Opinião

A falta de competitividade

Redação DM

Publicado em 3 de agosto de 2018 às 23:26 | Atualizado há 7 anos

A cri­se bra­si­lei­ra não é só eco­nô­mi­ca, po­lí­ti­ca ou ad­mi­nis­tra­ti­va. É tam­bém es­tru­tu­ral. Pro­va dis­so es­tá no es­tu­do da Abi­maq (As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra da In­dús­tria de Má­qui­nas e Equi­pa­men­tos) que in­di­ca ser 30% mais ca­ro o pro­du­to fa­bri­ca­do no Bra­sil em re­la­ção ao mes­mo pro­du­zi­do na Ale­ma­nha ou nos Es­ta­dos Uni­dos. Is­so ocor­re até nas em­pre­sas es­tran­gei­ras que aqui pos­su­em sub­si­di­á­rias com li­nhas e pro­ces­sos de pro­du­ção idên­ti­cos aos da ma­triz. O so­bre­pre­ço de­cor­re de ju­ros, bu­ro­cra­cia e car­ga tri­bu­tá­ria al­tos em nos­so pa­ís e, traz co­mo con­se­quên­cia a fal­ta de com­pe­ti­ti­vi­da­de de nos­sos pro­du­tos no mer­ca­do in­ter­na­ci­o­nal. Fru­to do in­cha­ço que so­fre­mos du­ran­te as úl­ti­mas dé­ca­das e da fal­ta de dis­po­si­ção do go­ver­no, do par­la­men­to e da bu­ro­cra­cia pa­ra tor­nar o Es­ta­do mais efi­ci­en­te e me­nos gas­ta­dor.

A car­ga tri­bu­tá­ria ele­va­da é sen­ti­da a to­do ins­tan­te. Ve­í­cu­los aqui fa­bri­ca­dos são ven­di­dos a pre­ços in­fe­rio­res em ou­tros paí­ses, o com­bus­tí­vel da Pe­tro­brás é en­con­tra­do pe­la me­ta­de do pre­ço nos paí­ses vi­zi­nhos e tu­do o que con­su­mi­mos é gra­va­do por ele­va­das alí­quo­tas de tri­bu­tos. Is­so sem di­zer que, por cau­sa da po­lí­ti­ca eco­nô­mi­ca le­o­ni­na, mui­tos ne­gó­ci­os fe­cha­ram aqui e abri­ram na Chi­na, no Pa­ra­gu­ai e em ou­tros pon­tos do pla­ne­ta me­nos tri­bu­ta­dos, e ho­je seus pro­du­tos che­gam ao mer­ca­do bra­si­lei­ro a pre­ços in­fe­rio­res do que se ti­ves­sem si­do pro­du­zi­dos lo­cal­men­te. Os em­pre­gos que aqui de­ve­ri­am ser ge­ra­dos são cri­a­dos lá fo­ra, en­quan­to o Bra­sil amar­ga mais de 13 mi­lhões de de­sem­pre­ga­dos e um gran­de nú­me­ro de su­bem­pre­ga­dos e tra­ba­lha­do­res in­for­mais.

A im­po­pu­la­ri­da­de do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer e a in­vi­a­bi­li­da­de da can­di­da­tu­ra do ex-mi­nis­tro Hen­ri­que Mei­rel­les po­dem ser atri­bu­í­das às su­as ten­ta­ti­vas de re­for­mar o Es­ta­do. Tal­vez não fos­sem as me­di­das ide­ais, mas são ne­ces­sá­rias pa­ra apla­car a gas­tan­ça da ma­qui­na pú­bli­ca. Os con­gres­sis­tas de­ram mos­tras de não que­re­rem re­for­mas e man­tém, no pró­prio Con­gres­so Na­ci­o­nal, uma es­tru­tu­ra de gas­tos e pri­vi­lé­gios que es­can­da­li­za a Na­ção. Es­ta­mos che­gan­do às elei­ções. É pre­ci­so que os can­di­da­tos di­gam cla­ra­men­te o que pre­ten­dem fa­zer pa­ra tor­nar o Es­ta­do mais efi­ci­en­te e me­nos ca­ro e pa­ra, de al­gu­ma for­ma, de­vol­ver a em­pre­ga­bi­li­da­de ao Bra­sil. Te­mos de fa­zer al­go mui­to ur­gen­te pa­ra tor­nar com­pe­ti­ti­vo o nos­so par­que in­dus­tri­al e, com is­so, pro­por­ci­o­nar o gi­ro da eco­no­mia e a vol­ta dos em­pre­gos e do bem-es­tar da po­pu­la­ção. Is­so é mais im­por­tan­te do que as ide­o­lo­gi­as que, mes­mo ve­lhas e car­co­mi­das, ain­da do­mi­nam o de­ba­te po­lí­ti­co-elei­to­ral…

 

(Te­nen­te Dir­ceu Car­do­so Gon­çal­ves, di­ri­gen­te da Aspomil – As­so­cia­ção de As­sist. So­ci­al dos Po­li­ci­ais Mi­li­ta­res de São Pau­lo – as­po­milpm@ter­ra.com.br)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias