Música Íntima apresenta “Concerto Conversado”
Redação
Publicado em 25 de junho de 2018 às 23:10 | Atualizado há 4 meses
A série Música Íntima chega a sua sétima edição e apresenta o “Concerto Conversado”. A proposta é um diálogo entre as três pontas do fazer musical: ouvinte, intérprete e compositor, em uma conversa facilitada pelo musicólogo Robervaldo Linhares Rosa. Obras dos compositores Estércio Marquez Cunha, Luiz Gonçalves e Rodrigo Oliveira dos Santos compõem o programa da noite, nesta terça (26/06), às 20h30, no Centro Cultural da UFG. A entrada é gratuita.
Dedicada à música instrumental, a Música Íntima tem preenchido o calendário da capital com concertos temáticos periódicos, que trazem novos nomes em atuação em Goiás. Nesta edição serão apresentadas sete peças, no total.
Música para flauta solo, tem interpretação de José Vinicius Maciel, na flauta, e Música para flauta e clarinete, de Stefânia Benatti (flauta), e Rachel Oliveira (clarinete). Ambas as canções são de Estércio Marquez Cunha.
Três composições de Luiz Gonçalves estão no programa. Chippewa traz Eidí Lima (flauta) e Khesner Oliveira (marimba); Lampejos recebe leitura também da flautista e do percussionista, junto com Carlos Gontijo (sax soprano). Já A Morte do Inca traz José Vinicius Maciel e Stefânia Benatti (flautas), e Robervaldo Linhares Rosa (piano).
Duas peças de Rodrigo Oliveira dos Santos completam o programa do “Concerto Conversado”. Inunda-me será apresentada em flauta e sax soprano, pelo duo D.O.M; e Prelúdio terá interpretação do facilitador do encontro e pianista, Robervaldo Linhares Rosa.
Luiz Gonçalvez explica que a Música Íntima se trata de uma busca pela intimidade com o som. “O que pode se dar tanto no âmbito físico de uma proximidade da plateia e do músico, assim como pela aproximação subjetiva a essa música que é do reino do singular e do estranho”.
Como pede um bom diálogo, perguntas, comentários e impressões, por parte do público, serão muito bem-vindas no “Concerto Conversado”. A Música Íntima tem produção e idealização de Luiz Gonçalvez, Rodrigo Oliveira dos Santos e Douglas Sá.
O FACILITADOR
Robervaldo Linhares Rosa, pianista e musicólogo, Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música – Brasil (2013), 1º Prêmio Concurso Nacional de Piano Art-Livre – São Paulo (2002) e 1º Prêmio Concurso Nacional de Piano do Instituto Brasil-Estados-Unidos – Rio de Janeiro (1997). Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), bacharel em Música, instrumento piano, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
É requisitado com frequência pela nova geração de compositores para que apresente suas obras em estreias mundiais. Grande intérprete e divulgador do repertório dos séculos XX e XXI, sobretudo da obra de Seymour Bernstein, Almeida Prado e Estércio Marquez Cunha.