Esportes

Após eliminação, Tite sai em defesa de Fernandinho e grupo

Redação DM

Publicado em 7 de julho de 2018 às 01:26 | Atualizado há 7 anos

Tite sabia que seria questionado sobre a péssima atuação do volan­te Fernandinho na derrota por 2 a 1 do Brasil para a Bélgica, que custou a sobrevivência na Copa do Mun­do da Rússia. A princípio, o técnico tentou evitar o assunto, mas não re­sistiu a fazer uma defesa do jogador que tanto elogiava antes do Mundial.

“Não vou entrar em individuali­dades porque é desumano. Temos que olhar os dois lados da moeda. Vejo o futebol e a vida como um conjunto”, avisou Tite, que esca­lou Fernandinho porque Casemiro estava suspenso. Mais tarde, o téc­nico cedeu. “O Fernandinho joga muito e exerce essa mesma fun­ção no Manchester City, um dos maiores clubes do mundo, com uma forma de atuar muito pareci­da com a nossa”, defendeu.

Fernandinho, no entanto, já exerceu variadas funções sob o co­mando de Tite. O técnico chegou a defender que o volante era um armador antes do Mundial, cogi­tando utilizá-lo na função exercida por Philippe Coutinho. Demovido da ideia, fez do atleta um primeiro volante diante dos belgas.

Fernandinho falhou. Foi dele, contra, o primeiro gol da Bélgica, completando uma cobrança de escanteio de Chadli. Depois, ain­da no primeiro tempo, o volante não parou o centroavante Luka­ku no contra-ataque que resultou em um chute certeiro do meia De Bruyne, para a rede.

Abalado, Fernandinho errou pas­ses e sofreu com os avançados do meia Hazard no segundo tempo. “Tivemos dois terços do jogo nas nossas mãos”, contestou Tite. “Jo­gamos com equilíbrio emocional, mesmo com 2 a 0 atrás, e botamos volume. Preciso ter discernimen­to para passar aos atletas que eles tiveram a capacidade de absorver um golpe muito forte”, acrescentou.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias