Opinião

O crucial desinteresse pelo magistério

Diário da Manhã

Publicado em 4 de agosto de 2018 às 23:12 | Atualizado há 7 anos

A exis­tên­cia de só 2,4% dos es­tu­dan­tes com o de­se­jo de um dia se tor­na­rem pro­fes­so­res, cons­ta­ta­da pe­lo le­van­ta­men­to da OC­DE (Or­ga­ni­za­ção pa­ra a Co­o­pe­ra­ção e De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co) cons­ti­tui um gran­de pro­ble­ma. Há 10 anos, 7,5% que­ri­am dar au­las e an­tes dis­so o per­cen­tu­al era mui­to mai­or. O de­sin­te­res­se, se­gun­do a pes­qui­sa, vem dos bai­xos sa­lá­ri­os e do pou­co re­co­nhe­ci­men­to e im­por­tân­cia so­ci­al à car­rei­ra. Os pro­fes­so­res são ho­je os pri­mei­ros a acon­se­lha­rem os alu­nos a bus­car ou­tras pro­fis­sões. Is­so for­ma um qua­dro som­brio pa­ra as pró­xi­mas ge­ra­ções, vis­to que o pro­fes­sor é fun­da­men­tal no pro­ces­so de apren­di­za­gem de um po­vo e de sua ati­vi­da­de de­pen­dem os fu­tu­ros in­te­gran­tes de to­das as de­mais pro­fis­sões.

É pre­ci­so des­co­brir on­de se rom­peu o elo en­tre o pro­fes­sor do pas­sa­do, que ti­nha ener­gia e mo­ti­va­ção pa­ra en­si­nar, e o atu­al, acu­a­do por pro­fun­do sen­ti­men­to de des­va­lo­ri­za­ção, in­fe­liz com seus sa­lá­ri­os, ame­a­ça­do por alu­nos ca­da dia mais vi­o­len­tos e, mui­tas ve­zes, ex­plo­ra­do e ilu­di­do ide­o­lo­gi­ca­men­te. Não é o ca­so de ser sa­u­do­sis­ta e bus­car so­lu­ção no pas­sa­do, mas de olhar pa­ra a fren­te e ten­tar pros­pec­tar as for­mas de de­vol­ver a au­to­es­ti­ma e as con­di­ções bá­si­cas pa­ra o exer­cí­cio da no­bre mis­são de en­si­nar. Com­pre­en­der que sem pro­fes­so­res ca­pa­zes e aten­tos, fi­ca mais di­fí­cil al­can­çar to­das as de­mais áre­as do co­nhe­ci­men­to.

Acu­sa-se as su­ces­si­vas po­lí­ti­cas de mas­si­fi­ca­ção do en­si­no co­mo res­pon­sá­veis pe­lo atu­al es­ta­do de coi­sas. Mas é bom lem­brar tam­bém que, além dis­so, tam­bém se ve­ri­fi­cou a ne­fas­ta in­va­são po­lí­ti­co-ide­o­ló­gi­ca das sa­las de au­las. O alu­no, em vez de re­ce­ber ins­tru­ções pa­ra o seu de­sen­vol­vi­men­to edu­ca­cio­nal, pas­sou a ser dou­tri­na­do em mai­or ou me­nor pro­por­ção. Mais do que ma­té­rias do cur­rí­cu­lo, a clien­te­la re­ce­be con­cei­tos po­lí­ti­cos e so­ci­ais, e deu no que deu. Mui­tos pro­fes­so­res de ho­je já es­tu­da­ram den­tro des­se qua­dro po­li­ti­za­do que nem sem­pre se sus­ten­ta. E ho­je ve­mos, in­clu­si­ve, um mo­vi­men­to pre­gan­do a es­co­la sem par­ti­do e gran­des par­ce­las da co­mu­ni­da­de es­co­lar de­fen­den­do o con­trá­rio.

Com to­da cer­te­za, os res­pon­sá­veis pe­la po­li­ti­za­ção das es­co­las ti­nham bo­as in­ten­ções. Mas a prá­ti­ca apon­ta pro­ble­mas. As au­to­ri­da­des go­ver­na­men­tais, os par­la­men­ta­res e os es­pe­cia­lis­tas dos no­tó­rios cen­tros de edu­ca­ção do pa­ís, des­pi­dos de su­as ide­o­lo­gi­as, pre­ci­sam por a mão na con­sci­ên­cia e par­tir pa­ra a bus­ca sin­ce­ra do pon­to de rup­tu­ra. Pre­ci­sa­mos ter a es­co­la de qua­li­da­de, que qua­li­fi­que o alu­no pa­ra o en­fren­ta­men­to da vi­da. Aque­les que qui­se­rem fa­zer po­lí­ti­ca, ação sin­di­cal ou so­ci­al, que o fa­çam no de­vi­do lu­gar, mas res­pei­tem o sa­gra­do ter­ri­tó­rio es­co­lar, man­ten­do-o co­mo cam­po neu­tro, bá­si­co e co­mum a to­das as ten­dên­cias. Fei­to is­so, tal­vez, vol­tem a au­to­es­ti­ma dos pro­fes­so­res e o in­te­res­se dos alu­nos em abra­çar a pro­fis­são…

 

(Te­nen­te Dir­ceu Car­do­so Gon­çal­ves – di­ri­gen­te da AS­PO­MIL (As­so­cia­ção de As­sist. So­ci­al dos Po­li­ci­ais Mi­li­ta­res de São Pau­lo) as­po­milpm@ter­ra.com.br)


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