Política

Ronaldo Caiado diz que equipe de transição será “100% técnica”

Redação DM

Publicado em 16 de outubro de 2018 às 23:53 | Atualizado há 7 anos

O governador eleito, Ronaldo Caiado, afirmou que sua equipe de transição será “100% técnica”. A informação foi reforçada na última segunda-feira durante reunião com os 18 depu­tados estaduais eleitos dentro sua coligação, realizado em Goiânia. “A equipe de transição terá duas ver­tentes: uma do sentido político de conversar com as pessoas; agora, o objetivo dessa equipe é ser 100% técnica. Você tem que compatibi­lizar a realidade fiscal do governo mais a reforma administrativa a ser feita. Espero fazer um governo que mostre austeridade cada vez maior no gasto público com resul­tado para o cidadão. Espero, até o começo da próxima semana, já ter esse assunto (equipe de transição) concluído”, revelou.

A reunião com os parlamenta­res, conforme Caiado, foi organizada para que ele pudesse agradecer todo o apoio recebido ao longo da cam­panha, determinante para a con­quista da eleição no primeiro turno. “O objetivo (da reunião) foi convi­dar todos aqueles que participaram conosco da nossa aliança partidá­ria, que foi fundamental para poder consolidar a minha candidatura. Ti­vemos um resultado extremamente favorável, o que dá a nós condições de ter governabilidade, de ter uma bancada capaz de aprovar (o plano de governo) na Assembleia Legisla­tiva e também organizar o Estado para podermos fazer as mudanças necessárias. Na Câmara dos Depu­tados, numa bancada de 17, fizemos oito deputados federais, o que nos dá uma força enorme também jun­to às decisões em Brasília. E, dos três senadores (da bancada de Goiás), ti­vemos a fala do senador Vanderlan também simpático a apoiar o nos­so projeto de governo. Como tal, te­remos uma bancada completa para defender o Estado de Goiás nas suas reivindicações”, ponderou.

PRESIDÊNCIA

Sobre a eleição à presidência da Assembleia, Caiado disse que vai ouvir e dar suporte à decisão dos de­putados estaduais. “Vou ouvir todos os deputados. O que vai prevalecer é o sentimento da Casa. Eles (deputa­dos) têm que ter uma total liberdade nessa decisão e com total harmonia junto com o Executivo para fazer­mos essa mudança a partir de 1º de janeiro. Neste momento, o meu foco principal é a transição de governo. É saber a realidade em que se en­contra o Estado de Goiás. Vejo com bons olhos os nomes dos 41 depu­tados estaduais; não tenho restri­ção a qualquer um deles”, explicou.

Eleito governador de Goiás no úl­timo dia 7, Ronaldo Caiado (DEM) tem se dedicado à estruturação de sua equipe de transição. O democra­ta disse que a equipe será formada por pessoas que “entendam da má­quina do governo”. Essas pessoas, as quais ele ainda não cita nomes, de­vem fortalecer a vertente técnica da equipe de transição. Segundo Caia­do, a formação da equipe se dará por meio de duas vertentes: uma políti­ca e outra técnica. Para essa segunda vertente, ele afirma que é necessá­rio que haja gente que compreen­da como funciona o governo, para que ele possa entender a realidade do Estado de Goiás. “São elas que trarão sugestões para uma reforma administrativa do Estado”, justifica.

O futuro governador afirmou ainda que a reforma administra­tiva será uma das primeiras me­didas tomadas em seu governo. No entanto, reforça que a priori­dade deste momento é organizar a equipe de transição.

Caiado disse que só começou a pensar nessa equipe depois do re­sultado das eleições e, por isso, ain­da não pode citar os nomes esco­lhidos. “Mas espero, até o começo da próxima semana, ter esse assun­to concluído”, informou. “Teremos um governo compatível com aqui­lo que estamos vendo como a rea­lidade fiscal do Estado”.

O democrata convocou 65 pes­soas para compor a transição de governo, com atuação em diversas áreas da administração. A expecta­tiva dos assessores do governador eleito é recolher todos os dados e informações necessários para sub­sidiar Caiado até 31 de dezembro, quando se encerra a atual gestão.

Em recado direto aos aliados que pensam em fazer pedidos para car­gos na administração, Caiadofoidire­to: “É a primeira vez que vou assumir um cargo no Executivo e estou total­mente aberto a ideias e sugestões, mas que sejam compatíveis com a realidade. Pensem menos no corpo­rativismo e mais no povo do Estado”

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias