Opinião

Direito não é lei, é justiça

Diário da Manhã

Publicado em 1 de agosto de 2018 às 22:39 | Atualizado há 7 anos

É pre­ci­so, an­tes de tu­do, en­ten­der a re­la­ção bá­si­ca (ou di­fe­ren­ça) en­tre di­rei­to e jus­ti­ça. O di­rei­to não po­de ser en­ten­di­do ape­nas co­mo le­gis­la­ção que con­tro­la o com­por­ta­men­to da so­ci­e­da­de, pois a le­gis­la­ção apre­sen­ta por ve­zes des­vi­os do di­rei­to co­mo ide­al de jus­ti­ça (ide­al não abs­tra­to, mas vi­ven­cia­do), quan­do res­guar­da, por exem­plo, in­te­res­ses clas­sís­ti­cos ou cas­su­ís­mos, em no­me do po­der es­ta­be­le­ci­do.

Se, por um la­do, a lei ema­na do es­ta­do, por ou­tro la­do, o es­ta­do per­ma­ne­ce li­ga­do à clas­se do­mi­nan­te que ins­ti­tu­ci­o­na­li­zou o po­der, a mes­ma clas­se que de­tém os mei­os de pro­du­ção e con­tro­la o pro­ces­so eco­nô­mi­co. No es­ta­do ca­pi­ta­lis­ta, os ór­gã­os que re­gem a so­ci­e­da­de po­li­ti­ca­men­te or­ga­ni­za­da, re­fle­tem, as­sim, a von­ta­de da clas­se do­mi­nan­te.

Iden­ti­fi­car o es­ta­do com a lei e es­ta com o es­ta­do, se­ja na so­ci­e­da­de ca­pi­ta­lis­ta ou so­ci­a­lis­ta, se­ria iden­ti­fi­car o di­rei­to com a pro­pri­e­da­de pú­bli­ca ou pri­va­da. O di­rei­to de­ve ser iden­ti­fi­ca­do com a jus­ti­ça, va­lor de me­di­da e bem-so­ci­al que pai­ra aci­ma da lei no sen­ti­do me­ra­men­te for­mal. Na es­ca­la lei-di­rei­to-jus­ti­ça, o di­rei­to é o pon­to nu­cle­ar en­tre a jus­ti­ça e a lei.

 

APRO­PRIA­ÇÃO DA LEI

O es­ta­do, re­pre­sen­tan­do a clas­se do­mi­nan­te, por ve­zes se apro­pria da lei pa­ra ga­ran­tir uma es­tru­tu­ra im­plan­ta­da e man­ter os es­que­mas vi­gen­tes em no­me de uma apa­ren­te neu­tra­li­da­de, que trans­for­ma o di­rei­to num ins­tru­men­to de con­tro­le que re­pri­me o ci­da­dão an­te o po­der es­ta­be­le­ci­do. Is­to se dá mais co­mo um con­jun­to de nor­mas es­ta­tais do que co­mo de­fe­sa dos prin­cí­pios de ci­da­da­nia. É o ca­so, por exem­plo, das leis da po­lí­ti­ca fis­cal.

Em sen­ti­do di­a­lé­ti­co, o di­rei­to faz par­te do pro­ces­so his­tó­ri­co e de­ve re­fle­tir o cons­tan­te pro­gres­so das so­ci­e­da­des, e não o cons­tan­te su­ces­so das clas­ses do­mi­nan­tes. Nem sem­pre o cír­cu­lo da le­ga­li­da­de co­in­ci­de com o da le­gi­ti­mi­da­de – ad­ver­te Her­mann Hel­ler. – Quan­to fal­ta es­ta iden­ti­da­de his­tó­ri­ca, o di­rei­to se trans­for­ma em nor­ma e es­te em sa­cra­li­za­ção do po­der es­ta­tal, fu­gin­do ao ca­rá­ter de ci­en­ti­fi­ci­da­de que de­ve pre­si­dir a evo­lu­ção do di­rei­to.

Lem­bran­do a De­cla­ra­ção Uni­ver­sal (1948), as dis­po­si­ções di­tas le­gais não po­dem con­tras­tar com os di­rei­tos uni­ver­sais do ho­mem. Nes­sa pers­pec­ti­va, o di­rei­to não de­ve ser en­ten­di­do co­mo um sis­te­ma pron­to nem co­mo va­lor ab­so­lu­to, co­mo mo­de­lo fi­xo nem co­mo ca­bi­de me­ta­fí­si­co, em que se pen­du­ra a re­a­li­da­de dos fe­nô­me­nos so­ci­ais. As coi­sas tan­to na na­tu­re­za co­mo na so­ci­e­da­de, se man­têm em mo­vi­men­to cons­tan­te e con­tí­nua trans­for­ma­ção.

 

IDE­O­LO­GI­AS JU­RÍ­DI­CAS

Em lu­gar de um di­rei­to exer­ci­ta­do ci­en­ti­fi­ca­men­te, o que tem ocor­ri­do en­tre nós é um em­ba­te en­tre ide­o­lo­gi­as ju­rí­di­cas, com di­fe­ren­tes po­si­ções men­tais di­an­te da re­a­li­da­de fac­tu­al. Is­so tem ocor­ri­do no­ta­da­men­te nas úl­ti­mas de­ci­sões de nos­sas mais al­tas cor­tes, em que a re­a­li­da­de pa­re­ce re­pre­sen­ta­da, não co­mo um con­jun­to de idei­as, mas de opi­ni­ões pre­con­ce­bi­das. A apro­pria­ção da re­a­li­da­de se­gun­do idei­as pre­con­ce­bi­das tem si­do a prá­xis ju­rí­di­ca do­mi­nan­te no pa­ís.

A ide­o­lo­gia ju­rí­di­ca co­mo fal­sa con­sci­ên­cia é a dis­tor­ção da re­a­li­da­de me­di­an­te uma ideia pre­con­ce­bi­da pe­la cor­te ju­rí­di­ca e trans­mi­ti­da à so­ci­e­da­de, que, por sua vez a trans­mi­te ao in­di­ví­duo se­gun­do a sua clas­se. As­sim tem acon­te­ci­do no Bra­sil, on­de o ca­pi­ta­lis­ta, o ope­rá­rio, o ra­cis­ta, o ma­chis­ta, o fe­mi­nis­ta, ca­da qual vê a re­a­li­da­de so­ci­al co­mo ró­tu­lo, um fal­so va­lor no qual se apoia ca­da in­di­ví­duo, mes­mo sem má-fé, em fun­ção de sua clas­se ou en­ga­ja­men­to so­ci­al.

O que não po­de ha­ver é o pre­do­mí­nio de ide­o­lo­gi­as nas ins­ti­tu­i­ções, com dis­tor­ção con­sci­en­te e vo­lun­tá­ria da es­ca­la de va­lo­res, quan­do a so­ci­e­da­de as­su­me o que Ma­ri­le­na Chauí cha­ma de “dis­cur­so com­pe­ten­te”, pa­ra as­se­nho­re­ar-se da re­a­li­da­de co­mo for­ma de do­mi­na­ção, cri­an­do des­sa for­ma um “dis­cur­so con­ve­nien­te”, me­di­an­te o qual as clas­ses pri­vi­le­gi­a­das sub­sti­tu­em a re­a­li­da­de em si pe­la ima­gem co­mo a re­pre­sen­tam, ten­tan­do im­pô-la aos de­mais.

 

FA­TO, VA­LOR E NOR­MA

Re­por­te­mo-nos à trí­a­de pro­ces­su­al pre­co­ni­za­da por Mi­guel Re­a­le: fa­to, va­lor e nor­ma. Na nor­ma se en­qua­dra o fa­to, que é va­lo­ra­do em fun­ção da or­dem so­ci­al. O di­rei­to, en­tão, não é a lei, nem o fa­to em si, mas am­bos su­bor­di­na­dos a um va­lor mai­or, que é a jus­ti­ça. O jul­ga­dor não de­ve ater-se à le­tra fria da lei, que po­de às ve­zes dis­tor­cer o fa­to.

O di­rei­to dis­so­ciou-se da fi­lo­so­fia e não bus­cou su­por­te na so­ci­o­lo­gia, em fun­ção da pro­ble­má­ti­ca so­ci­al. Na atu­al prá­xis ju­rí­di­ca do Bra­sil, a dou­tri­na ce­deu lu­gar à ju­ris­pru­dên­cia. A ju­ris­pru­dên­cia ce­deu lu­gar à ju­ris­pen­dên­cia. A ju­ris­pen­dên­cia ce­deu lu­gar à ju­ris­po­lí­ti­ca, cri­an­do uma ju­ris­pen­den­ga com ma­la­ba­ris­mo da téc­ni­ca pro­ces­su­al. As de­ci­sões ju­di­ci­ais vi­ra­ram um jo­go de po­der.

Um ju­iz, por exem­plo, de­so­be­de­ce a um de­sem­bar­ga­dor que, por sua vez, se con­tra­põe aos seus pa­res. O de­sem­bar­ga­dor po­de ser acu­sa­do de pre­va­ri­ca­ção, mas por que não o ju­iz de de­so­be­diên­cia(?) A cor­te faz os re­cor­tes dos tre­chos e en­tre­chos da tra­ma pro­ces­su­al e de­ci­de por ou­tros fe­chos, in­clu­in­do no­vos ape­tre­chos. As­sim pros­se­gue a no­va no­ve­la ju­rí­di­ca com nos­sos ato­res ju­rí­di­cos con­tra­ce­nan­do no ce­ná­rio na­ci­o­nal. E co­mo em to­da no­ve­la, a ra­ci­o­na­li­da­de aca­ba ce­den­do lu­gar à pas­sio­na­li­da­de.

 

(Emí­lio Vi­ei­ra, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ad­vo­ga­do e es­cri­tor, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, da Uni­ão  Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res de Go­i­ás e da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa. E-mail: evn_ad­vo­ca­cia@hot­mail.com)

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