Opinião

Conceg: revisão tarifária é um processo importante e exige trabalho e equilíbrio

Diário da Manhã

Publicado em 3 de agosto de 2018 às 23:12 | Atualizado há 7 anos

O Con­se­lho de Con­su­mi­do­res de Ener­gia Elé­tri­ca do Es­ta­do de Go­i­ás (Conceg) acom­pa­nha com aten­ção e pre­o­cu­pa­ção al­gu­mas in­for­ma­ções que cir­cu­lam na mí­dia e nas re­des so­ci­ais, em re­la­ção a um even­tual au­men­to no pre­ço da ener­gia elé­tri­ca ao con­su­mi­dor. A des­pei­to da im­por­tân­cia do de­ba­te, faz-se ne­ces­sá­rio que a di­fu­são de in­for­ma­ções se­ja mais pre­ci­sa, a fim de não cau­sar con­fu­são pa­ra a opi­ni­ão pú­bli­ca. Con­vi­ve­mos, in­fe­liz­men­te, com a prá­ti­ca das cha­ma­das “fake news”, que pres­tam um des­ser­vi­ço à so­ci­e­da­de.

O Conceg, as­sim co­mo os de­mais con­se­lhos de con­su­mi­do­res de ener­gia exis­ten­tes no Bra­sil, fo­ram cri­a­dos a par­tir da Por­ta­ria 138 da Aneel, de 10 de maio de 2000. Os co­le­gi­a­dos são for­ma­dos por dois re­pre­sen­tan­tes – um ti­tu­lar e um su­plen­te – de ca­da clas­se con­su­mi­do­ra re­pre­sen­ta­da: re­si­den­ci­al, co­mer­cial, in­dus­tri­al, ru­ral e po­der pú­bli­co. O tra­ba­lho dos con­se­lhei­ros é exer­ci­do de for­ma vo­lun­tá­ria, ou se­ja, não há sa­lá­rio, je­tom ou qual­quer ou­tro ti­po de re­mu­ne­ra­ção. A fun­ção dos con­se­lhos é ser um elo de li­ga­ção das clas­ses con­su­mi­do­ras com as dis­tri­bu­i­do­ras de ener­gia. Não é um ca­nal de re­cla­ma­ções, já que as com­pa­nhi­as já pos­su­em ou­vi­do­ri­as e ou­tros ins­tru­men­tos pa­ra tal.

Pois bem, uma as atri­bu­i­ções dos con­se­lhos de con­su­mi­do­res, ca­so do Conceg, é acom­pa­nhar o pro­ces­so de re­vi­são ta­ri­fá­ria, que ocor­re a ca­da qua­tro anos con­for­me pre­co­ni­za­do em atos le­gais e re­gu­la­tó­rios da Agên­cia Na­ci­o­nal de Ener­gia Elé­tri­ca. Es­ta re­vi­são ta­ri­fá­ria, pre­vis­ta nos con­tra­tos de con­ces­são, ob­je­ti­va o al­can­ce do equi­lí­brio da ta­ri­fa, com ba­se na re­mu­ne­ra­ção dos in­ves­ti­men­tos das em­pre­sas vol­ta­dos pa­ra a pres­ta­ção dos ser­vi­ços de dis­tri­bui­ção e co­ber­tu­ra de des­pe­sas efe­ti­va­men­te re­co­nhe­ci­das pe­la Aneel.

Foi no­ti­ci­a­do, re­cen­te­men­te, que por con­ta des­ta re­vi­são ta­ri­fá­ria, os con­su­mi­do­res de ener­gia elé­tri­ca em Go­i­ás te­ri­am um au­men­to já nes­te mês de agos­to. Tal in­for­ma­ção não pro­ce­de.

Na con­di­ção de pre­si­den­te do Conceg, te­nho acom­pa­nha­do o pro­ces­so da re­vi­são ta­ri­fá­ria da Enel Dis­tri­bui­ção Go­i­ás jun­to à Aneel. Te­re­mos, ago­ra nes­te mês de agos­to, uma au­diên­cia pú­bli­ca on­de es­ta ques­tão se­rá abor­da­da de for­ma am­pla, com a par­ti­ci­pa­ção da so­ci­e­da­de. Te­re­mos, tam­bém, au­diên­cias pú­bli­cas em Bra­sí­lia, com es­ta mes­ma pau­ta. A agên­cia re­gu­la­do­ra, por meio de seu cor­po téc­ni­co, es­tá ana­li­san­do os da­dos for­ne­ci­dos pe­la con­ces­sio­ná­ria, che­can­do de for­ma cri­te­ri­o­sa to­das as in­for­ma­ções so­bre in­ves­ti­men­tos, re­la­tó­rios téc­ni­cos de qua­li­da­de dos ser­vi­ços, den­tre ou­tros, pa­ra ve­ri­fi­car se es­ses da­dos es­tão cor­re­tos e co­in­ci­dem com a re­a­li­da­de.

O Conceg con­tra­tou uma con­sul­to­ria es­pe­cia­li­za­da de São Pau­lo, além do acom­pa­nha­men­to que faz por meio do seu qua­dro pró­prio e dos con­se­lhei­ros e as­ses­so­res pa­ra ga­ran­tir a sua par­ti­ci­pa­ção ati­va e em­ba­sa­da nos pro­ce­di­men­tos que en­vol­vem a re­vi­são ta­ri­fá­ria, que de­ve­rá ser ho­mo­lo­ga­da pe­la Aneel so­men­te no mês de ou­tu­bro pró­xi­mo, com os seus efei­tos pre­vis­tos pa­ra vi­ger a par­tir do mês se­guin­te, ou se­ja, a par­tir de no­vem­bro.

A con­ces­sio­ná­ria, den­tro dos es­tu­dos apre­sen­ta­dos, pre­vê a re­es­tru­tu­ra­ção da ta­ri­fa na ca­sa de 12,12% pa­ra a bai­xa ten­são e 24,65% pa­ra a al­ta ten­são, que abran­ge os con­su­mi­do­res de mai­or por­te, co­mo a in­dús­tria e em­pre­en­di­men­tos ru­ra­is de mai­or por­te. O efei­to mé­dio se­ria de 15,72%. Po­rém, is­so tu­do ain­da es­tá em aná­li­se.

É uma si­tu­a­ção de­li­ca­da e com­ple­xa, por­que te­mos de um la­do a Enel Dis­tri­bui­ção Go­i­ás, que bus­ca ade­quar sua ta­ri­fa a fim de exe­cu­tar uma me­lhor pres­ta­ção de ser­vi­ços. É de co­nhe­ci­men­to de to­dos que a em­pre­sa her­dou um pe­rí­o­do de mui­tos anos com in­ves­ti­men­tos bai­xos em re­la­ção às de­man­das. E não é fá­cil su­prir de uma ho­ra pa­ra ou­tra as de­man­das re­pri­mi­das, pois os in­ves­ti­men­tos nes­te seg­men­to são, via de re­gra, vul­to­sos. De ou­tro la­do, es­tão as clas­ses con­su­mi­do­ras, que que­rem um ser­vi­ço de me­lhor qua­li­da­de, mas sem ar­car com uma car­ga sig­ni­fi­ca­ti­va de au­men­to, ha­ja vis­ta já es­tar sen­do sa­cri­fi­ca­da com o ônus da car­ga tri­bu­tá­ria bra­si­lei­ra que é de­ma­si­a­da­men­te al­ta. O se­tor in­dus­tri­al, re­pre­sen­ta­do pe­la Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as do Es­ta­do de Go­i­ás (Fieg), já ma­ni­fes­tou pu­bli­ca­men­te es­ta po­si­ção, por meio de no­ta ofi­ci­al as­si­na­da pe­lo pre­si­den­te Pe­dro Al­ves.

O Conceg es­tá aten­to a to­das es­tas nu­an­ces. Te­mos par­ti­ci­pa­do de en­con­tros na­ci­o­nais e re­gi­o­nais dos con­se­lhos de con­su­mi­do­res, pa­ra ob­ter mais co­nhe­ci­men­tos e tro­car ex­pe­ri­ên­cias so­bre o que es­tá acon­te­cen­do em ou­tras re­gi­ões do Pa­ís, in­clu­si­ve, quan­to a es­ta ques­tão da re­vi­são ta­ri­fá­ria. E, com mui­ta se­gu­ran­ça, po­de­mos di­zer que es­ta­mos bus­can­do fa­zer o me­lhor, em­bo­ra ain­da te­nha­mos as nos­sas li­mi­ta­ções.

O im­por­tan­te é que a po­pu­la­ção sai­ba que ela não es­tá ór­fã de re­pre­sen­ta­ção. O Con­se­lho es­tá es­tru­tu­ra­do e atu­an­te. No mês de maio úl­ti­mo, re­a­li­za­mos o I En­con­tro Cen­tro-Oes­te de Con­se­lho de Con­su­mi­do­res de Ener­gia Elé­tri­ca, quan­do ti­ve­mos a sa­tis­fa­ção de re­ce­ber mais de 100 par­ti­ci­pan­tes de di­ver­sos es­ta­dos bra­si­lei­ros e, na­que­la oca­si­ão, de­ba­te­mos di­ver­sas ques­tões de in­te­res­se das clas­ses re­pre­sen­ta­das. En­fim, es­ta­mos tra­ba­lhan­do mui­to e con­sci­en­tes do de­ver que te­mos com a nos­sa mis­são de re­pre­sen­ta­ção dos con­su­mi­do­res de ener­gia; com o de­ver cí­vi­co que te­mos, tam­bém, com o de­sen­vol­vi­men­to de Go­i­ás. E, den­tro do equi­lí­brio, va­mos pau­tar es­sa atu­a­ção ago­ra na re­vi­são ta­ri­fá­ria e nas de­mais ques­tões que exi­gi­rem a nos­sa par­ti­ci­pa­ção.

 

(Wil­son de Oli­vei­ra, pre­si­den­te do Con­se­lho de Con­su­mi­do­res de Ener­gia Elé­tri­ca do Es­ta­do de Go­i­ás – Conceg)

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