Opinião

Interpretação de texto é a base do aprendizado e de atividades do dia a dia

Diário da Manhã

Publicado em 25 de outubro de 2018 às 03:32 | Atualizado há 7 anos

A in­ter­pre­ta­ção de tex­to é a ba­se pa­ra mui­tas ati­vi­da­des do dia a dia, co­mo lei­tu­ra e es­cri­ta de men­sa­gens no ce­lu­lar, posts nas re­des so­ci­ais, pla­cas de si­na­li­za­ção de trân­si­to e tran­spor­tes co­le­ti­vos, en­tre ou­tras. Já pa­ra o apren­di­za­do, is­so é fun­da­men­tal. Uma pes­qui­sa re­a­li­za­da pe­la EduQC, me­to­do­lo­gia de es­tu­do au­to­di­da­ta com ba­se em in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­cial, cons­ta­ta que se apren­de com mais efi­ci­ên­cia es­tu­dan­do por meio de con­te­ú­dos em tex­to. Des­sa for­ma, a in­ter­pre­ta­ção se faz ne­ces­sá­ria pa­ra ab­sor­ver os con­te­ú­dos de ou­tras dis­ci­pli­nas.

Ain­da se­gun­do o le­van­ta­men­to, cer­ca de 35% dos alu­nos têm um ní­vel de por­tu­guês en­tre ru­di­men­tar ou ele­men­tar, ou se­ja, in­su­fi­ci­en­te, já 48% apre­sen­tam um ní­vel in­ter­me­di­á­rio e ape­nas 17% po­dem ser con­si­de­ra­dos pro­fi­ci­en­tes. Es­sa di­fi­cul­da­de se atri­bui aos se­guin­tes pon­tos: Qua­li­da­de do en­si­no, alu­no não sa­ber es­tu­dar e fal­ta de lei­tu­ra.

O fo­co da edu­ca­ção tra­di­cio­nal na fi­gu­ra do pro­fes­sor es­tá ul­tra­pas­sa­do. A me­lhor for­ma de es­tu­dar não é em uma sa­la de au­la, apren­den­do ape­nas por os­mo­se de uma pes­soa, mas so­zi­nho. Nes­se pro­ces­so, o pa­pel do pro­fes­sor pre­ci­sa fi­car cla­ro: ele não de­ve ser vis­to co­mo um de­ten­tor do co­nhe­ci­men­to, mas sim co­mo um fa­ci­li­ta­dor de apren­di­za­do.

Dois con­cei­tos são es­sen­ci­ais: o há­bi­to e o mé­to­do. O há­bi­to é uma con­se­quên­cia da re­pe­ti­ção di­á­ria, que di­mi­nui a for­ça de von­ta­de ne­ces­sá­ria pa­ra re­a­li­zar nos­sas ati­vi­da­des. Se vo­cê não tem o há­bi­to de for­rar sua ca­ma, is­so po­de ser uma ati­vi­da­de can­sa­ti­va. Mas se vo­cê tem o há­bi­to de fa­zer is­so to­dos os di­as após acor­dar, vo­cê faz e nem sen­te que es­tá fa­zen­do. Com es­tu­dos não é di­fe­ren­te. De­ve-se cul­ti­var um há­bi­to di­á­rio, de pre­fe­rên­cia com ri­tu­ais (lim­par a me­sa, to­mar um ca­fé etc) que con­di­cio­nam o seu cé­re­bro.

E na ou­tra pon­ta te­mos o mé­to­do. Há ele­men­tos que de­vem ser in­cor­po­ra­dos ao mé­to­do, sem is­so se tor­na im­pos­sí­vel se man­ter mo­ti­va­do, co­mo ava­li­a­ções con­tí­nu­as, por exem­plo. Quan­do o alu­no não me­de seu de­sem­pe­nho, ele se sen­te per­di­do, pois não sa­be se es­tá me­lho­ran­do ou não. Já o con­trá­rio é ex­tre­ma­men­te mo­ti­van­te: es­tu­dar e me­dir que me­lho­rou de­sen­ca­deia ga­ti­lhos no nos­so cé­re­bro que nos man­tém mo­ti­va­dos.

Com há­bi­to e mé­to­do, mes­mo uma ho­ra por dia no lon­go pra­zo pro­duz re­sul­ta­dos no­tá­veis. Ao es­tu­dar com­pre­en­são e in­ter­pre­ta­ção de tex­tos, o alu­no con­se­gui­rá pro­du­zir seu pró­prio ma­te­ri­al. Tem­po é um re­cur­so es­cas­so, en­tão, o alu­no tem de en­con­trar for­mas de ti­rar o me­lhor pro­vei­to de ca­da ho­ra que de­di­ca pa­ra es­tu­dar. Uma pes­soa me­di­a­na le­va dois mes­es es­tu­dan­do 1h lí­qui­da to­do dia pa­ra se tor­nar pro­fi­ci­en­te (top 17%) em in­ter­pre­ta­ção. Já pa­ra por­tu­guês, o ide­al é de 10 mes­es a um ano.

Ge­ral­men­te es­se pro­ble­ma vem de sé­ri­es ini­ci­ais, na qual ra­ra­men­te o alu­no é mo­ti­va­do a ler, não con­se­guin­do iden­ti­fi­car na lei­tu­ra as in­for­ma­ções mais im­por­tan­tes pa­ra a com­pre­en­são do tex­to. A ha­bi­li­da­de é ne­ces­sá­ria e é ela que vai aju­dar mui­tas pes­so­as con­se­gui­rem es­pa­ços me­lho­res na es­co­la, na fa­cul­da­de e no mer­ca­do de tra­ba­lho, en­tão é es­sen­cial de­di­car um tem­po pa­ra evo­lu­ir nes­se que­si­to.

 

(Vic­tor Maia é CEO da EduQC, me­to­do­lo­gia de es­tu­do au­to­di­da­ta com ba­se em in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­cial)


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