Entretenimento

Coletivo PlanoP apresenta exposição final do #plural neste domingo

Redação

Publicado em 6 de julho de 2018 às 21:39 | Atualizado há 7 anos

O coletivo PlanoP apre­senta, neste domingo (8), a Exposição final #plural, projeto de manutenção do coletivo ar­tístico PlanoP, contemp la­do pelo Fundo de Arte e Cul­tura do esta­do de Goiás. O encontro, pro­gramado para às 18 horas vai contar com performance de dança das ações traba­lhadas ao lon­go dos 7 me­ses de projeto, além da expo­sição de vídeos. O grupo também vai responder perguntas e trocar feedbacks. A entrada é gratuita!

Dança, tecnologia, parkour, rapel, escalada, cinema, foto­grafia, tudo junto e misturado como forma de evoluir o que hoje é uma arte só. Esta foi a proposta do Coletivo PlanoP durante a execução do Proje­to #plural. É P de pluralidade de espaços, atuação, arte e ino­vação.

Vídeo, música, cinema, in­tervenção urbana, dança verti­cal e cenografia e apropriação do espaço foram temas discu­tidos nas 6 residências com os artistas convidados, além de aulas de dança, parkour, horas de produção, criações, compo­sições de cena e muitas e mui­tas discussões a respeito de arte, toda esse caminho e ba­gagem faz parte agora do arca­bouço do coletivo.

“Nesta exposição está par­te dessas vivências realizadas e materiais produzidos ao lon­go da manutenção, e espera­mos que, em clima de celebra­ção, expondo e dividindo as experiências desta manuten­ção, possamos juntos nos tor­nar mais plurais. Uma das coi­sas mais valiosas desse projeto foi o coletivo ter tido subsídios para manter seus encontros en­quanto grupo, o que permitiu um esclarecimento de seus de­sejos e limitações enquanto ar­tistas, criadores e produtores de arte e dança. Para além dis­so a possibilidade de estabele­cer contato com outros artistas e com a comunidade”, afirma Gleysson Moreira, um dos in­tegrantes do coletivo.

Nilo Martins explica que apesar do encerramento das atividades do #plural, marca­das pelo fim dos módulos e pelo fim da ocupação do Co­letivo Centopéia, o projeto pre­vê ainda o desenvolvimento de uma pesquisa em dança volta­da ao público com deficiência auditiva e visual, atividade que busca entender como e qual é a melhor forma de incluir esse público.

“O grupo pretende dar con­tinuidade no aperfeiçoamen­to em um dos produtos que foi gerado e refinado durante o projeto de manutenção, “O Impeto do Pavão”, performan­ce estruturada com recursos de improviso cênico em es­paços urbanos, já apresenta­do em dois festivais de Goiâ­nia”, finaliza Nilo.

#PLURAL

Projeto de manutenção do coletivo artístico PlanoP, #plu­ral é a realização de aperfeiçoa­mentos artístico e de aprofun­damento da pesquisa de arte e tecnologia. É a latência do cole­tivo de inserir a dança em ou­tros espaços, além de continuar suas pesquisas em tecnologia. O coletivo trabalhou com diversas outras áreas artísticas, acredi­tando que a diversidade cultu­ral pode elevar e potencializar a dança física. Através de encon­tros semanais e trabalhos conti­nuados pretende-se aprofundar as pesquisas realizadas, através de módulos mensais com con­vidados para atividades teóricas e práticas com o coletivo.

PLANOP

Coletivo artístico criado por Gabriel Côrtes, Gleysson Morei­ra, Guilherme Monteiro e Nilo Martins a partir dos encontros no Núcleo Coreográfico Teatro SESI/Dança UFG e das afinida­des em relação à Dança Contem­porânea. O coletivo já se apresen­tou em turnê nacional através do incentivo do Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança 2014 e hoje conta com o incentivo do FAC do Estado de Goiás 2016.

OCUPA PLURAL

Data: 08.07.2018

Horário: 18 horas

Local: Coletivo Centopeia– Avenida Cora Coralina, nº 140, Setor Sul

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias