Entretenimento

Edição comemorativa reúne POR ACASO _ tardes de improviso e Casa Corpo

Redação

Publicado em 30 de junho de 2018 às 00:26 | Atualizado há 4 meses

Intervenção genuinamente goianiense, o POR ACASO_ tardes de improviso completa 60 edições! Para celebrar, os gru­pos ¿por quá? e Vida Seca convi­dam para um grande encontro nes­te sábado, 30/06, a partir das 17h, na Casa Corpo. Na ocasião também acontece apresentação dos alunos das vivências Bloco do Lixo e Dan­ça de Dançar. A entrada é gratuita.

Atualmente, ¿por quá? grupo que dança e Casa Corpo executam projetos de manutenção, através do TRANSporquar e Chama casacor­po, respectivamente. Neste sába­do, 30/06, promovem uma tarde de encontros e celebração. A partir das 17h a programação se inicia com a apresentação das vivências infan­tis Bloco do Lixo eDança de Dan­çar, que finalizam uma etapa de seis meses de atividades dentro do pro­jeto Chama casacorpo.

Logo após, a partir das 17h30, inicia o POR ACASO_, intervenção artística que surge em 2012 com o objetivo de ocupar a cidade de forma democrática, unindo dan­ça e música em tardes de impro­visos. Idealizado pelo ¿por qua? grupo que dança e o grupo musi­cal Vida Seca, chega à 60ª edição e nada melhor que a Casa Corpo para abrigar essa festança!

CASA NOSSA

Localizada numa rua sem saída no Setor Leste Universitário (Rua 233), a Casa Corpo jáabrigou diver­sas edições do POR ACASO_tardes de improviso. “Nossa casa foi inau­gurada em 2014, quando ainda não existia iluminação pública na rua. Utilizávamos apenas nossos equi­pamentos de luz e vimos a potên­cia que o local trazia aos POR ACA­SOS_. Desde então procuramos ocupar esta rua com muita arte e cultura”, comenta Luciana Celestino, produtora dos projetos e integran­te do ¿por qua? grupo que dança.

O ambiente promete ser bem aconchegante e caseiro. Um bar com comes e bebes deliciosos vai ser preparado para alimentar a energia dos participantes, que não possuem distinção de idade. Todos estão convidados para a festa, desde as crianças aos mais adultos.

Luciana Celestino comenta ain­da a importância de realizar estas atividades na residência dos grupos. “Realizar 60 edições do POR ACA­SO_ jáé motivo para comemorar. E ter a possibilidade de estar na nos­sa casa e reunir dois projetos poten­tes, o TRANSporquar e Chama Casa Corpo, em uma grande tarde é ain­da mais gratificante!”

O POR ACASO_tardes de im­proviso é de todos. É conduzido por dois grupos artísticos, mas precisa de cada pessoa para que se torne um grande encontro ce­lebrativo. Assim, os grupos refor­çam que quem puder levar seus próprios copos, cadeirinhas por­táteis e cangas para o chão vai aju­dar a fazer do ambiente um local mais confortável para todas e to­dos, além de colaborar para um lo­cal mais limpo e sustentável.

IMPROVISANDO DANÇAS E MÚSICAS

O POR ACASO é um projeto que provoca dançarinos, músicos e de­savisados para uma intervenção ar­tística que caminha entre o popular e o contemporâneo. Uma estrutura básica é montada para quem quiser chegar. Para os dançarinos, tatames no chão, e para os músicos, instru­mentos para o batuque. A interven­ção artística jápassou por cidades da América Latina, como Buenos Aires e Uruguai, além de brasilei­ras, como Porto Alegre (RS), Alto Paraíso (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Pirenópolis (GO), sempre gratuitos.

SOBRE AS VIVÊNCIAS INFANTIS

Bloco do Lixo e Dança de Dan­çar são duas vivências oferecidas com possibilidade lúdica e educati­va para que crianças possam explo­rar as potencialidades do próprio corpo, do movimento e o univer­so sonoro que objetos do seu co­tidiano podem proporcionar. Elas estimulam a socialização e a brin­cadeira, além de proporcionar a ex­periência em processos criativos e artísticos em danças e músicas a partir do aprendizado dos funda­mentos básicos dessas linguagens. Os professores são renomados pro­fissionais, integrantes dos grupos ¿por quá? grupo que dança e Vida Seca, que desenvolve instrumentos e realiza pesquisa sonora com ma­teriais de descarte reutilizados. As aulas são parte do projeto Chama casacorpo, que oferece atividades de dança, movimento corporal e produção musical específicas para crianças de 7 a 12 anos.

SOBRE A CASACORPO

Atuante na cidade como um potencializador de novas dinâ­micas de trabalho, a casacorpo realiza projetos no âmbito artís­tico, educacional e cultural com ações e atividades nas artes do movimento, dança, música, per­formance, palhaçaria e diversas outras. Ela ainda abriga e acolhe como residentes iniciativas, proje­tos e grupos que a utilizam como espaço de trabalho. São eles: ¿por quá? grupo que dança, Vida Seca, Ma1s Um – produtora artística e cultural – Ateliê do Gesto, o Gru­po de Movimento Core Energeti­cs e os grupos musicais Mundhu­mano e Mazombo.

Ação cultural ocorre neste sába­do, a partir das 17h, na Casa Corpo. Integra os projetos TRANSporquar e Chama Casa Corpo, que contam com fomento do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO POR ACASO_TARDES DE IMPROVISO

POR ACASO_tardes de improviso em parceria com Casa Corpo especial 60

30 de junho, sábado

Horário: 17h às 20h

17h: Apresentação Bloco do Lixo

17h30: POR ACASO_tardes de improviso especial 60!

Local: Av. 243, esquina c/ Rua 233, Setor Leste Universitário, Goiânia

Entrada gratuita

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias