Aquecimento com voltas rápidas
Redação DM
Publicado em 4 de agosto de 2018 às 02:18 | Atualizado há 7 anos
O primeiro dia de preparativos para a Corrida do Milhão no autódromo de Goiânia foi marcado por um domínio da equipe Hero Racing, que teve dois representantes liderando os treinos livres. Foram duas baterias realizadas no período da tarde. No primeiro treino livre, o português Félix da Costa foi o mais rápido, com o tempo de 47s903. Logo depois foi a vez de seu companheiro, Lucas di Grassi, brilhar. O brasileiro marcou a volta mais veloz de todo o dia, com 47s756.
Os treinos livres não interferem no grid de largada da corrida, são apenas uma oportunidade de os pilotos terem um primeiro contato com o carro e com o traçado da pista. Até por isso, Lucas di Grassi foi discreto na comemoração de seu tempo.
“O foco de hoje (ontem) era trabalhar para tentar melhorar o carro. Claro que fazer o primeiro tempo é sempre muito especial, mas o pensamento é de manter essa pegada e seguir melhorando. Se a gente parar de evoluir os outros vão continuar progredindo e vão nos deixar para trás. Por isso o pensamento é trabalhar pra buscar resultados ainda melhores”, explicou.
A disputa começa para valer hoje, às 12h, com o treino classificatório. Nesse sim os pilotos mais rápidos ganham o privilégio de ocupar as melhores posições no grid de largada da Corrida do Milhão. A prova mais charmosa da Stock Car vai ser realizada pela terceira vez no autódromo de Goiânia e a largada está prevista para às 11h30 de amanhã.
ERRO DE PLANEJAMENTO
Uma falha na organização e checagem da pista foi responsável por alterar toda a programação de ontem. Era esperado que o primeiro treino livre ocorresse de manhã e o segundo no período da tarde. Entretanto, devido a um problema de segurança, os carros não foram autorizados a dar sequer uma volta no período vespertino.
O que aconteceu foi uma montagem errada de alguns guard-rails, aquelas estruturas de aço que cercam os trechos de curva para evitar que os carros saiam da pista. Antes de os pilotos irem para a pista, percebeu-se que a estrutura estava colocando em risco a integridade física dos participantes. Depois disso, foram quase quatro horas até que a situação fosse corrigida e os trabalhos pudessem ser iniciados.
“Foi uma falta de planejamento muito grande da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e da Vicar. Não poderia ter acontecido isso, ainda mais em uma corrida tão famosa como é a Corrida do Milhão. Tivemos um mês e meio de paralisação e os reparos deveriam ter sido avisados pelo menos três semanas atrás. Foi uma falta de responsabilidade”, comentou o piloto Bruno Baptista.
Quem também falou sobre o assunto foi o experiente Cacá Bueno. “Acabou tumultuando um pouco o dia de trabalho, em vez de ter aquele tempo maior para analisar resultados e conversar, a gente acabou tendo que fazer tudo de uma vez no final do dia. Gera um pouco mais de ansiedade, mas não chegou atrapalhar tudo. A Corrida do Milhão é uma prova especial e fico feliz que conseguiram arrumar tudo. Ficou de bom tamanho”, disse o piloto da Cimed.
47s756 Foi a volta mais rápida registrada ontem nos primeiros treinos livres, pelo piloto Lucas di Grassi