A versatilidade do couro sintético
Redação
Publicado em 3 de agosto de 2018 às 21:37 | Atualizado há 7 anos
Na moda, é possível quebrar algumas regras quando o assunto é couro. Sinônimo de sofisticação, sensualidade, e inverno. Correto? Não necessariamente. Com algumas dicas esse tipo de tecido pode cair muito bem também nas estações da primavera e até no verão, principalmente quando se trata de sua versão sintética, que é super tendência e não esquenta tanto.
Segundo a diretora de estilo de uma marca de roupas, Lorena Darrot, o couro sintético é muito versátil: “O couro pode ser usado em combinações sofisticadas. O couro esbanja sensualidade, mas pode ser combinado com peças leves em tecidos mais finos.”
Mas Lorena explica que essas mesmas peças, com diferentes combinações, podem trazer outras propostas: “Por exemplo, a saia de couro com uma tshirt e um tênis fica bem casual. A melhor parte de usar couro sintético é que não é preciso necessariamente montar um look arrumado. Misturando peças atemporais e despojadas cria-se um estilo novo, perfeito para usar no final de semana ou no dia a dia.”
E quem disse que não é possível usar couro sintético para ir trabalhar? Segundo Lorena Darrot, a tendência combina sim com o meio corporativo, sendo necessário apenas cuidado para não exagerar na dose e ficar muito sensual. Camisas listradas ou lisas com detalhes mais sóbrios são perfeitas para contrastar. “Fica elegante e bem atual”, atesta Lorena.
OS BENEFÍCIOS
Na verdade, o que chamamos de couro sintético não é couro. Trata-se de poliuretano. Seu uso para a confecção de jaquetas, calças e bolsas se tornou muito mais econômico, tanto para as indústrias, quanto para os consumidores, que podem adquirir itens modernos, com preços mais acessíveis em relação ao couro.
Conforme Lorena, o uso do material proporciona muitos benefícios para toda a cadeia, pois é possível produzir peças com ampla variedade de cores e as propriedades do tecido sintético facilitam a criação de design diferentes. “Uma das vantagens é a fácil higienização da peça em couro sintético e, claro, o material imita o couro com perfeição, que em alguns casos torna-se difícil diferenciá-lo do poliuretano”, explica.
O fator ambiental também favorece o desenvolvimento de peças do vestuário com poliuretano, pois não exige extração da natureza para a produção do produto, já que é totalmente feito com elementos sintéticos.