Opinião

Origem das vergonhas

Redação DM

Publicado em 7 de agosto de 2018 às 22:51 | Atualizado há 7 anos

Quem é que sa­be a ori­gem das ver­go­nhas, tam­bém cha­ma­das “par­tes pu­den­das” ou ge­ni­tais do ho­mem e da mu­lher? Apa­ren­te­men­te pro­i­bi­do e pe­ri­go­so, é com­ple­xo e po­lê­mi­co. Che­ga a ser cu­ri­o­so, pe­lo fa­to de que se­ria fá­cil des­co­bri-las. Na ver­da­de, mui­tos são os dis­far­ces éti­cos, te­o­ló­gi­cos e mes­mo “ci­en­tí­fi­cos”, ten­tan­do es­con­der as ver­go­nhas.

É bem ca­paz que to­da es­sa com­pli­ca­ção es­te­ja no fa­to de que exis­tem pe­lo me­nos três fon­tes das qua­is se de­ri­va­ri­am as ver­go­nhas. Uma de cu­nho ci­en­tí­fi­co, que a ad­mi­to tam­bém eco­ló­gi­ca; ou­tra fun­da­da em in­te­res­se re­li­gi­o­sos (te­o­ló­gi­ca); e a mais sin­gu­lar e ge­nu­í­na, “lu­so-bra­si­lei­ra” in­ven­ta­da pe­los por­tu­gues­es. A pri­mei­ra sur­ge no con­tex­to da his­tó­ria da vi­da, on­de a es­pé­cie hu­ma­na, pri­vi­le­gi­a­da en­tre os ani­mais, te­ria apa­re­ci­do há apro­xi­ma­da­men­te 500 mil anos. Te­se pre­do­mi­nan­te­men­te ci­en­tí­fi­ca e eco­ló­gi­ca, uma vez que, se­gun­do os ci­en­tis­tas, “a vi­da só co­me­çou quan­do as con­di­ções am­bien­tais fa­vo­re­ce­ram o seu iní­cio”. Is­so de­ve ser ver­da­de, uma vez que ne­nhum “ser vi­vo” po­de­ria exis­tir, bi­o­lo­gi­ca­men­te, sem a cons­tan­te pre­sen­ça de oxi­gê­nio, por exem­plo. Nin­guém, ali­ás, po­de­ria ne­gar que a “ma­té­ria vi­va” é for­ma­da ape­nas por al­guns ti­pos de áto­mos: car­bo­no (C), hi­dro­gê­nio (H), en­xo­fre (S) e fós­fo­ro (P).

Por um pro­ces­so cha­ma­do “se­le­ção na­tu­ral” é que te­rí­a­mos sur­gi­do, de­pois de pas­sar­mos por al­guns “mo­men­tos”, in­clu­si­ve a es­tra­nha “so­pa or­gâ­ni­ca” on­de, cer­ta­men­te, já se en­ge­nha­va e in­ven­ta­va as ver­go­nhas, do jei­to que to­do mun­do sa­be e nos lu­ga­res es­pe­ci­ais que a “mãe na­tu­re­za” es­co­lheu e vem ze­lan­do até ho­je. É por is­so, ao cer­to, que exis­tem al­guns fi­ló­so­fos, de­fen­so­res da “cor­ren­te” eco­ló­gi­ca ego­cên­tri­ca, di­zen­do que os hu­ma­nos se­rí­a­mos a pró­pria na­tu­re­za to­man­do con­sci­ên­cia de si mes­ma, in­clu­si­ve, das su­as ver­go­nhas. As­sim, a ori­gem das ver­go­nhas po­de­ria ser ex­pli­ca­da, tam­bém, pe­lo que cha­ma “fi­lo­so­fia da to­ta­li­da­de”, que é o Ho­lis­mo, aí de­sa­fi­an­do a gre­gos e ba­i­a­nos.

A se­gun­da fon­te ex­pli­ca­ti­va de ori­gem das ver­go­nhas, que é a mais acei­ta, tem tu­do a ver com o mis­té­rio da vi­da sur­gi­da por von­ta­de e de­ter­mi­na­ção di­vi­nas. Seus de­fen­so­res e ex­pli­ca­do­res afir­mam que Deus cri­ou o mun­do e to­das as coi­sas, con­so­an­te se vê do li­vro do Pen­ta­teu­co (obra em cin­co vo­lu­mes). De Moi­sés, cha­ma­do Gê­ne­sis, ma­ra­vi­lha na qual se des­cre­vem a cri­a­ção e os tem­pos pri­mi­ti­vos do mun­do. Li­vro fas­ci­nan­te, on­de se nar­ra as ori­gens do uni­ver­so e do gê­ne­ro hu­ma­no, até a for­ma­ção do po­vo de Is­ra­el na sua es­ta­da egíp­cia. Com o Gê­ne­se tam­bém sur­ge a ori­gem da cul­tu­ra, de ra­ças e po­vos, das lín­guas, do “po­vo de Deus” e do pe­ca­do, es­sa mi­sé­ria que, pa­ra exis­tir, te­ria de­pen­di­do da pre­sen­ça hu­ma­na de Adão e Eva no Pa­ra­í­so (Éden de­li­cio­so de Adão).

Or­de­na­dos a co­mer de to­dos os fru­tos das ár­vo­res do pa­ra­í­so, co­me­ram, en­tre­tan­to, o que es­ta­va pro­i­bi­do; “o da ár­vo­re da ci­ên­cia do bem e do mal”. John Mil­ton, ali­ás, em o Pa­ra­í­so Per­di­do, tam­bém con­ta es­sa his­tó­ria, on­de pe­la pri­mei­ra vez no mun­do, sur­gi­ria a mor­te e o pe­ca­do, de on­de emer­ge a ideia inau­gu­ral e ma­li­ci­o­sa das ver­go­nhas, até en­tão vis­tas sem o mí­ni­mo sen­ti­do pe­ca­mi­no­sos. Acon­te­ce que nes­se con­tex­to tam­bém apa­re­ceu o De­mô­nio, os an­jos, os be­los Se­ra­fins, da pri­mei­ra hi­e­rar­quia, que “en­che­ram o céu com as har­mo­ni­as dos seus cân­ti­cos”, no sá­bio di­zer do ve­lho bru­xo Ma­cha­do de As­sis. Era um tem­po, por­tan­to, no qual os hu­ma­nos an­da­vam nus e nin­guém se im­por­ta­va com as ver­go­nhas.

A úl­ti­ma fon­te (in­ven­ção por­tu­gue­sa e for­te as­si­mi­la­ção bra­si­lei­ra das ver­go­nhas), es­tá re­gis­tra­da no pri­mei­ro do­cu­men­to his­tó­ri­co-li­te­rá­rio do Bra­sil, a Car­ta que Pe­ro Vaz de Ca­mi­nha (1º de maio de 1500) en­viou a El- Rei D. Ma­no­el:

[…] e tan­to que ele co­me­çou pa­ra lá a ir, acu­di­ram pe­la praia ho­mens, quan­do dois, quan­do três, de ma­nei­ra que, quan­do o ba­tel che­gou à bo­ca do rio, eram ali de­zoi­to a vin­te ho­mens par­dos, to­dos nus, sem ne­nhu­ma cou­sa que lhes co­bris­se su­as ver­go­nhas.

As­sim, as nos­sas par­tes pu­den­das vi­ra­ram His­tó­ria. Fo­ram so­ci­a­li­za­das e al­can­ça­ram o sta­tus de pa­la­vrão, “coi­sa feia” e ou­tras in­ven­ções “ci­vi­li­za­das”. Ver­go­nha na ca­ra mes­mo, o tal brio, con­ti­nua nos fal­tan­do. Ain­da bem que a saia, na al­tu­ra das ver­go­nhas, con­ti­nua na mo­da… ora sen­do sub­sti­tu­í­da por ber­mu­das ou shorts.

 

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do –MNU, da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e Mi­nei­ren­se de Le­tras e Ar­tes, IHGGO, Ubego, AGI, mes­tre em His­tó­ria So­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ar­ti­cu­lis­ta do DM – mar­ti­nia­nojsil­va@ya­hoo.com.br. Obs: O tex­to aci­ma es­tá sen­do re­pu­bli­ca­do a pe­di­do de lei­to­res)


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