Entretenimento

Música Íntima apresenta “Concerto Conversado”

Redação

Publicado em 25 de junho de 2018 às 23:10 | Atualizado há 4 meses

A série Música Íntima chega a sua sétima edição e apresenta o “Concerto Conversado”. A propos­ta é um diálogo entre as três pontas do fazer musical: ouvinte, intérpre­te e compositor, em uma conver­sa facilitada pelo musicólogo Ro­bervaldo Linhares Rosa. Obras dos compositores Estércio Marquez Cunha, Luiz Gonçalves e Rodri­go Oliveira dos Santos compõem o programa da noite, nesta terça (26/06), às 20h30, no Centro Cul­tural da UFG. A entrada é gratuita.

Dedicada à música instrumen­tal, a Música Íntima tem preenchido o calendário da capital com concer­tos temáticos periódicos, que tra­zem novos nomes em atuação em Goiás. Nesta edição serão apresen­tadas sete peças, no total.

Música para flauta solo, tem in­terpretação de José Vinicius Ma­ciel, na flauta, e Música para flau­ta e clarinete, de Stefânia Benatti (flauta), e Rachel Oliveira (clarine­te). Ambas as canções são de Estér­cio Marquez Cunha.

Três composições de Luiz Gon­çalves estão no programa. Chippe­wa traz Eidí Lima (flauta) e Khes­ner Oliveira (marimba); Lampejos recebe leitura também da flautista e do percussionista, junto com Car­los Gontijo (sax soprano). Já A Mor­te do Inca traz José Vinicius Maciel e Stefânia Benatti (flautas), e Rober­valdo Linhares Rosa (piano).

Duas peças de Rodrigo Oliveira dos Santos completam o programa do “Concerto Conversado”. Inun­da-me será apresentada em flau­ta e sax soprano, pelo duo D.O.M; e Prelúdio terá interpretação do fa­cilitador do encontro e pianista, Ro­bervaldo Linhares Rosa.

Luiz Gonçalvez explica que a Música Íntima se trata de uma busca pela intimidade com o som. “O que pode se dar tanto no âmbito físico de uma proxi­midade da plateia e do músico, assim como pela aproximação subjetiva a essa música que é do reino do singular e do estranho”.

Como pede um bom diálogo, perguntas, comentários e impres­sões, por parte do público, serão muito bem-vindas no “Concer­to Conversado”. A Música Íntima tem produção e idealização de Luiz Gonçalvez, Rodrigo Oliveira dos Santos e Douglas Sá.

O FACILITADOR

Robervaldo Linhares Rosa, pianista e musicólogo, Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música – Brasil (2013), 1º Prê­mio Concurso Nacional de Pia­no Art-Livre – São Paulo (2002) e 1º Prêmio Concurso Nacio­nal de Piano do Instituto Brasil­-Estados-Unidos – Rio de Janei­ro (1997). Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), ba­charel em Música, instrumento piano, pela Universidade Fede­ral de Goiás (UFG).

É requisitado com frequência pela nova geração de compositores para que apresente suas obras em estreias mundiais. Grande intérpre­te e divulgador do repertório dos sé­culos XX e XXI, sobretudo da obra de Seymour Bernstein, Almeida Prado e Estércio Marquez Cunha.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias