“Entregaram-me o hospital doente e em fase terminal”, diz proprietário
Diário da Manhã
Publicado em 2 de agosto de 2018 às 00:22 | Atualizado há 4 meses
Oficiais de justiça cumpriram na manhã de ontem o sequestro judicial do antigo hospital Lúcio Rebelo. Estavam presentes os proprietários do hospital Percival Xavier Rebelo Filho, bem como sua esposa Maria Helena Leal Lucio Rebelo, além de familiares, funcionários de confiança da família e advogados da causa.
Nenhum representante do Hospital Adonai (ex hospital Lúcio Rebelo) estavam presentes na ação de retomada. Aparentemente, o hospital estava fechado há vários dias. Também, pode se observar que muitas paredes estavam quebradas, incluindo as da sala que abrigava o aparelho de ressonância magnética, que foi retirado do local. Não havia nenhum representante dos réus/agravantes no local e a retomada decorreu de forma pacífica, sem resistência.
Os oficiais de justiça determinaram a troca de todas as fechaduras e cadeados, os quais deverão ser substituídos.
O médico Percival Rebelo declarou que o hospital não foi devolvido como ele o entregou. “Entreguei o hospital em perfeitas condições, com equipes contratadas e em funcionamento. Onze meses depois, recebo um hospital caótico, com falta de equipamentos, sujo, abandonado, sem pessoal, sem estoque de medicamentos, e com uma UTI depredada. Os arquivos médicos e prontuários jogados no chão, como foi constatado pelos oficiais de justiça que emitirão laudo nos próximos dias.”
Percival Rebelo também desabafou que “agora é ter calma e muita força para reorganizar e reconstruir ao que era antes, pois como está, não há a mínima condição dele funcionar imediatamente. Peço a população goiana que tenha paciência, pois despenderei todo meu esforço e trabalho para que isso ocorra no menor período de tempo”.
O médico ressaltou também a condição que encontrou a unidade hospitalar. “Entregaram-me o hospital doente e em fase terminal”, afirma.
REESTRUTURAÇÃO
Sobre a parte financeira, Percival Rebelo disse que “haverá de haver uma reestruturação, uma vez que não foi encontrado nenhum livro de caixa ou contabilidade.”
Caroline Marques Sandre, advogada dos autores na Ação de Rescisão Contratual c/c Nulidade e Perdas e Danos esteve presente durante toda a ação de retomada da administração do hospital que reconduziu o médico Percival Rebelo à posição de responsável técnico do hospital, acompanhando pessoalmente a Tutela de Urgência concedida pela Primeira Câmara Cível do TJGO.
Sobre a retomada, a advogada aguarda a emissão da certidão do oficial de justiça, que trará em detalhes a real situação do hospital, para depois se pronunciar a respeito da real condição estrutural e física do imóvel, respeitando o fato de que o processo corre em segredo de justiça.
Caroline Marques Sandre disse com exclusividade ao Diário da Manhã que “o pedido de tutela de urgência, com fundamento no art. 301 do Código de Processo Civil, fez-se necessário em razão da inadimplência do contrato de compra e venda do hospital Lúcio Rebelo por parte da compradora.”
Também asseverou: “conforme constatado inclusive por ata notarial, havia seríssimos riscos de perecimento dos equipamentos e à sobrevivência do próprio hospital. Agora a nossa prioridade é fazer um levantamento e uma avaliação da real situação do Hospital Lúcio Rebelo ”.
Advogada, Elaine Ribeiro Machado que também acompanhou de perto toda a movimentação como uma das procuradoras de Percival Xavier Rebelo Filho e Maria Helena afirmou: “a luta continua e não mediremos esforços para que Percival Rebelo Filho e sua esposa reergam e retomem todas as atividades do Hospital, dando continuidade aos 50 anos de excelente trabalho prestado à comunidade, como importantes contribuintes da área da saúde para todos os goianos.”
A reportagem do Diário da Manhã procurou os representantes dos sequestrados para se manifestarem, mas ninguém foi encontrado no local.
Entreguei o hospital em perfeitas condições, e o recebo após 11 meses em situação caótica. Agora é ter calma e muita força para reorganizar. Peço à população em geral e à clientela que tenha paciência, pois não medirei esforços nem trabalho para que isso ocorra no menor período de tempo”Percival Rebelo