Entretenimento

Seleção musical com BNegão

Diário da Manhã

Publicado em 23 de junho de 2018 às 00:26 | Atualizado há 4 meses

A noite do sábado na Imer­se, Setor Sul, será coman­dada pelo rapper BNegão, um dos fundadores da banda Pla­net Hemp. O show, que se chama BNegão Bota Som, tem início às 20h e apresenta as novas propos­tas musicais garimpadas pelo ve­terano do rap. Além de entreter o público com sua seleção especial de sons, o MC também traz algu­mas curiosidades sobre as músi­cas, além de dar uma canja com rimas e improvisos. Aos 45 anos, o músico já acumula várias décadas de experiência na bagagem. Co­meçou a mexer com música ain­da na escola, quando integrou o grupo Perfeição Nenhuma Small Band e Engenharia de Som Ltda, que trazia influências do punk e da música eletrônica.

A ideia principal do Bota Som, projeto que já vem rodando o Brasil há vinte anos, é fazer com que sons importantes para a música moder­na do Brasil façam parte da vida e da dança do público. Em suas se­leções, o músico foge do lugar co­mum e daquilo que já está estoura­do nas rádios e na internet. Além de ter alcançado a fama e o reconheci­mento nacional com banda Planet Hemp, através do álbum Usuário, de 1994, o músico também trabalha com os grupos BNegão & Seletores de Frequência e BNegão Trio. O pro­jeto Bota Som teve início em mea­dos de 1998, durante uma pausa do Planet Hemp. A primeira apresenta­ção foi nos arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, e serviu de termômetro para a continuidade das apresentações.

O Bota Som não é restrito a um só gênero musical. No início, esta­va relacionado principalmente ao rap, o dance e o raggamuffin (esti­lo de eletrônica que surgiu nos anos 1980 derivado do dancehall – som bastante popular na Jamaica). Ao longo dos anos, com a expansão do projeto a várias outras áreas, o mú­sico levanta a bandeira do groove, acima de tudo, encontrado em pé­rolas encontradas por ele em seus estudos e pesquisas em música pop brasileira. A demanda do público é o motivo da manutenção do Bota Som por tantos anos. As seleções de BNegão já foram solicitadas dentro e fora do país. Em solo goiano, na noite de hoje, o projeto marca ain­da a comemoração de um ano da casa de eventos Imerse.

PODER DA MÚSICA

No material de divulgação do evento, BNegão destaca a força da música em unir as pessoas e criar uma atmosfera positiva ao redor delas. “Acredito que a música é uma ótima ferramenta, um exce­lente motivo para unir (e reunir) pessoas das mais diferentes áreas da vida num mesmo lugar, numa harmonia rara quando se trata do nosso turbulento planeta Terra”, conta. No mesmo texto, o músico fala da libertação das mentes dos preconceitos que envolvem a mú­sica, e evoca um público que par­ticipe da corrente de fluidez dos sons. “Ela tem o poder de plasmar a energia de um ambiente. Acredi­to nisso, acredito nesse poder da música. Acredito também na men­te aberta, livre de rótulos, livre para fluir nas ondas sonoras”.

BNegão recusa a formalidade do título de DJ, e em suas palavras transporta o Bota Som para um ambiente mais descontraído e cor­riqueiro. “Essas sessões que faço, de botar um som (não sou DJ!!), faço com muitíssimo prazer, des­de 1998. Já rolaram sessions em vá­rios estados do Brasil (e alguns lu­gares do mundo), ao longo desses anos todos”, expõe. O sucesso do evento, para ele, está diretamen­te relacionado à maneira com que as pessoas lidam com aquilo que está tocando. “Sempre, nas melho­res noites (ou dias), as sessions mais memoráveis foram aquelas onde as pessoas estavam fluindo dentro do som, numa relax, curtindo mais do que um estilo em especial, cur­tindo a essência do som.”

Ainda de acordo com o material de divulgação, o termo “bota-som” foi inventado pelo músico Marcelo Yuka (um dos fundadores da ban­da O Rappa) para designar pessoas que não se consideram djs mas gos­tam de escolher as músicas. Se de­pender do humor de BNegão no re­lease, a noite promete ser bastante dançante “Falo aqui da espinha dor­sal do som feito pra mexer. Falo do groove. O groove se encontra den­tro de vários estilos musicais e ele é um dos pontos chave do som. E, nas minhas sessions bota som, esse é o ponto. Assuma seu ponto…. E chega mais pra somar no groove”, convida.

BNEGÃO BOTA SOM EM GOIÂNIA

23 de Junho (sábado)

Local: Imerse

Endereço: Rua 115 N488, QF36, L62 – St. Sul

Horário do evento: 20h às 04h

Horário BNegão Bota Som – meia noite

Ingressos: R$ 5 a R$ 20

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias