Opinião

Integração ainda que tardia

Redação DM

Publicado em 6 de agosto de 2018 às 23:05 | Atualizado há 7 anos

SÃO PAU­LO – Na dé­ca­da de 1990, quan­do ti­ve­ram iní­cio as pri­va­ti­za­ções de vá­rios ti­pos de ser­vi­ços pú­bli­cos, a di­re­triz ado­ta­da por aque­les que de­fen­di­am o pro­ces­so pe­lo me­nos na área de in­fra­es­tru­tu­ra apon­ta­va pa­ra um mo­de­lo exa­ta­men­te opos­to àque­le que de­ve­ria ser se­gui­do. Foi o que ocor­reu no se­tor de lo­gís­ti­ca, que exi­gia a in­te­gra­ção das ro­do­vi­as, fer­ro­vi­as, hi­dro­vi­as e por­tos, mas que não hou­ve, se­guin­do ca­da mo­dal o seu ca­mi­nho.

Ho­je, o que exis­te é um sis­te­ma in­ter­mo­dal que se po­de con­si­de­rar ar­ti­fi­cial, pois o que se vê são con­ces­sio­ná­rias se com­por­ta­rem co­mo se fos­sem do­nas de um mo­no­pó­lio. É o ca­so das fer­ro­vi­as, mo­dal que se­ria de­ci­si­vo pa­ra ali­vi­ar a de­man­da ro­do­vi­á­ria, mas que pres­ta ser­vi­ços de má qua­li­da­de, pro­va­vel­men­te por fal­ta de con­cor­rên­cia. É tam­bém o ca­so dos por­tos, on­de só a am­pli­a­ção da com­pe­ti­ti­vi­da­de nas con­ces­sões po­de­rá mo­di­fi­car o ce­ná­rio atu­al.

Com dé­ca­das de atra­so, se com­pa­ra­do com ou­tros paí­ses di­men­sões con­ti­nen­tais, o Bra­sil pa­re­ce des­per­tar pa­ra a ne­ces­si­da­de do apro­vei­ta­men­to de seu po­ten­ci­al fer­ro­vi­á­rio e hi­dro­vi­á­rio. Bas­ta ver que ape­nas nos dois úl­ti­mos anos a Com­pa­nhia Do­cas do Es­ta­do de São Pau­lo (Co­desp) con­se­guiu fa­zer al­gum sin­cro­nis­mo en­tre os mo­dais ro­do­vi­á­rio e fer­ro­vi­á­rio, di­mi­nu­in­do con­fli­tos no por­to de San­tos que pro­du­zi­am fi­las gi­gan­tes­cas de ca­mi­nhões que avan­ça­vam pe­la via An­chi­e­ta, até o al­to da Ser­ra do Mar. E só ago­ra a es­ta­tal vem tra­ba­lhan­do pa­ra in­clu­ir o mo­dal hi­dro­vi­á­rio no sis­te­ma. Se tu­do der cer­to, ha­ve­rá me­nos tem­po de es­pe­ra pa­ra os na­vi­os car­guei­ros e mai­or efi­ci­ên­cia nos ser­vi­ços por­tu­á­rios.

Sem dú­vi­da, mai­or in­te­gra­ção en­tre os mo­dais não só ali­vi­a­rá o trá­fe­go nas es­tra­das co­mo con­tri­bu­i­rá pa­ra re­du­zir os nú­me­ros de aci­den­tes, pro­lon­gar a vi­da útil das ro­do­vi­as e, prin­ci­pal­men­te, bai­xar as ocor­rên­cias re­la­ci­o­na­das ao rou­bo de car­gas, que, nos úl­ti­mos anos, tem cres­ci­do de mo­do as­sus­ta­dor. Se­gun­do da­dos da Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, o Es­ta­do de São Pau­lo re­gis­trou em 2017 a mai­or quan­ti­da­de de rou­bos de car­gas em um só ano des­de 2001, quan­do te­ve iní­cio a sé­rie his­tó­ri­ca, ou se­ja, 10.584 cri­mes con­tra 9.943 em 2016, um au­men­to de 6,6%.

Não se po­de es­que­cer que o au­men­to do rou­bo de car­gas, no fi­nal das con­tas, pro­vo­ca im­pac­tos no cus­to do fre­te. Em ro­tas de até 100 qui­lô­me­tros, o cus­to com se­gu­ro é em tor­no de 4% do va­lor de car­ga, en­quan­to em ro­tas aci­ma de mil qui­lô­me­tros é de 2%. Mas es­se cus­to po­de do­brar se as car­gas pas­sa­rem por tre­chos pe­ri­go­sos, co­mo é o ca­so das ro­do­vi­as que le­vam ao por­to de San­tos. Mais: quan­do a car­ga é por de­mais va­li­o­sa e há ne­ces­si­da­de de se con­tra­tar es­col­ta ar­ma­da, o cus­to com se­gu­ran­ça po­de che­gar a 1/3 do cus­to de tran­spor­te.

 

(Mil­ton Lou­ren­ço, pre­si­den­te da Fi­or­de Lo­gís­ti­ca In­ter­na­ci­o­nal e di­re­tor do Sin­di­ca­to dos Co­mis­sá­rios de Des­pa­chos, Agen­tes de Car­gas e Lo­gís­ti­ca do Es­ta­do de São Pau­lo (Sin­di­co­mis) e da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal dos Co­mis­sá­rios de Des­pa­chos, Agen­tes de Car­gas e Lo­gís­ti­ca (ACTC). E-mail: fi­or­de@fi­or­de.com.br. Si­te: www.fi­or­de.com.br)


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