Entretenimento

Jair Oliveira homenageia legado do pai em música

Redação

Publicado em 10 de agosto de 2018 às 22:18 | Atualizado há 7 anos

Um dos principais le­gados e ensinamen­tos deixados por Jair Rodrigues à família e a seus admiradores ganhou versos e refrão em homenagem sau­dosista na nova música de seu filho primogênito. Intitulada O Sorriso, a canção anuncia o 10º álbum inédito da car­reira do cantor e compositor Jair Oliveira, batizado de Sel­fie, que será lançado em de­zembro deste ano. O primei­ro single de trabalho do disco estreou nas plataformas de streaming de áudio, às véspe­ras do Dia dos Pais.

A música foi composta na madrugada de 9 de maio de 2014, um dia após o falecimen­to de Jair Rodrigues, quando Jair Oliveira retornou do veló­rio daquele a quem conside­ra um dos maiores intérpretes da música brasileira. “Passado todo o turbilhão de emoções, decidi lembrar de um dos prin­cipais legados deixados dele”, lembra o filho. O local em que a homenagem foi criada é o es­túdio da residência em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, que já não mais perten­ce à família. Foi lá que Jairzão gravou alguns dos seus suces­sos emblemáticos, incluindo o álbum duplo que se tornou o último de sua carreira: Samba Mesmo (2014).

A canção O Sorriso tem arran­jos de cordas que ambienta a car­ga emotiva e intimista da compo­sição, assinado pelo guitarrista e arranjador Romero Lubam­bo, que já trabalhou com Cesar Camargo Mariano e Dianne Re-eves, entre outros músicos famo­sos. A letra presta homenagem “às pessoas que decidem sorrir para a vida e vivê-la em sua pleni­tude, assim como fez Jair Rodri­gues que, recorrentemente, afir­mava que se não era o homem mais feliz do mundo, era certa­mente um dos mais”, afirma Jair Oliveira, que assina a produção junto com Rogério Leão.

DISCO DE INÉDITAS

Selfie é o álbum mais pes­soal da carreira de Jair Oliveira e marca o fim de hiato de oito anos do cantor e compositor sem lançar projetos autorais e inéditos. “Os compositores nem sempre se colocam nas histó­rias criadas por eles. Desta vez quis dividir a minha vida com o público e falar do que estou vi­vendo em meu cotidiano”, diz Jair Oliveira, sobre a proposta do novo trabalho.

O disco terá 11 faixas, entre baladas e músicas agitadas, gra­vadas no Flux Studios, em Ma­nhattan, estúdio pelo qual já passaram nomes como Shaki­ra, Jennifer Lopez, David Cros­by, Bebel Gilberto e Sofia Rei. Jair está morando em Nova Ior­que com a esposa e as duas fi­lhas desde janeiro deste ano.

A faixa Seres Incríveis, que chegou a ser cogitada a bati­zar o disco, foi inspirada no cotidiano de Morena Bacca­rin, atriz brasileira radicada em Nova Iorque, bastante co­nhecida por sua atuação na franquia Deadpool, da Marvel Comics. “Presenciei ela, que é bastante conhecida, cami­nhando pelas ruas com a sua filha pequena e quis mostrar como todos nós, famosos ou não, temos de batalhar no dia a dia e somos todos super-he­róis”, explica Jair Oliveira.

O estilo do álbum Selfie per­manece o mesmo dos trabalhos anteriores do cantor, centrado na MPB, mas carrega a sono­ridade urbana nova-iorquina e de outras partes do mundo. O disco será distribuído pela Dit­to Music e a editora responsá­vel pelas músicas é a S de Sam­ba, produtora de som de Jair Oliveira.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias