Opinião

Parábola das dez virgens

Redação DM

Publicado em 4 de agosto de 2018 às 22:29 | Atualizado há 7 anos

“En­tão o Rei­no dos Céus se­rá se­me­lhan­te a dez vir­gens que, to­man­do as su­as lâm­pa­das, saí­ram ao en­con­tro do noi­vo e da noi­va. Cin­co den­tre elas eram in­sen­sa­tas e cin­co pru­den­tes.

As in­sen­sa­tas, to­man­do as su­as lâm­pa­das, não le­va­ram azei­te con­si­go. As pru­den­tes, po­rém, le­va­ram azei­te em seus va­sos e tam­bém as lâm­pa­das.

De­mo­ran­do o noi­vo, to­das elas sen­ti­ram so­no e ador­me­ce­ram. Mas à meia-noi­te, ou­viu-se um gri­to: ‘Aí vem o noi­vo! Saí ao seu en­con­tro!’

Lo­go se le­van­ta­ram to­das aque­las vir­gens e pre­pa­ra­ram as su­as lâm­pa­das. E as in­sen­sa­tas dis­se­ram às pru­den­tes: ‘Dai-nos do vos­so azei­te, por­que as nos­sas lâm­pa­das es­tão se apa­gan­do. As pru­den­tes res­pon­de­ram: ‘Não se­ria o bas­tan­te pa­ra nós e pa­ra vós. Ide an­tes aos que o ven­dem e com­prai-o pa­ra vós’.

En­quan­to fo­ram elas com­prar o azei­te, che­gou o noi­vo e as que es­ta­vam pre­pa­ra­das en­tra­ram com ele pa­ra o ban­que­te de núp­cias, e fe­chou-se a por­ta.

Fi­nal­men­te, che­ga­ram tam­bém as ou­tras vir­gens e dis­se­ram: ‘Se­nhor, se­nhor, abre-nos!’ Mas ele res­pon­deu: ‘Em ver­da­de vos di­go: não vos co­nhe­ço!’

Vi­gi­ai, por­tan­to, por­que não sa­beis nem o dia nem a ho­ra”.

(Evan­ge­lho de Ma­teus, cap. 25, vv. 1 a 13).

 

A Pa­rá­bo­la das dez vir­gens re­pre­sen­ta o pro­ces­so evo­lu­ti­vo do es­pí­ri­to ru­mo a sua per­fei­ção in­te­lec­to-mo­ral. Je­sus com­pa­ra o Rei­no dos Céus, ou se­ja, o Rei­no dos bem aven­tu­ra­dos com dez vir­gens a es­pe­ra do noi­vo. O sen­ti­do de vir­gin­da­de es­tá na ig­no­rân­cia e na sim­pli­ci­da­de com que Deus cria os es­pí­ri­tos pa­ra mar­cha do pro­gres­so. O noi­vo é o prê­mio da per­fei­ção al­can­ça­do de­pois de inú­me­ras jor­na­das evo­lu­ti­vas. Di­an­te des­se pro­ces­so, Je­sus en­fa­ti­za que a me­ta­de des­ses es­pí­ri­tos se­gue o ca­mi­nho re­to e a ou­tra me­ta­de es­co­lhe o ca­mi­nho mais de­mo­ra­do da evo­lu­ção es­pi­ri­tual. Es­se con­tex­to tam­bém po­de ser com­pa­ra­do aos alu­nos du­ran­te a edu­ca­ção es­co­lar: al­guns gal­gam po­si­ções mais avan­ça­das de es­co­la­ri­da­de ao se­guir os cri­té­rios da es­co­la, são as vir­gens pru­den­tes; ou­tros es­tu­dan­tes ca­em na re­pe­tên­cia e de­mo­ram a con­clu­ir as sé­ri­es e os ci­clos pre­vis­tos, são as vir­gens in­sen­sa­tas.

To­dos os es­pí­ri­tos re­ce­bem as lâm­pa­das das con­sci­ên­cias pa­ra ori­en­tá-los pa­ra o ca­mi­nho re­to. Em O Li­vro dos Es­pí­ri­tos, Al­lan Kar­dec per­gun­ta aos es­pí­ri­tos su­pe­ri­o­res: On­de Deus es­cre­ve su­as leis? Eles res­pon­dem: Na con­sci­ên­cia. Por­que é a con­sci­ên­cia o ro­tei­ro se­gu­ro pa­ra pra­ti­car o bem e des­pre­zar o mal. O bem é to­da ati­tu­de de res­pei­to aos di­rei­tos na­tu­ra­is e o mal é qual­quer prá­ti­ca con­trá­ria a es­ses di­rei­tos.

O azei­te pa­ra as lâm­pa­das é o cum­pri­men­to dos de­ve­res. No li­vro O Evan­ge­lho Se­gun­do o Es­pi­ri­tis­mo, Al­lan Kar­dec es­cla­re­ce que “o ho­mem que cum­pre o seu de­ver ama a Deus mais do que as cri­a­tu­ras e ama as cri­a­tu­ras mais do que a si mes­mo”. So­men­te por meio do cum­pri­men­to dos de­ve­res mo­ra­is e ma­te­ri­ais se­rá pos­sí­vel ob­ter uma con­sci­ên­cia ilu­mi­na­da ca­paz de ele­var o Es­pí­ri­to à con­di­ção de Es­pí­ri­to Pu­ro, à se­me­lhan­ça de Je­sus. Os va­sos que car­re­gam o azei­te é o tra­ba­lho no bem. So­men­te por meio do tra­ba­lho ob­je­ti­vo, dis­ci­pli­na­do, vi­gi­lan­te é pos­sí­vel dá cum­pri­men­to fi­el do de­ver nos­so de ca­da dia. Por­que o de­ver é o ver­da­dei­ro “pão nos­so de ca­da dia”, con­for­me so­li­ci­ta Je­sus em sua pre­ce per­fei­ta di­re­cio­na­da a Deus. Os es­pí­ri­tos in­sen­sa­tos não cum­prem os seus de­ve­res por­que são pre­gui­ço­sos e im­pre­vi­den­tes. Os es­pí­ri­tos pru­den­tes sa­bem de su­as res­pon­sa­bi­li­da­des, es­co­lhem o tra­ba­lho re­den­tor e não per­dem tem­po com al­go que não lhes com­pe­te.

En­quan­to o prê­mio (o noi­vo) não apa­re­cia, to­das dor­mi­ram. É na­tu­ral que se dur­ma quan­do o so­no apa­re­ce, mas al­guém que não dor­mia e, à meia noi­te, gri­tou: “Aí vem o noi­vo! Saí ao seu en­con­tro!” São as vo­zes dos bons es­pí­ri­tos que nos ori­en­tam pa­ra o ca­mi­nho do bem. Eles es­tão vi­gi­lan­tes pa­ra nos con­du­zir ao ca­mi­nho da fe­li­ci­da­de me­re­ci­da. Não há vi­tó­ria sem mé­ri­tos e to­do mé­ri­to de­ve ser re­co­nhe­ci­do.

De­pois do anún­cio, hou­ve um al­vo­ro­ço. To­das as vir­gens se le­van­ta­ram ao en­con­tro do prê­mio do Rei­no dos Céus. No en­tan­to, as vir­gens in­sen­sa­tas não ti­nham azei­te su­fi­ci­en­te pa­ra as su­as lâm­pa­das e por is­so não pu­de­ram sa­ir noi­te aden­tro ao en­con­tro do noi­vo. De­ses­pe­ra­das, so­li­ci­ta­ram às vir­gens pru­den­tes que lhes di­vi­dis­sem o azei­te, mas a res­pos­ta foi: “Não há o bas­tan­te pa­ra nós e pa­ra vós”. Is­to por­que não se re­ce­be o prê­mio da fe­li­ci­da­de eter­na sem o tra­ba­lho pro­ve­ni­en­te da dis­ci­pli­na do cum­pri­men­to dos de­ve­res do dia a dia. Ca­da um co­lhe o que se­meia. Na sen­da da evo­lu­ção, é pos­sí­vel aju­dar, so­cor­rer, mas não evo­lu­ir no lu­gar de ou­trem. Os pa­is ori­en­tam seus fi­lhos, aju­dan­do-lhes no ca­mi­nho do aper­fei­ço­a­men­to, mas não po­dem evo­lu­ir por eles.

Se­gun­do a nar­ra­ti­va de Je­sus, as vir­gens in­sen­sa­tas fo­ram com­prar o azei­te, mas o Rei­no dos Céus não po­de ser com­pra­do se­não pe­la mo­e­da do cum­pri­men­to dos de­ve­res e is­to de­pen­de de tem­po. Não se evo­lui de um mo­men­to pa­ra o ou­tro. É ver­da­de que a de­ci­são em mu­dar po­de ser ime­di­a­ta, mas a me­ta­noia, ou se­ja, a mu­dan­ça pro­fun­da dos há­bi­tos e da es­tru­tu­ra da per­so­na­li­da­de não ocor­re ins­tan­ta­ne­a­men­te, de­pen­de de tra­ba­lho, de re­nún­cias e de sa­cri­fí­ci­os du­ran­te o tem­po de­vi­do.  Por is­so, ao re­tor­na­rem da com­pra do azei­te, as vir­gens im­pru­den­tes não pu­de­ram par­ti­ci­par das ale­gri­as que so­men­te uma boa con­sci­ên­cia po­de pro­por­ci­o­nar. A por­ta dos Rei­nos dos Céus es­ta­va fe­cha­da por­que não há ven­tu­ra sem mé­ri­to.

Je­sus fi­na­li­za a pa­rá­bo­la das dez vir­gens, di­zen­do: “Vi­gi­ai, por­tan­to, por­que não sa­beis nem o dia nem a ho­ra”. A vi­gi­lân­cia mo­ral é fun­da­men­to do pro­ces­so evo­lu­ti­vo. Não adi­an­ta cons­tru­ir de um la­do e des­tru­ir de ou­tro. Tra­ba­lho sem vi­gi­lân­cia é tem­po e es­for­ço cor­roí­dos. Uma fra­gi­li­da­de mo­ral po­de­rá pre­ju­di­car ou des­tru­ir anos de tra­ba­lho ou to­da uma vi­da de de­di­ca­ção. Co­nhe­cer e de­sen­vol­ver os ta­len­tos sem pro­te­gê-los das ame­a­ças ou ar­ma­di­lhas da fra­gi­li­da­de mo­ral é su­cum­bir na re­ta fi­nal. As vir­gens in­sen­sa­tas e pru­den­tes es­ti­ve­ram no mes­mo am­bi­en­te a es­pe­ra do noi­vo. Apa­ren­te­men­te, es­ta­vam no mes­mo pa­ta­mar evo­lu­ti­vo por­que par­ti­ci­pa­ram jun­tas da mes­ma ex­pec­ta­ti­va, mas as vir­gens in­sen­sa­tas não es­ta­vam ap­tas. To­da fra­gi­li­da­de mo­ral tem co­mo ra­iz mais pro­fun­da a in­sen­sa­tez, ou se­ja, a in­jus­ti­ça nos pen­sa­men­to e nos atos. Aris­tó­te­les de­fen­deu a jus­ti­ça co­mo a mais be­la das vir­tu­des por­que as se­men­tes da fé, da es­pe­ran­ça e da ca­ri­da­de so­men­te flo­res­cem no so­lo fér­til jus­ti­ça. O amor so­men­te bro­ta­rá por on­de o ara­do da jus­ti­ça pas­sar. Cu­i­de­mos, por­tan­to, das nos­sas lâm­pa­das, não es­que­ça­mos o azei­te.

 

(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro é es­cri­tor, pes­qui­sa­dor, mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, www.cul­tu­ra.trd.br)


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