã­os do po­vo. A Pa­rá­bo­la apre­sen­ta três per­so­na­gens: o pai e os seus dois fi­lhos. Mais uma vez, Je­sus se uti­li­za do nú­me­ro três pi­ta­go­re­a­no pa­ra co­mu­ni­car e en­si­nar. Um pai con­vi­da os seus dois fi­lhos pa­ra o tra­ba­lho da vi­nha, ou se­ja, pa­ra o tra­ba­lho da evo­lu­ção es­pi­ri­tual, pa­ra a me­lho­ria de com­por­ta­men­to: “Fi­lho, vai tra­ba­lhar ho­je na vi­nha”. É um con­vi­te pa­ra ho­je e não pa­ra ama­nhã ou de­pois. Por­que a evo­lu­ção in­te­lec­to-mo­ral é per­ma­nen­te, não de­ve ser adi­a­da, é ur­gen­te, é pa­ra ho­je e to­dos os di­as.

O tra­ba­lho na vi­nha re­quer cui­da­do por­quan­to a plan­ta­ção de uvas é des­ti­na­da a pro­du­ção de uvas de me­sa, de pas­sa, de do­ces, de sor­ve­tes, de su­cos e de vi­nho. É um tra­ba­lho re­fi­na­do, exi­gen­te, po­rém, é re­com­pen­sa­dor. A uva é o sím­bo­lo da trans­for­ma­ção es­pi­ri­tual. Al­lan Kar­dec, na obra O Li­vro dos Es­pí­ri­tos, em Pro­le­gô­me­nos, tran­scre­ve a re­co­men­da­ção dos es­pí­ri­tos su­pe­ri­o­res, que uti­li­zam a ce­pa, ou o tron­co da vi­dei­ra, con­ten­do um ca­cho de uvas, co­mo sím­bo­lo do pro­ces­so evo­lu­ti­vo es­ta­be­le­ci­do por Deus, con­for­me as­se­ve­ra:

“Po­rás no ca­be­ça­lho do li­vro a ce­pa que te de­se­nha­mos, por­que é o em­ble­ma do tra­ba­lho do Cri­a­dor. Aí se acham re­u­ni­dos to­dos os prin­cí­pios ma­te­ri­ais que me­lhor po­dem re­pre­sen­tar o cor­po e o es­pí­ri­to. O cor­po é a ce­pa; o es­pí­ri­to é o li­cor; a al­ma ou es­pí­ri­to li­ga­do à ma­té­ria é o ba­go. O ho­mem quin­tes­sên­cia o es­pí­ri­to pe­lo tra­ba­lho e tu sa­bes que só me­di­an­te o tra­ba­lho do cor­po o Es­pí­ri­to ad­qui­re co­nhe­ci­men­tos” (KAR­DEC, Al­lan. O Li­vro dos Es­pí­ri­tos. Tra­du­ção de Guil­lon Ri­bei­ro. Rio de Ja­nei­ro: FEB, 2013, p.50).

Je­sus nar­ra que, ao con­vi­te do pai, os fi­lhos dão res­pos­tas di­fe­ren­tes. O pri­mei­ro, ou se­ja, o pri­mo­gê­ni­to, não quis tra­ba­lhar na vi­nha, mas, pos­te­rior­men­te, ar­re­pen­di­do da de­ci­são, com­pa­re­ceu ao tra­ba­lho. Ao con­trá­rio do ir­mão mais ve­lho, o fi­lho mais no­vo lo­go res­pon­deu afir­ma­ti­va­men­te ao con­vi­te do pai, mas não com­pa­re­ceu, ou se­ja, pro­me­teu e não cum­priu a sua pro­mes­sa de tra­ba­lho. Je­sus, en­tão, in­da­ga aos seus ou­vin­tes: “Qual dos dois fez a von­ta­de do pai?” Eles res­pon­de­ram: “O pri­mei­ro”. Des­se mo­do, Je­sus ob­tém a res­pos­ta de­se­ja­da por­que, co­mo diz o após­to­lo Ti­a­go (Tg 2:17): “A fé sem obras, es­tá mor­ta”. Não so­men­te a fé, mas tam­bém a obe­di­ên­cia, a boa in­ten­ção, as bo­as pro­mes­sas, ou qual­quer vir­tu­de sem tra­ba­lho, ou sem obras, não pro­mo­ve a evo­lu­ção do es­pí­ri­to.

