Esportes

Já pensando no ano que vem

Redação

Publicado em 27 de outubro de 2018 às 01:29 | Atualizado há 7 anos

O técnico Tite convocou, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a seleção brasileira pela última vez no ano de 2018. A lista de 23 nomes escolhida pelo treinador represen­tará o país nos amistoso diante do Uruguai e Camarões, nos próximos dias 16 e 20 de novembro, respecti­vamente, em Londres.

A convocação apresentou duas novidades importantes para a equipe. Os meio campistas Allan, do Napoli, convocado pela primei­ra vez, e Paulinho, do Guanghou Evergrande, que volta a ser lembra­do pela primeira vez após a disputa da Copa do Mundo, além de Dou­glas Costa, da Juventus, que volta após ficar de fora da última convo­cação por ter cuspido em um ad­versário no Campeonato Italiano.

De acordo com o treinador, Allan está sendo monitorado já há algum tempo, e o jogador tem um grande papel tático na equipe. “O Allan faz o ‘box to box’, faz infiltrações, rom­pe. Ele te traz a consistência defensi­va com a chegada na frente…Ele fez por merecer a convocação, e nós já estávamos monitorando a sua situa­ção há algum tempo”, disse.

Tite defendeu a convocação de Paulinho, dizendo que ele tem uma história na Seleção e citando a capa­cidade que o jogador teve de se re­inventar durante a carreira. “O Pau­lo tem um lastro muito grande em relação à seleção. Ele se reinventou mais como um jogador agressivo do que como um jogador que vem mais de trás. O Paulinho não é mais o Paulinho do Corinthians, é o Pau­linho do Barcelona, o jogador mais rompedor. Ele se reformula”, disse.

Além disso, o treinador não dei­xou de falar sobre Fernandinho, que já defendeu o Brasil nas Copas do Mundo de 2014 e 2018, e que deve retornar ao time em breve.

“Não veio o Fernandinho, mas não que eu não quisesse, pois ele vai retornar. O vejo com grandes virtu­des morais e técnicas para estar aqui. Então não sei para a Copa do Mun­do, por conta da idade, mas segura­mente, a curto prazo, sim. Pela qua­lidade técnica, pelo nível que está jogando no City e pela qualidade moral. E para mim, não vai ser um acidente de percurso, um acaso de bater bola no ombro que vai tirá-lo de uma convocação”, completou.

Outra questão importante para a escolha dos nomes foi o entendi­mento de Tite que caso convocasse um atleta que atua no Brasil, o tira­ria de combate de ao menos duas rodadas do Campeonato Brasilei­ro. Para evitar isso, o comandante preferiu evitar convocar qualquer nome atuante no país. A única exce­ção foi o zagueiro Dedé, do Cruzeiro, que segundo o comandante foi algo planejado junto ao clube mineiro.

Uma das ausências mais senti­das da lista foi a do goleiro Fábio, que recentemente foi campeão da Copa do Brasil com o Cruzeiro. “Eu tenho um treinador de goleiros e um auxiliar que são do mais alto ní­vel. A decisão final é minha, e eu já disse que o Fabio tem grandes virtu­des e está em um excepcional mo­mento, assim como outros…O que não dá é para corrigir situações pas­sadas em que ele não foi convoca­do. Aí eu não vou trazer para mim essas situações”, disse.

Assim como as últimas convo­cações, o comandante decidiu es­colher um terceiro goleiro da cate­goria sub-20, para que haja uma melhor integração e uma aproxi­mação do jovem atleta com os pro­fissionais. O nome da vez foi Ga­briel Brazão, do Cruzeiro.

Está foi a última convocação de Tite para a seleção nesta tempora­da. A próxima lista será anunciada apenas em março de 2019.

 

Jogadores convocados–seleção brasileira

 

  • Goleiros

Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Gabriel Brazão (Cruzeiro)

  • Defensores

Filipe Luís (Atlético de Madrid), Danilo (Manchester City), Fabinho (Liverpool), Marquinhos (PSG), Marcelo (Real Madrid), Miranda (Inter de Milão), Dedé (Cruzeiro) e Pablo (Bourdeaux)

  • Meias

Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Allan (Napoli), Philippe Coutinho (Barcelona), Paulinho(Guangzhou Evergrande) e Walace (Hannover 96).

  • Atacantes

Douglas Costa (Juventus), Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Willian (Chelsea), Neymar (PSG) e Richarlison (Everton)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias