Entretenimento

O motor e o emocional

Redação DM

Publicado em 7 de agosto de 2018 às 22:00 | Atualizado há 7 anos

O Desenvolvimento Mo­tor/Coordenação Mo­tora é um conjunto de habilidades que envolvem não somente o ato motor em si, mas a percepção visual, sensorial, o equilíbrio, a lateralidade e o con­trole emocional. Os desenvolvi­mentos destas áreas podem ser despertados nas crianças tam­bém através de atividades como brincar, pular, montar quebra-ca­beças, desenhar e recortar.

Especialistas apontam que as crianças iniciam esses processos ainda nos primeiros meses de vida. E sabe como? Com ações simples como, por exemplo, se segurar e le­vantardoberçooudacama, quando iniciam os primeiros passos, através das mordidas, em atos como levar a mãoatébocaeemoutrosmovimen­tos que elas irão fazer ainda nos pri­meiros meses de vida. Tudo isso é muito significativo para a aprendi­zagem e já podem ser considerados habilidadesdecoordenaçãomotora.

Jáestácomprovadoqueascrian­ças que são incentivadas e traba­lhadas com propriedade na área motora são mais seguras emocio­nalmente. Isto irá interferir na aqui­sição da linguagem e da escrita. Elas se tornam pessoas mais centradas e conseguem fazer a divisão de tare­fas com mais habilidade como, por exemplo, na hora de estudar (ativi­dade que requer concentração), e na hora de brincar (que permite a distração). Assim, elasconseguemir deumextremoaooutrosemperder o foco do que foi proposto.

Para Sueli Bravi Conte – douto­randa em Neurociências, Psicólo­ga e Educadora –, os profissionais de educação infantil precisam estar sempre atentos e trabalhar com o olhar mais habilidoso possível, pois é nesta fase que as crianças, através das brincadeiras e histórias infantis, entram em contato com o “mun­do” da aprendizagem formal. Para que essa questão seja percebida, a educadora explica como orienta seus professores. “Sempre oriento os professores a explorar atividades commassinhasdemodelar, brinca­deiras com cordas, pinturas livres e direcionadas, brincadeiras no par­que, brincadeiras com areia colo­rida, papel para amassar, deixar as crianças livres para explorar os es­paços, incentivar recortes de revis­tas e papéis, apresentação de figu­ras, brincadeiras de roda, sentar e levantar”, declara Sueli Conte.

A leitura dos símbolos e seus significados também está ligada à área motora. Alguns especialis­tas já tentaram separar o desen­volvimento motor do cognitivo, porém, sabemos que é impossí­vel. “Quando a criança domina a fase de andar ou correr, ela está se apropriando do seu espaço físico, assim, o cérebro emite a ela uma mensagem de segurança e reco­nhecimento dos espaços que ela pode ocupar”, explica a educadora.

A Neurociência já explicou es­tes movimentos associando-os ao funcionamento cerebral. A crian­ça brinca de colorir e seu cérebro emite a ela o movimento de se­gurar objetos. A motricidade para Montessori é a expressão da ação voluntária relacionada a funções rítmicas, persistência e controle inibitório para realizar uma tarefa.

O desenvolvimento motor dá à criança a segurança necessária que ela carregará em toda a sua vida. Sensações e emoções, como o medo ou a insegurança, podem ser frutos de uma fase motora mal trabalhada e/ou desenvolvida com insegurança, como o simples fato de demorar a andar ou a falar. É ne­cessário, nesta fase dos primeiros movimentos, dar o estímulo, mas deixar a criança experimentar, pro­porcionando-lhe a confiança, po­rém, sem evitar que ela possa, por exemplo, ao se deslocar, esbarrar em objetos ou mesmo se desequi­librar e voltar a se levantar sozinha. São sinais de conforto para que ela possa adaptar-se ao mundo em que convive e sentir-se segura. A própria memória irá se conectar através do aspecto motor.

A criança que adquire a ha­bilidade firme com as mãos será capaz de escrever com proprie­dade, de direcionar seu olhar para a interpretação de textos, porque aprendeu a enxergar em linhas retas, conseguirá decifrar os códigos e terá habilidade para interpretar os objetos.


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