Je­sus com­pa­ra o pri­mei­ro fi­lho aos sa­cer­do­tes, re­li­gi­o­sos e pes­so­as res­pei­tá­veis so­ci­al­men­te que pro­me­tem e não cum­prem su­as pro­mes­sas de tra­ba­lho na “vi­nha evo­lu­ti­va” do Se­nhor. O se­gun­do fi­lho é com­pa­ra­do aos pu­bli­ca­nos e às me­re­tri­zes, ou se­ja, às pes­so­as mar­gi­na­li­za­das, sem tra­di­ção re­li­gi­o­sa, trans­gres­so­ras das leis mo­ra­is, mas que acre­di­tam, pra­ti­cam as ver­da­des es­pi­ri­tua­is e se trans­for­mam em pes­so­as vir­tu­o­sas. Des­se mo­do, Je­sus cen­su­ra a in­di­fe­ren­ça que os sa­cer­do­tes e dou­to­res da Lei de­ram a Jo­ão, o Ba­tis­ta, por­quan­to não es­ta­vam ar­re­pen­di­dos de seus er­ros e por is­so es­ta­cio­na­ram no ca­mi­nho da evo­lu­ção es­pi­ri­tual. Te­o­lo­gi­ca­men­te os ju­deus não con­si­de­ra­vam o ar­re­pen­di­men­to uma con­di­ção si­ne qua non pa­ra a evo­lu­ção, sal­va­ção ou re­den­ção es­pi­ri­tual, te­se de­fen­di­da por Jo­ão Ba­tis­ta e re­a­fir­ma­da por Je­sus.

Ao lon­go da jor­na­da ter­res­tre, so­mos con­vi­da­dos di­u­tur­na­men­te ao hon­ro­so tra­ba­lho da mu­dan­ça in­te­ri­or, mas na mai­or par­te do tem­po, o ma­te­ri­a­lis­mo apri­si­o­na o ser hu­ma­no por meio de uma vi­vên­cia pe­ri­fé­ri­ca de si mes­mo. Por is­so, a men­ti­ra, a ilu­são, as pai­xões in­fe­rio­res e as pro­mes­sas fa­la­zes en­con­tram eco no re­côn­di­to do ser, ge­ran­do do­res e des­gas­tes psi­co­e­mo­cio­nais des­ne­ces­sá­rios. Em al­guns mo­men­tos, pro­me­te­mos e cum­pri­mos as nos­sas pro­mes­sas mo­ra­is, mas, na mai­o­ria das ve­zes, agi­mos tal qual o se­gun­do fi­lho, pro­me­ten­do sem agir, fa­lan­do sem pen­sar e pen­san­do cri­té­rio de va­lo­res. En­quan­to a sín­dro­me do se­gun­do fi­lho pre­do­mi­nar em nos­sas men­tes e co­ra­ções, ha­ve­re­mos de so­frer as con­se­quên­cias da­no­sas dos nos­sos en­ga­nos e das nos­sas es­co­lhas in­con­se­quen­tes. Quan­to mais imi­tar­mos a pos­tu­ra do pri­mei­ro fi­lho des­sa Pa­rá­bo­la de Je­sus, lo­gra­re­mos êxi­to em to­das as coi­sas por­que es­ta­re­mos a fa­zer a von­ta­de do Pai Aman­tís­si­mo, von­ta­de que co­me­ça com o tra­ba­lho na vi­nha do ar­re­pen­di­men­to dos nos­sos er­ros e fra­que­zas mo­ra­is.

 

(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro é es­cri­tor, pes­qui­sa­dor, mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, www.cul­tu­ra.trd.br)


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